Revitalização da Praça Dom Sebastião em andamento. Quase toda lajeada!

Revitalização da Praça Dom Sebastião - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Revitalização da Praça Dom Sebastião – Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Anunciada no final de março, a revitalização da Praça Dom Sebastião, junto ao Colégio Rosário e Avenida Independência, segue a todo vapor. Ótima notícia. Há muito tempo que reivindicávamos esta iniciativa da prefeitura. Mas, observando mais de perto, percebemos que grande parte do seu piso está sendo lajeado, com basalto, e não somente as calçadas tradicionais.

Com cartaz enfatizando o uso de pedras portuguesas, como pode se ver aqui, ainda não é possível ver a sua utilização. Somente o basalto, inclusive em áreas anteriormente gramadas.

Está ficando bem elegante, mas questiono o uso exagerado de basalto, não só nos caminhos da praça.

De qualquer forma, só temos a festejar a sua reurbanização, tão aguardada.

Vejam as fotos:

Todas as fotos tiradas em 05/05/2014, por Gilberto Simon.



Categorias:Parques da Cidade

Tags:,

9 respostas

  1. Gilberto, só pra dar uma nova resenha da obra, passei por ali na sexta-feira e aparentemente a calçada da Sarmento Leite e a da José Otão já estão prontas.

    A da Rua da Praça, rua do cachorro do R está em obras, a da Independência não começou.

    A praça por dentro ainda estão nivelando o solo, não começou a colocação de bancos ou caminhos.

    Curtir

  2. Também achei um pouco exagerado o uso do basalto, faltou pedras portuguesas, acho que não combinou muito com o monumento central da praça, como vemos nas imagens.

    Curtir

  3. Ta ficando show.

    Gosto de praças assim, sem muita terra e gramado, principalmente praças nesse estilo, sem espaço para esportes e bla bla bla, em áreas mais centrais e não muito grandes,

    Como falaram, chama mais pra atravessar a praça, fica mais convidativa, só espero que podem os galhos das arvores e tenha uma boa iluminação.

    Curtir

  4. A praça na frente do fase também merece fotos, também está bonita. Se tem algo que a administração começou abacertar é com as reformas de praças.

    Curtir

    • Na frente do fase ? Onde é isso ?

      Curtir

      • Acho que ele quis dizer na frente do Pão dos Pobres ou, olhando pelo outro lado, na frente do Tribunal de Justiça. Ficou ótima mesmo essa praça, usaram basalto na quantidade certa ao meu ver, e inseriram gramado novo. Inclusive tem uma parte com pedras personalizadas para crianças brincarem de “amarelinha” com informações interessantes. Está bem acima da média do padrão “porto alegre” de acabamento.

        A praça acaba sendo muito mais usada, já que agora está muito agradável, fora que se foi o barral que ali existia…

        Curtir

      • Na frente do DAER e da Pão dos Pobres… o nome é “Praça Isabel a Católica”

        Curtir

  5. Calçadas mais largas são bem vindas, só espero que não acabem com as áreas de gramado na praça, elas são importantes pra ajuda a escoa a água da chuva e refresca a cidade.

    Curtir

  6. Eu gostei… Deixou de existir uma separação entre o que é calçada e o que é praça. Essas áreas amplas para o pedestre sempre são convidativas.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: