Na Copa do Mundo Fifa 2014, não serão apenas os atacantes que saberão os atalhos para chegar ao gol do adversário. A prefeitura preparou uma estrutura especial no Caminho do Gol, um trajeto de 3,5 quilômetros que parte do Mercado Público, no Centro Histórico da Capital, levando até o estádio Beira-Rio, palco de cinco jogos do Mundial. O Caminho do Gol vai percorrer toda a extensão da avenida Borges de Medeiros, sendo uma rota exclusiva para pedestres, com atrações e serviços.
O trajeto será dividido em três trechos e cinco estações principais: Mercado, Ponte de Pedra, Praça Izabel, Parque Marinha e Dom Pedro I. A iniciativa funcionará nos cinco dias de jogos em Porto Alegre (15, 18, 22, 25 e 30 de junho), tendo a via principal no sentido bairro/centro reservada ao fluxo de torcedores que se deslocarão até o Beira-Rio a pé. No sentido contrário, o transporte coletivo garantirá o retorno do público até o Centro. A prefeitura também disponibilizará transporte adequado para pessoas com necessidades especiais.
Ao longo do Caminho do Gol, o torcedor contará com serviços de lanches e refeições dos próprios comerciantes da localidade e também de ambulantes credenciados pela prefeitura. Durante o trajeto, apresentações culturais valorizarão os artistas de rua gaúchos, com shows musicais, teatros e números circenses. Com o objetivo de receber da melhor forma o turista estrangeiro, todos os países representados por suas seleções em Porto Alegre terão um posto consular, concentrados na Estação Praça Izabel.
Para segurança e comodidade de quem escolher o Caminho do Gol como rota em direção ao Beira-Rio, policiamento, atendimento em saúde e postos de informações turísticas estarão instalados ao longo dos mais de três quilômetros da área especial para pedestres.
Caminho do Gol
Datas: Nos cinco dias de jogos na Capital (15, 18, 22, 25 e 30 de junho).
Horários: Das 10h até duas horas após o término do jogo.
Principais atrações do TERRITÓRIO DA COPA – EXPERIÊNCIA PORTO ALEGRE
Caminho do Gol – Caminho preferencial de pedestres, parte do Centro Histórico pela avenida Borges de Medeiros, em direção ao estádio Beira-Rio, com 3,5 quilômetros de extensão. Nos cinco dias de jogos na Capital, terá atrações culturais, instalações consulares, alimentação e atendimentos em saúde, segurança e informações turísticas.
Acampamento Farroupilha Extraordinário – Voltado para a divulgação das tradições e do folclore gaúchos durante a Copa, reunirá 86 piquetes, além de feira de artesanato indígena, demonstrações campeiras, área de convivência com palco de espetáculos, praça de alimentação e oficinas. Será realizado de 12 de junho a 13 de julho.
Fifa Fan Fest – Às margens do Guaíba, o Anfiteatro Pôr do Sol receberá ampla infraestrutura de atrações e serviços com capacidade para receber até 20 mil pessoas. O público aproveitará shows locais e nacionais, com mais de 60 atrações. O espaço será acessível a portadores de deficiência. Haverá praça de alimentação e atendimento especial para turistas.
Centro Aberto de Mídia – Uma parceria da Prefeitura com os governos estadual e federal, irá proporcionar infraestrutura de trabalho para profissionais de imprensa não credenciados pela Fifa. O espaço terá banda larga e internet sem fio, estúdios de rádio e TV e televisores para transmissão dos jogos, além de banco de pautas e programação de coletivas. Será aberto de 10 de junho a 2 de julho.
Outras informações sobre programação e serviços de Porto Alegre duranta a Copa:
PoA App: aplicativo em três idiomas, apresenta guia local com informações geolocalizadas. Pode ser baixado na App Store e na Google Play.
Categorias:COPA 2014
https://photos-1.dropbox.com/t/0/AAAMN2j2ZMTpxuTQsHsPwgdVV8HArLEjmYXkxo8mlb8PQg/12/75990415/jpeg/2048×1536/3/1400605200/0/2/996532_304094796400702_58549477_n.jpg/T5PeRJ-1ROi6IWF_VtV_KpHSrUcKs5GwcypREJ8PoIo prefeitura no meio?
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Não abriu aqui.
CurtirCurtir
o mais nteressante do trajeto, o viaduto da Borges, ficou de fora? Moro perto e durante o mundial de atletismo do ano passado os turistas estrangeiros chegavam a parar os carros da avenida pra tirar foto do viaduto, mesmo estando pichado, fedido e tudo mais.
CurtirCurtir
Como ficou de fora?? Ele passa exatamente embaixo do viaduto!!!!
CurtirCurtir
Sim, mas está lá só por estar, não será protagonista. “O trajeto será dividido em(…) cinco estações principais: Mercado, Ponte de Pedra, Praça Izabel, Parque Marinha e Dom Pedro I”. Ou seja, esses lugares receberão maiores cuidados, possivelmente uma limpeza e preparo maior (a Praça já foi revitalizada, espero que pelo menos pintem a Ponte de Pedra. O Mercado também está precisando mas creio não dar mais tempo).
CurtirCurtir
E vão fazer isso sem fechar o trânsito nesse caminho? Pobres turistas terem que encarar nossa infra para pedestres e nossos motoristas que não respeitam faixa.
Mas fechar o trânsito só com feriado.
CurtirCurtir
Tu não perde a chance de fazer uma crítica?
Eu li no texto “uma rota exclusiva para pedestres”, tenta ler novamente para ver se acha.
CurtirCurtir
ahahh e tu acha que isso significa que vão fechar o trânsito?
CurtirCurtir
A Borges de Medeiros ficará fechada no sentido do Mercado Público para o Beira-Rio em toda a extensão. Somente deste lado. Todas as vias que chegam deste lado da Borges também ficarão fechadas. A previsão é passarem 30 mil pessoas caminhando por este trajeto, em função do evento.
CurtirCurtir
Sobre perder chance, perco sim. Por exemplo, não critiquei a festa da Holando no Glênio Peres. Desculpa se tu gostou deste caminho aqui mas discordo.
CurtirCurtir
Tu nem sabe o que quer criticar… E ainda continua falando como se fosse o Senhor da Razão. As vezes calar a boca é a melhor solução.
CurtirCurtir
Onde saiu isso sobre o fechamento da Borges? Meus colegas todos dias falam das vias fechadas e nunca mencionaram isso, nem nada que eu li.
Santos, tu é que podia me dar mais informações (como fez o Gilberto) em vez de se fazer de machinho e dizer para os outros calarem a boca. Na internet é fácil né.
CurtirCurtir
Se quiser saber mais informações sobre o CAMINHO DO GOL, pode ligar pro 3289 4731 (SMIC) e falar comigo.
CurtirCurtir
Sim, na internet é bem mais fácil ficar fazendo críticas descabidas sobre tudo e todos. Não tenho mais informações sobre o fechamento da Borges nem sobre o tal Caminho da Copa. Por isso fico quieto. Acho que quem não tem mais informações também deveria ficar quieto e criticar depois.
CurtirCurtir
Feito, achei um artigo minimamente bem escrito. Bem, que bom que tomaram esse cuidado.
http://www.copa2014.rs.gov.br/conteudo/3919/corredor-cultural-integra-publico-da-copa-na-rota-do-beira-rio
CurtirCurtir
Lázaro, participo de ativismo na vida real também. Vão tu e o Santos piar em outro lugar.
CurtirCurtir
Gilberto, não entendi essa parte de ligar para ti para perguntar… só questionei pq não vi nada na mídia. Acho muito bizarro a poucas semanas da copa não ser bem divulgado o fechamento de uma avenida como a Borges! Considerando que não declararam feriado, cada vez faz menos sentido como se espera que cheguemos no trabalho. Eu mesmo trabalho colado à ela.
CurtirCurtir
Achei legal essa programação. Podia ser melhor é claro, mas dentro daquilo que temos de estrutura, creio que está adequado.
CurtirCurtir
Vai ser legal, isso é, pra quem não trabalhar nesses dias e poder aproveitar. Eu me garanti com folga, se eu puder, vou dar uma olhada nisso aí!
CurtirCurtir