Algumas fotos das torres do BarraShoppingSul

Fotos tiradas no dia 27 de abril.

Autor: Gilberto Simon



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Prédios

Tags:, , ,

31 respostas

  1. ^^
    ^^

    VOP, de uma olhada no complexo de Torres do WTC de Montevideo…..repare no acabamento.

    • Gerson, até mencionei esse complexo no primeiro comentário aqui. Acho a torre mais alta um bloco de vidro no sentido mais literal possível… As gêmeas são pesadas demais, de uma geometria estranha, considero bem inferiores às do Barra ou do Trend. Só acho que eles ganham em altura (a torre maior deve ter uns 130 m), as alturas variadas dos prédios (o fato das torres do Trend e do Barra terem todas a mesma altura tira um pouco do “efeito” de skyline) e, como tu disse, o acabamento (vidros mais translúcidos e de maior qualidade, aparentemente). Enfim, no geral, prefiro as nossas.

  2. Vocês lembram do favelão que existia antes no lugar onde fica hoje o Barra Shopping e esses prédios? Empreendimento que mudou totalmente a cara da região, pra melhor. Alguns moradores da vila ali do lado hoje trabalham no shopping.

    E ainda tem eco-chato e esquerdista caviar que é contra o desenvolvimento. Cadê a turma que votou contra o projeto do Pontal do Estaleiro? Estão satisfeitos com o abandono, sujeira e a falta de segurança que ainda impera por lá?

  3. Gosto de predios altos e envidracados….mas esses predios sao pseudo-modernos….jogaram um pele de vidro bem “basica” e acham que e’ o supra sumo da arquitetura contemporanea.
    No contexto de POA ate que esta “bom”, mas se fomos comparar com as torres que estao surgindo em Montevideo, Santiago e etc(sem precisar comparar com Europa/USA etc-seria covardia), entao estamos comendo poeira.

    • O único prédio moderno, alto e bonito que eu invejo de Montevideo é a Torre das Telecomunicações, então não acho que estamos comendo poeira. No quesito quantidade, quem está comendo poeira são eles. Já Santiago, sim, é vergonhosa a comparação.

  4. Sem criatividade nenhuma. Fachada de vidro é mais fácil…..

  5. sério que vocês acham isso bom? falta muito repertório de boa arquitetura pra vocês.

    • Eu não me surpreendo. É como os pseudo-neoclássico de uns anos atrás, ou o pseudo enxaimel de Gramado… Mas bem, o ícone da cidade é o Gasômetro e o Iberê “é horrííííveeeeel” hehehehe.

  6. Nossa…nem parece Porto Alegre…..Estão ficando lindos

  7. Onde estão os ativistas moradores do cristal que foram contra os “espigões” do estaleiro? Não lembro de ter visto manifestação sobre esses prédios que “descaracterizam a região”. Pra quem conhecia a região desde a época da cai-cai, esta ficando muito bom… tá caindo de maduro o gremio tirar a escolinha dali e fazer um empreendimento comercial de lazer e ter uma renda a mais para o clube!!!

    • Eu moro no Cristal, e acho que boa parte de quem votou contra o estaleiro não era daqui. Eu fui lá e votei a favor.

      • Também moro no Cristal e sou a favor de qualquer construção que valorize a orla. Mas o que falta ali é acesso para pedestres, o pier “desativado” fica cheio de gente porque é praticamente a única coisa que tem pra curtir o rio.

      • Na verdade é a única coisa mesmo. Por que tem os clubes (Guaíba, veleiros e grêmio), uma matagal e um penhasco sujo na frente do Iberê.

    • Na verdade, a questão acerca do Estaleiro era se a área poderia abrigar empreendimentos comerciais, uma vez que quando foi comprada a área, esse tipo de ocupação não era permitida.

      O dono da área ainda pode construir prédios residenciais. O problema é que isso não gera tanta receita quanto prédio comercial.

      • Se isso é verdade, é bem ridículo. Porque o que mais movimentaria a região e incentivaria o desenvolvimento maior da orla é se fosse uma área para o desenvolvimento de comércio. Comércio atrairia pessoas, que exigiriam mais estrutura no resto da orla. Uma zona totalmente residencial ali seria a mesma coisa que nada, exceto pelo eye candy ao passar de carro. É o mesmo que eu sinto pelos prédios comerciais do cais mauá, exceto que naquele projeto existe uma grande porção sendo reservada pra comércio (armazens e shopping).

        Tendo isso em mente, é evidente que os arquitetos daqui não estudam urbanismo – ou estudam fontes modernistas – e não entendem a necessidade de zonas de uso misto e a extinção de zoneamento segregatório.

      • Pessoal, o que acontece é o contrário! Pode empreendimento comercial e não residencial.

      • O propósito original era de uso misto.

      • Eu particularmente acho o uso misto melhor para meu bairro. Até onde lembro o que pode é comercial apenas, mas acho melhor misto pois daí a área tem vida o tempo todo, não só em horário comercial.

        Mas para variar os gauchinhos se preocuparam mais em votar contra alguém ganhar dinheiro do que em o que é melhor pro seu bairro.

  8. Muito bom se ver prédios envidraçados na cidade!

    • Na real isso que me incomoda nesses prédios… essa coisa de blocões quadrados de vidro não são o bom exemplo de arquitetura moderna. O Trend acho que fica mais perto, mas olha os prédios mais altos e modernos do Puerto Madero, por exemplo, para ver o que é arquitetura moderna. Ou da Sydney city.

      • Adoro essa negativação tosca: “não gostei e não tenho opinião a respeito”.

      • Eu concordo, aparentemente não existe criatividade arquitetônica por aqui, mesmo se tratando de arquitetura contemporânea, que tem muito envidraçado, os prédios do barra são o vale presente de livraria dos prédios: pelo que se opta na falta de opções.

    • Mais do mesmo em Porto Alegre, só pra variar. E ainda querem a liberação de arranha-céus, mesmo sabendo da pobreza (ou má vontade) da arquitetura guasca.

    • Tinham que ser multados isso sim, por fazer prédios que desde sua concepção vão sobrecarregar o sistema elétrico da cidade com um consumo desenfreado de energia elétrica. Tudo isso para “ser moderno”. Isso que essa modernidade já passou faz tempo

  9. Me pergunto se tanto reflexo nas janelas não confundirá os bandos de aves que pensarão estar voando perpendiculares, e não paralelas, à água do Guaíba… (sarcasmo bovino de resistência)

  10. Quem diria, a parte mais moderna da orla vai ser na zona sul.

    Show

  11. Acho estes prédios com uma cara mais “genérica” do que os do Trend, por exemplo. Mas não chegam a ser feios. Estou curioso é sobre os outros prédios, do lado do shopping.

  12. Com uma orla decente pode virar a Buceo porto-alegrense (com prédios mais bonitos e potencial de ser ainda melhor que a “prima” uruguaia): http://2.bp.blogspot.com/-1r3OQjmedQ4/UU0S7Ng4sGI/AAAAAAAAAxc/-ezRkOsIqlM/s1600/8579165592_a9f3610510_b.jpg

Faça seu comentário aqui: