Motorista faz vídeo para mostrar que a culpa do congestionamento não foi dos 30 segundos para pedestres

Um motorista preso no congestionamento da última terça-feira, quando a EPTC testava os novos tempos dos semáforos, fez um vídeo para mostrar que a culpa de boa parte do congestionamento que aconteceu nesse dia é da má educação e egoísmo dos motoristas, que trancavam os cruzamentos irresponsavelmente.

O trânsito é feito por todos e depende da colaboração de todos para fluir.

.

.

Fonte: Mobicidade

_______________________

Vale a pena ler esta matéria no Jornal ZH, sugerida pelo leitor Felipe X:

EPTC recebeu apenas 15 reclamações sobre tempo de sinaleiras para pedestres em 2014



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , , ,

27 respostas

  1. É uma total falta de respeito com o próprio transito, pois, a paciência deve ser uma das virtudes mais cativadas em um transito urbano.

  2. Fácil perceber que o verde fica pouco mais de 20 segundos para os carros, enquanto que o tempo de vermelho supera 1 minuto. Assim como é fácil suspeitar que houve boicote!!

  3. O motorista olha e vê que não pode seguir adiante porque a rua esta congestionada mas mesmo assim ele avança, tranca o cruzamento, porque não pode perder o sinal verde. A cultura da VANTAGEM continua os outros que se lixem…
    Todos sabem como agir no Transito, isto se aprende na Auto Escola, mas uma parte não segue os preceitos, NA VERDADE UMA MINORIA e esta minoria é quem complica o trânsito, tranca os cruzamento, para em fila dupla, não respeita a faixa de pedestres, aproveita o restinho do amarelo e fura o sinal vermelho……para estes uma boa multa…..
    TODOS SABEM O QUE DEVEM FAZER AO DIRIGIR UM AUTOMÓVEL…..

    • Juliana, eu não seria tão otimista assim. Acho que não é uma minoria que desrespeita. É a maioria. Quantas vezes eu fiquei parado no sinal verde, como o rapaz do vídeo fez para não trancar o cruzamento, e fui insultado por dezenas de outros motoristas!!!

    • É uma maioria que desrespeita a legislação: trancar cruzamanto, furar sinal, dirigir com celular na mão, uso de película escura, parar em cima da faixa, não respeitar a faixa. É só ficar em qualquer faixa de segurança e ver qual é o carro que parar pra ti. Eu te digo que o número de motoristas que vai te desrespeitar vai se aproximar de 100%.

  4. Culpa total da inoperância da EPTC, que não multa os FDPs que trancam os cruzamentos. Falta de punição gera impunidade e abusos.

  5. Esse vídeo só prova que o Mobicidade é um think tank de esquerda. E eu não vejo absolutamente nada positivo na palavra “esquerda” aqui na america latina.

    É óbvio que motoristas iam trancar os cruzamentos. Não trancar o cruzamento não é fácil. O motorista não consegue ver o que acontece na frente do carro em frente. O método que normalmente usamos para não trancar os cruzamentos é lembrar-se que aquele cruzamento costuma trancar. Ou é factível que cruze um carro por vez? Não defendo a tese que motoristas não o fazem intencionalmente, mas vão fazer sem intenção também se ocorrer um congestionamento maior que o normal.

    Agora, é assim que vamos agir nessa cidade, criando conflito e briga entre “pedestres” e “motoristas”? Pois é isso que esse vídeo consegue. Bem vindos à terra do grenal.

    • Concordo contigo. Postei o video para ter um contra-ponto.

    • Há um limiar. Se o transito já estava lento perigando trancar é culpa do motorista, e muitos fazem isto por gosto. Mas quando tranca de repente aí não tem o que fazer.

      Eu passei naquele cruzamento aquele dia e fiquei trancado bem no final do cruzamento por alguns segundos após o sinal fechar. Mas no fim não chegou a atrapalhar pq tinha um ônibus no meu lado trancando quase todo o cruzamento e eu estava na “sombra” dele.

      Concordo que o maior problema aquele dia foi a falta de sincronismo, que esta ainda pior do que usualmente é, mas ainda sim não concordo com os 30s por ser uma lei burra. Sou a favor de uma regulamentação que seja proporcional a distância.

    • Os conservadores tomando as conclusões precipitadas de sempre. Mas concordo que é mais fácil desqualificar o mensageiro do que trocar idéias.

      Primeiro por que quem filmou até onde sei não é da Mobicidade, ela só divulgou. Depois por que os 30 segundos é do Sgarbossa, não há consenso sobre esse tempo dentro da Mobicidade.

      E concordo com o Adriel, como já disse antes.

    • Não é intencional talvez, mas é por que não consegue pensar 10m para frente. Eu já tive situações em que parei num sinal verde para não trancar o trânsito e o cara de trás ficou buzinando feito louco.

      • O que mais me chamou a atenção neste video (não sei se tu vistes com som, quem gravou podia ao menos ter desligado o rádio) é a quantidade de pessoas buzinando mesmo. Nota que a fila da direita a galera vai passando e dá para ver uma hora que os carros estão “contornando” o motorista parado para tentar passar… toda vez que o sinal verde abre é uma chuva de buzinadas…

        Uma vez eu vi um adesivo, aliás, ao invés de descrever, uma imagem vale mais que mil palavras:

    • E me desculpa, mas enquanto não assumirmos que sim, na média somos péssimos motoristas, nada vai mudar. Vamos ficar sempre no “mimimi indústria da multa, a culpa é do xyz, tal coisa tem que mudar antes de eu mudar, etc”.

    • Adriano,

      Esse vídeo foi feito por um motorista, então seria conflito entre “motoristas” e “motoristas”. Um gre-gre ou nal-nal.

      Não é difícil não trancar um cruzamento eu nunca tranquei um. Eu acho sim que o motorista brasileiro é um péssimo motorista, com uma formação capenga e uma desconsideração total com os outros.

      • Eu nunca tranquei um cruzamento também, simplesmente por tentar dirigir ao máximo dentro da legislação. A formação não é tão ruim assim. O problema é a falta de respeito e o rei na barriga que alguns motoristas adquirem ao sair às ruas.

        Antes de mais nada, é preciso saber respeitar o próximo. Não importa se está em um ônibus, uma bike, a pé, de moto ou caminhão. Todos deveriam sair de casa utilizando-se do “máximo bom senso” e respeito. tem lugar para todos nas ruas, é só saber descobrir o que é respeito mútuo.

      • A formação não é das piores, o que falta e fazer com que os motoristas tenham de passar por um exame teórico e prático a cada 10 anos (as aulas acho bobagem, só disponibiliza umas vídeo aula que quem quer estuda).

    • “É óbvio que motoristas iam trancar os cruzamentos. Não trancar o cruzamento não é fácil. O motorista não consegue ver o que acontece na frente do carro em frente. O método que normalmente usamos para não trancar os cruzamentos é lembrar-se que aquele cruzamento costuma trancar. Ou é factível que cruze um carro por vez?”

      Sim, é factível que um carro cruze por vez. Você só passa de um lado do cruzamento pro outro quando você ver que há espaço pra você do outro lado. É uma regra básica. Se todos respeitassem essa regra, não iria ter tanto engarrafamento. A pessoa tem que ficar o menor tempo possível no cruzamento.

      O grande problema é que quando um ÔNIBUS desobedece essa regra, o único jeito de passar por ele é desobedecendo ela também. Tanto é que o cara do vídeo deve ter desligado porque ele percebeu que eventualmente ele mesmo teria que quebrar a regra.

      A propósito, concordo com o cara lá de cima que falou que era um problema de falta de sincronia das sinaleiras. É muito pouca pista pra tanto ônibus, e eles precisam de tempo para poder andar e liberar espaço para os próximos. Aquele cruzamento do vídeo em particular, já vi engarrafar daquele jeito muito antes da mudança dos 30 segundos.

  6. Em Londres, esses cruzamentos são pintados com faixas amarelas e neguinho que cai ali trancando o cruzamento recebe a multa pelo correio em uma semana com a fotinho de sua placa e horário da infração. Eu mesmo ganhei uma ou duas dessas, até ir me acostumando com a civilização. O ser humano se adapta rapidamente ao convívio no mundo civilizado. Os brasileiros deveriam experimentar.

    • Por aqui a EPTC nem sonha em fazer algo assim porque seria um tiro no pé em termos eleitorais (na cabeça deles).

      Mal sabem eles que as pessoas gostam de seguir regras, e que isso é uma das coisas que mais admiramos quando viajamos para alguns locais mais “civilizados”.

    • Tens toda razão Ricardo. Quando dirigi em Portugal por várias vezes me peguei desrespeitando a faixa de pedestre. Mas foi umas duas ou três vezes até me ligar!

      Daí quando tu volta pro Brasil, se adapta ao meio “não civilizado” de novo….

  7. A culpa é das sinaleiras que nunca foram sincronizadas, portanto da Prefeitura, que parece usou de má fé neste experimento. Se o motorista não trancasse o cruzamento e obedecesse rigorosamente o que fez o motorista do video, ficaria parado dois, ou tres tempos em cada sinal, o que daria na mesma, pois as ruas estavam cheias. A cada sinaleira à frente se ficaria de 3 a 4 minutos parado, e o cruzamento vazio.
    Não trancar o cruzamento só resolve se há fluidez à frente.
    Isto não quer dizer que trancar o cruzamento esta certo. São mal educados e oportunistas, tanto quanto aqueles que passam sinal vermelho, andam pelos corredores de onibus e depois entram na tua frente, assim como, aqueles que andam no acostamento para ultrapassar. São todos do time do “Gerson”, uns idiotas que ao receberem uma buzinada, ainda se acham no direito de te ofender.

    • Uma época eu era obrigado a trabalhar de carro todos dias, no Moinhos. Todo maldito dia um esperto trancava o cruzamento com a Padre Chagas, que está sempre parada, um saco!

      Quando o cara tem vantagem em me prejudicar eu posso não achar certo mas até entendo, mas faziam isso e ficavam parados. É burrice mesmo.

      • O pior é que é verdade, boa parte dos motoristas são extremamente burros. Aliando isso a já tradicional falta de educação da população, temos um dos motivos que levam o transito ao caos.

    • A Azenha no sentido centro bairro não tava fluindo por conta dos cruzamentos trancados, vi até um T5 se atravessando no meio e trancando o cruzamento, e isso tudo só acontece por omissão da EPTC, nesse dia não vi nenhum azulzinho controlando os motoristas de trancarem os cruzamentos, mas na hora de multa quem passa do tempo nas zonas de parquímetro eles são eficientes.

Faça seu comentário aqui: