Copa 2014: obra do Viaduto Pinheiro Borda está em fase final

Trecho estaiado terá 72 metros de comprimento por 32 metros de altura   Foto: Joel Vargas/PMPA

Trecho estaiado terá 72 metros de comprimento por 32 metros de altura   Foto: Joel Vargas/PMPA

As obras do Viaduto Pinheiro Borda, localizado próximo ao Estádio Beira-Rio, estão 95% executadas. Com extensão de 250 metros, o viaduto contará com duas pistas, tendo entrada pela rua Pinheiro Borda em direção à avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio (bairro-Centro). No trecho estaiado no formato da letra M, terá 72 metros de comprimento e 32 metros de altura. O custo total da obra é de R$ 26,6 milhões, com previsão de conclusão para o final de maio de 2014.

Atualmente, estão em fase final a pavimentação da pista com asfalto e a penúltima etapa do mastro do viaduto (estrutura em que serão ancorados os cabos de estaiamento em formato de M). Também foi executada a abertura das ruas A, B e C, que facilitará o acesso ao estádio. Além disso, a prefeitura já entregou à Fifa a área pública de 8 mil metros quadrados, localizada atrás do Ginásio Gigantinho. O local vem sendo utilizado pela federação para a colocação de caminhões e equipamentos de broadcasting, responsáveis pela transmissão das imagens de Porto Alegre para todo mundo.

imagem121992As áreas próximas às ruas B e C serão utilizadas como estacionamento, especialmente para pessoas com dificuldades de locomoção que forem acessar o estádio. A prefeitura vem retirando do local os entulhos decorrentes das obras do Viaduto Pinheiro Borda. O executivo municipal está finalizando a retirada do material de construção, e a pavimentação será concluída nos próximos dias.

Impasse – O problema que ainda permanece e dificulta o avanço da obra é a não remoção dos entulhos oriundos da reforma do estádio Beira-Rio, depositados pelo Sport Club Internacional nas áreas da prefeitura.

O município notificou o clube nos dias 12 de dezembro de 2013, 14 e 21 de janeiro de 2014, 10 de março, 1º e 14 de abril. O último comunicado foi enviado em 23 de abril, sem resultados e comprometendo o término da obra antes do início dos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. Sem resposta, o prefeito José Fortunati encaminhou ofício ao Comitê Organizador Local da Fifa destacando a urgência em resolver a situação junto ao Internacional.

A consequência da não implantação total da obra representa a perda de 900 vagas de estacionamento, de um total de 1,4 mil. Cabe destacar que, entre as 900 vagas perdidas, contabiliza-se a totalidade das 100 vagas que seriam destinadas a portadores de necessidades especiais.

Obra está 95% concluída   Foto: Joel Vargas/PMPA

Obra está 95% concluída   Foto: Joel Vargas/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Obras da Copa 2014, Viadutos e pontes estaiadas

Tags:, ,

15 respostas

  1. X na ponte de são paulo, M na de poa. Letras são uma inspiração pros engenheiros que fazem essas “obras de arte”? hahah

    Curtir

  2. Pinta de amarelo e abre um McDonald’s embaixo e tá feito o carreto.

    Curtir

  3. Tinham que colocar uma iluminação cênica…tipo a de SP

    Curtir

  4. Desproporcional ao tamanho do conjunto da obra.

    Curtir

  5. Não consigo acreditar que isso vai ficar pronto até o início da Copa.

    Curtir

  6. “M”? Que design horroroso!

    Curtir

  7. Viaduto estaiado = comic sans = Romero Britto = tomate seco

    Curtir

  8. Ta ficando show

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: