Copa 2014: divulgadas alterações no trânsito nos dias de jogos

A prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), desenvolveu esquema especial de trânsito e transporte para o evento. As informações gerais foram apresentadas nesta sexta-feira, 23. Entre as mudanças, está o bloqueio total ou parcial de 10 vias. Assista o vídeo e saiba mais informações.

Com o objetivo de garantir a fluidez e a segurança na mobilidade nos dias de jogos da Copa Mundo em Porto Alegre (15, 18, 22, 25 e 30 de junho), a prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), desenvolveu esquema especial de trânsito e transporte para o evento. As informações gerais foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 23, pelo secretário Vanderlei Cappellari no Centro Integrado de Comando (CEIC) da Capital. Ao todo, serão mil funcionários da empresa envolvidos com o monitoramento, a organização e a divulgação de informações de mobilidade urbana para os turistas e a população. Deste grupo, 721 profissionais fizeram cursos de inglês ou espanhol oferecidos pela prefeitura. Acesse aqui o conteúdo completo da divulgação.

Durante a apresentação, Cappellari destacou que o Plano de Mobilidade é resultado de um planejamento de cerca de dois anos com foco especial para atuação nos dias de jogos da Copa. “Nosso trabalho foi estruturado para que a cidade funcione normalmente nesse período, garantindo máxima orientação aos moradores e visitantes. As mudanças na mobilidade serão executadas essencialmente nos cinco dias e na área do entorno do estádio e do Território da Copa, com atenção voltada também aos pontos de chegada na cidade”, explicou. (veja os mapas)
A principal alternativa de deslocamentos em dias de jogos será o transporte público. Serão disponibilizadas quatro linhas de ônibus especiais e uma linha seletiva. Além disso, mais de 30 linhas regulares de ônibus e dez de lotação atendem as proximidades do estádio. Os pontos de parada para o transporte público – ônibus, lotação e táxis – ficarão localizados ao longo das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros.
Para deslocamento a pé, a principal alternativa em dias de jogos será a avenida Borges de Medeiros, que terá a pista sentido centro-bairro bloqueada para veículos. O trajeto preferencial para pedestres, no projeto Caminho do Gol, contará com diversas atrações culturais e serviços para os torcedores. Outra alternativa é pedalar, utilizando o sistema BikePoa, de bicicletas compartilhadas, que possibilita deslocamento do Centro Histórico, Cidade Baixa ou Bom Fim até as proximidades do estádio Beira-Rio. São 39 estações e 390 bikes disponíveis aos usuários. Outras informações estão disponíveis pelo site http://www.mobilicidade.com.br/bikepoa.


Categorias:COPA 2014

Tags:,

3 respostas

  1. “Para quem não vai participar dos jogos, o principal trajeto para deslocamento do centro para a zona sul será a Terceira Perimetral”. Ótima alternativa, com infinitos desvios e obras inacabadas…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: