Copa 2014: Caminho do Gol reunirá serviços no trajeto ao estádio

620caminho_do_gol_novo1Na Copa do Mundo Fifa 2014, não serão apenas os atacantes que saberão os atalhos para chegar ao gol do adversário. A prefeitura preparou uma estrutura especial no Caminho do Gol, um trajeto de 3,5 quilômetros que parte do Mercado Público, no Centro Histórico da Capital, levando até o estádio Beira-Rio, palco de cinco jogos do Mundial. O Caminho do Gol vai percorrer toda a extensão da avenida Borges de Medeiros, sendo uma rota exclusiva para pedestres, com atrações e serviços.
O trajeto será dividido em três trechos e cinco estações principais: Mercado, Ponte de Pedra, Praça Izabel, Parque Marinha e Dom Pedro I. A iniciativa funcionará nos cinco dias de jogos em Porto Alegre (15, 18, 22, 25 e 30 de junho), tendo a via principal no sentido bairro/centro reservada ao fluxo de torcedores que se deslocarão até o Beira-Rio a pé. No sentido contrário, o transporte coletivo garantirá o retorno do público até o Centro. A prefeitura também disponibilizará transporte adequado para pessoas com necessidades especiais.

Ao longo do Caminho do Gol, o torcedor contará com serviços de lanches e refeições dos próprios comerciantes da localidade e também de ambulantes credenciados pela prefeitura. Durante o trajeto, apresentações culturais valorizarão os artistas de rua gaúchos, com shows musicais, teatros e números circenses. Com o objetivo de receber da melhor forma o turista estrangeiro, todos os países representados por suas seleções em Porto Alegre terão um posto consular, concentrados na Estação Praça Izabel.

Para segurança e comodidade de quem escolher o Caminho do Gol como rota em direção ao Beira-Rio, policiamento, atendimento em saúde e postos de informações turísticas estarão instalados ao longo dos mais de três quilômetros da área especial para pedestres.

Caminho do Gol

Datas: Nos cinco dias de jogos na Capital (15, 18, 22, 25 e 30 de junho).
Horários: Das 10h até duas horas após o término do jogo.

Principais atrações do TERRITÓRIO DA COPA – EXPERIÊNCIA PORTO ALEGRE

Caminho do Gol – Caminho preferencial de pedestres, parte do Centro Histórico pela avenida Borges de Medeiros, em direção ao estádio Beira-Rio, com 3,5 quilômetros de extensão. Nos cinco dias de jogos na Capital, terá atrações culturais, instalações consulares, alimentação e atendimentos em saúde, segurança e informações turísticas.

Acampamento Farroupilha Extraordinário – Voltado para a divulgação das tradições e do folclore gaúchos durante a Copa, reunirá 86 piquetes, além de feira de artesanato indígena, demonstrações campeiras, área de convivência com palco de espetáculos, praça de alimentação e oficinas. Será realizado de 12 de junho a 13 de julho.

Fifa Fan Fest – Às margens do Guaíba, o Anfiteatro Pôr do Sol receberá ampla infraestrutura de atrações e serviços com capacidade para receber até 20 mil pessoas. O público aproveitará shows locais e nacionais, com mais de 60 atrações. O espaço será acessível a portadores de deficiência. Haverá praça de alimentação e atendimento especial para turistas.

Centro Aberto de Mídia – Uma parceria da Prefeitura com os governos estadual e federal, irá proporcionar infraestrutura de trabalho para profissionais de imprensa não credenciados pela Fifa. O espaço terá banda larga e internet sem fio, estúdios de rádio e TV e televisores para transmissão dos jogos, além de banco de pautas e programação de coletivas. Será aberto de 10 de junho a 2 de julho.

Outras informações sobre programação e serviços de Porto Alegre duranta a Copa:

PoA App: aplicativo em três idiomas, apresenta guia local com informações geolocalizadas. Pode ser baixado na App Store e na Google Play.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014

Tags:,

20 respostas

  1. o mais nteressante do trajeto, o viaduto da Borges, ficou de fora? Moro perto e durante o mundial de atletismo do ano passado os turistas estrangeiros chegavam a parar os carros da avenida pra tirar foto do viaduto, mesmo estando pichado, fedido e tudo mais.

    Curtir

    • Como ficou de fora?? Ele passa exatamente embaixo do viaduto!!!!

      Curtir

      • Sim, mas está lá só por estar, não será protagonista. “O trajeto será dividido em(…) cinco estações principais: Mercado, Ponte de Pedra, Praça Izabel, Parque Marinha e Dom Pedro I”. Ou seja, esses lugares receberão maiores cuidados, possivelmente uma limpeza e preparo maior (a Praça já foi revitalizada, espero que pelo menos pintem a Ponte de Pedra. O Mercado também está precisando mas creio não dar mais tempo).

        Curtir

  2. E vão fazer isso sem fechar o trânsito nesse caminho? Pobres turistas terem que encarar nossa infra para pedestres e nossos motoristas que não respeitam faixa.

    Mas fechar o trânsito só com feriado.

    Curtir

  3. Achei legal essa programação. Podia ser melhor é claro, mas dentro daquilo que temos de estrutura, creio que está adequado.

    Curtir

  4. Vai ser legal, isso é, pra quem não trabalhar nesses dias e poder aproveitar. Eu me garanti com folga, se eu puder, vou dar uma olhada nisso aí!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: