Copa 2014: linha seletiva de ônibus ligará aeroporto a hotéis

Carris fez modificações internas, como espaço reservado para bagagens  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Carris fez modificações internas, como espaço reservado para bagagens  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Ônibus com espaço reservado para bagagens, assentos acolchoados e com encosto para a cabeça, piso baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e capacidade para acomodar 25 pessoas sentadas. Essas são as principais características da linha especial da Carris S1 – Seletivo Aeroporto-Hotéis, criada com o objetivo de atender os visitantes a partir da Copa 2014.

O novo serviço foi anunciado na manhã desta sexta-feira, 23, na coletiva de apresentação do Plano de Mobilidade para o Mundial, desenvolvido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). “Queremos oferecer um serviço diferenciado ao turista que chega a Porto Alegre. É uma iniciativa inovadora, que permanecerá como um legado do Mundial para Porto Alegre”, define o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann.

Como vai funcionar – A linha circular vai dispor de seis ônibus, que tiveram a estrutura interior adaptada pela Carris. As partidas acontecerão desde as 6h da manhã até a meia-noite, a cada 30 minutos, do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O itinerário deverá cobrir os principais hotéis de Porto Alegre, percorrendo, em caráter experimental, um trajeto de cerca de 30 quilômetros, elaborado de acordo com pesquisa prévia realizada com turistas no próprio terminal do aeroporto.

Auxiliares de bordo capacitados em língua inglesa atuarão na linha para melhor orientar, atender os passageiros e realizar a cobrança da passagem. No ano passado, uma turma de colaboradores foi qualificada em cursos de inglês da Escola de Gestão Pública (EGP), preparatórios para a Copa. Para facilitar a identificação, os letreiros dianteiro e lateral do ônibus estão programados para alternar entre informações escritas em português e em inglês.

Com seis ônibus, itinerário terá cerca de 30 quilômetros até os principais hotéis  Foto: Divulgação/PMPA

Com seis ônibus, itinerário terá cerca de 30 quilômetros até os principais hotéis  Foto: Divulgação/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014

Tags:

14 respostas

  1. Se essa linha for permanente acho que vendo meu carro pois não vou mais precisar dele para ir ao trabalho.

    Curtir

  2. Aposto que vão comprar esses ônibus, usar por 5 anos (tempo normal de uso dos nossos coletivos) e depois disso nunca mais veremos esse modelo nas ruas.

    Curtir

  3. Pena que Porto Alegre nao tem hoteis em lugares bem legais. Poderia ter hoteis perto da orla, poderia ter na regiao do Ibere, poderia ter em volta do Gasometro e em volta do Harmonia, poderia ter mais em volta do Marinha…
    E, se Porto Alegre so quer ter hoteis em lugares pra dentro da cidade, poderia ter ainda mais hoteis nos Moinhos, poderia ter mais em volta do Parcao….

    Seria interessante ter uma concentraçao de hoteis todos na 24, entre a rua do Sheraton, ate a praça Mauricio Cardoso!

    Curtir

    • Donos de hotéis não são bobos. Eles fazem hoteis onde há demanda. E como a base do turismo aqui é empresarial, os hotéis estão nos lugares certos. E pertinho do La Barca.

      Curtir

    • E esses lugares que tu citou tem uma demanda incrível para imóveis residenciais e comerciais, hotéis seriam muito caros.

      Curtir

  4. Uns anos atras teve algo semelhante: uma lotaçao partia do aeroporto, e tinha espaço pra bagagens. Nao durou, vivia vazia.

    Curtir

  5. Hahahaha Ônibus pra turista ver! Por essa eu não imaginava. Aposto que vai chegar uma ordem “bem mandada” para o motorista deixar o ar quentinho ligado todo o tempo, andar na velocidade permitida, etc. hahahaha

    Curtir

  6. Quero ver como vão fazer a divulgação dessa linha, será que vai ser que nem as outras? A gente tem que descobrir que existe?

    Curtir

    • Como faltam motoristas na Carris, vão tirar de outra linhas – ONDE IRÁ FALTAR AINDA MAIS – para botar na linha criada . PADRÃO FIFA !

      Curtir

  7. É, serve mais a região da 24 de outubro, porque pro centro dá pra ir de trensurb facilmente.

    Curtir

  8. Melhor legado da Copa na minha opinião, super útil… um absurdo só resolverem fazer isso agora!
    É o mesmo ônibus que tem do aero de Guarulhos pro metrô Tatuapé, bem confortável.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: