Copa 2014: Mirante do Morro Santa Tereza ganha melhorias

Representantes de secretarias vistoriaram serviços na região  Foto: Nicollas Motta/Divulgação PMPA

Representantes de secretarias vistoriaram serviços na região  Foto: Nicollas Motta/Divulgação PMPA

Representantes de diversas secretarias do município vistoriaram, nesta sexta-feira, 23, o trabalho que vem sendo efetuado no Belvedere Deputado Ruy Ramos, localizado no mirante do Morro Santa Tereza, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. A visita foi realizada devido às melhorias para a Copa, nas proximidades do Estádio Beira-Rio.

A limpeza da vegetação e o recolhimento do lixo estão em fase de conclusão pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). De acordo com o diretor-geral do DMLU, André Carús, a medida proporcionou melhor visibilidade de quem circula pela região ao Guaíba, consolidando o local como opção turística e de lazer.

Confira os serviços que vêm sendo executados pelos órgãos municipais, a fim de revitalizar o espaço:

  • Obras e Viação: troca do basalto e passeio danificados; conserto dos ladrilhos e pintura dos gradis junto ao Belvedere; recuperação da escadaria; revisão da iluminação no local.
  • Limpeza Urbana: combate a três focos de lixo crônicos na região, implantação e substituição de lixeiras vandalizadas; roçada e limpeza do belvedere e entorno.
  • Meio Ambiente: recuperação e pintura dos equipamentos na Praça do belvedere (bancos e brinquedos), além da remoção de galhos e troncos de árvores.
  • Turismo: concluídas as melhorias, deverá instalar espaço da Prefeitura de Porto Alegre durante a realização da Copa do Mundo, para receber turistas e comunidade em geral. Brigada Militar e Guarda Municipal farão a segurança no local, diariamente, das 7h às 22h.

Além de André Carús, compareceram na ação Luiz Fernando Moraes, secretário municipal de Turismo; João Pancinha, secretário-adjunto da Smov; Francisco Mellos, diretor-adjunto do DEP; Léo Bulling, supervisor de Praças, Parques e Jardins da Smam; João Hélbio Carpes Antunes, secretário-adjunto de Segurança; e Carlos Pires, diretor de Trânsito da EPTC, com suas respectivas equipes, além de Darci dos Santos, que preside a Associação de Moradores da Vila Gaúcha, e representantes da Guarda Municipal e Brigada Militar. Também estavam presentes Hermínio Lima, do CAR Cruzeiro, e Fernando Mello, representando a Secretaria Municipal de Governança Local.

No dia 7 de junho, serão entregues oficialmente as melhorias no belvedere e celebrado o pacto “Eu curto. Eu cuido.” com lideranças e moradores da comunidade.

Prefeitura de Porto Alegre

_______________________

Se lembraram do Mirante do Morro Santa Teresa a faltando 20 dias pra Copa, e vão aplicar uma maquiagem. Lamentável isso !!!   Há mais de 2 anos atrás procurei o secretário da Secopa, João Bosco Vaz e levei fotos pra ele ver como estava o Mirante.  Ele ligou na hora para o secretário da Smam pra tomar uma medida e acabaram fazendo um projetinho pra remodelar o Mirante. Nem o projetinho saiu. Agora vem essa maquiagem de troca de ladrilhos e pintura do gradil. Não sei se choro ou dou barrigadas de tanto rir.

Lembram como estava, né ? Essas fotos são de fevereiro de 2011. Essas fotos que levei pro Bosco ver. Ele ficou apavorado. E nada fez. 

mirante3

mirante2

mirante1



Categorias:Abandono, Belvedere do Santa Teresa, COPA 2014, Morro Santa Teresa, TURISMO

Tags:, , , ,

27 respostas

  1. É realmente lamentável o total abandono do mirante Santa Tereza e os seus responsáveis cuja gestão de forma amadora não valorizam um dos pontos de atrativos turísticos da capital. Deveria ser um exemplo de limpeza com sanitários e posto policial 24 Horas por dia no mirante. A prefeitura é responsável pelo total descaso do mirante. Nota Zero.

    Curtir

  2. Parece o mirante Cerro Santa Lucia no Chile. Uma várzea.
    Deve ter cheiro de mijo.

    A diferença é que lá ainda dá pra frequentar com segurança.

    Curtir

  3. Lembrei da tal revitalização do Dilúvio, vi esses dias um arroio revitalizado em Seul que cairia como uma luva para a Ipiranga, pena que não veremos nada desse tipo tão cedo em Porto Alegre, mas poderia ser tipo uma “fase 2” da revitalização da Orla.

    http://backpackerlee.wordpress.com/2014/02/24/walking-the-cheonggyecheon/

    Mas se o projeto de revitalização do Sta Teresa que era relativamente bem simples não saiu, imaginem então cerca de 15 um de Dilúvio revitalizado.

    Curtir

  4. Privatizem logo essa naba, talvez a iniciativa privada consiga fazer alguma coisa decente.

    Curtir

    • Boa!
      Talvez, porque quando não é a incompetência do boneco de Olinda, é a velharia retrógrada protestando.

      Curtir

    • Privatizar um mirante? hehe

      Acho que não tem solução sem uma reurbanização total do entorno.

      Curtir

      • Privatiza o morro todo haha

        Ok, nem eu gostaria que isso acontecesse.
        Provavelmente teríamos uma coisa decente, mas tendo que pagar entrada.

        Curtir

  5. Como falaram acima, estamos no lucro, a essa altura do campeonato já achávamos que nada ia acontecer…

    O Mirante pelo jeito até vai estar “arrumado”, “pintado”, “novinho”…. Mas o redor, aquelas calçadas…

    Isso da Guarda Municipal já deveria ter sido feito há muito tempo! Deveria ter sempre uma viatura com homens ali.

    E Gilberto, nada do projeto de restauração?

    Curtir

  6. O município mais uma vez se mostra ”refém” do vandalismo.

    Curtir

  7. Seja o que for é melhor que nada….

    Curtir

    • Que triste! As pessoas desta capital se acostumaram com isso, porcarias que são feitas para melhorar o péssimo, então fica um pouco menos péssimo e as pessoas se satisfazem com este nada, mas calma lá, para fazer este nada, esta nojeira, dinheiro é gasto! Os caras “autoridadezinhas” da primeira foto são uns sem-vergonhas, no sentido de não terem vergonha mesmo de apresentar esta nhaca sofrível para a população, um lugar que só e a bem da verdade deveria estar estruturado, ser esteticamente agradável e encantador, para recepcionar as pessoas que desejam apreciar a vista panorâmica de tal ponto de fato realmente bonita. Infelizmente os visitantes que forem lá e se depararem com a estrutura deste belvedere com certeza se decepcionarão e levarão uma péssima impressão da cidade. Porto Alegre precisa mudar!

      Curtir

      • Exatamente, Maurício. Na verdade estão fazendo nada mais que a obrigação (manutenção do que existe) e chamam isto de “melhoria”. Fazer algo que realmente melhore o local, não fizeram (talvez a exceção seja instalar a BM lá, desde que não seja apenas no período da copa).

        Algo que poderia ser realmente explorado, sendo embelezado para o turismo (local, regional, nacional e internacional), está lá quase às moscas. E vão uma dezena de homens públicos lá para “inaugurar” capina e roçada.

        Curtir

  8. Melhorias: capina, roçar mato, retirada de lixo, pintura, substituição de ladrilhos. Não seriam mais medíocres nem se fizessem cursinho.

    Uma coisa que não me ficou muito clara: “Brigada Militar e Guarda Municipal farão a segurança no local, diariamente, das 7h às 22h”. >> Mas só durante a copa, ou será “para sempre”?

    Curtir

    • Pois é, fiquei com essa dúvida tbm. Se for “pra sempre”, isso é mais significativo que a pseudo-reforma, afinal, pelo menos haverá um lugar “seguro” pra vermos a cidade. Vou aproveitar pra ir durante a copa. Vai que a guarda vai embora depois…

      Curtir

  9. A prefeitura não botou nenhuma foto representativa da melhoria, medo da reação à mediocridade? Mas admito que nem isso esperava, então, de certa forma foi “lucro”.

    Curtir

  10. A cara de Porto Alegre.
    #ProntoFalei

    Curtir

    • Exato. Perfeita manifestação. Porto Alegre ainda faz questão de demonstrar que realmente vive do improviso, nem os pontos turísticos pra disfarçar….e o pior, os políticos ainda aparecem na foto como se tivessem feito algo visitável…e o pior ainda, eles serão reeleitos.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: