Redenção ganha novos canteiros ajardinados

Objetivo é complementar a vegetação do parque com plantas ornamentais  Foto: Sergio Louruz/Divulgação PMPA

Objetivo é complementar a vegetação do parque com plantas ornamentais  Foto: Sergio Louruz/Divulgação PMPA

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) iniciou ajardinamento em algumas áreas do Parque Farroupilha (Redenção), localizadas sob conjuntos de árvores em que as raizes se projetam acima do solo. O objetivo é complementar a vegetação do parque com plantas ornamentais, criando recantos, além de proteger as árvores e diminiuir riscos de queda aos usuários da Redenção nestes pontos.

Os trabalhos se iniciaram nos conjuntos próximos ao Pedalinho e ao Espelho d’Água e serão estendidos a pontos próximos ao Mercado do Bom Fim, José Bonifácio e Monumento ao Expedicionário.

Foram plantadas espécies de diversos gêneros  Foto: Sergio Louruz/Divulgação PMPA

Foram plantadas espécies de diversos gêneros  Foto: Sergio Louruz/Divulgação PMPA

Foram plantadas espécies de diversos gêneros, como pilea, tajetes e neomarica, que irão complementar a vegetação rasteira do parque. De acordo com o administrador da Redenção, engenheiro agrônomo Celso Copstein Waldemar, uma das características do parque é a predominância de vegetação alta. “Com estes recantos, criamos novos espaços para serem apreciados, deixamos o parque mais colorido e ampliamos os locais vegetados”, diz.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

19 respostas

  1. Como tem gente descontente neste Blog. Será que cuidam do canteiro e da árvore em frente suas casa.?…

    Curtir

  2. sinceramente não acho o parque da redenção mal cuidado. ele é projetado prá ter passeios de saibro rosa, é projetado para arborização densa exceto no grande eixo principal. acho que não cabe ajardinamento no parque da redenção, a não ser nos seus recantos, por exemplo, o recanto europeu e o roseiral. ali sim, caberia jardins floridos.diferentemente do parcão, que é outra proposta e está sempre muito bem cuidado e ajardinado.
    se me permite fugir do tema, o lugar de porto alegre que mais pede um jardim florido, na minha opinião é o largo edgar koetz em frente a rodoviária e na subida do tunel da conceição. ali prá mim, caberia um cercamento de qualidade, um sistema de irrigação, e um jardim florido a exemplo do que foi no inicio dos anos 1990 quando esteve no seu auge.

    Curtir

  3. a maria sem vergonha precisa de rega. ela não se adapta fácil em terreno seco. se não for regada todo dia, começa a desgalhar e crescer de modo desunifome, perdendo a forma e aos poucos vai morrendo…
    acho que pela primeira vez tenho que louvar a iniciativa da smam. as plantas que estão sendo usadas são resistentes e prá colocar debaixo de árvores dificilmente haverá opção melhor do que estas. outra coisa, prá uma cidade que não planta nada, plantar essas espécies já é um grande ganho a exemplo do parcão, ali naquela região próxima a sinaleira da mostardeiro. foram feitos canteiros com essas mesmas espécies há algum tempo e me parece que vingou bem.

    Curtir

  4. Olha, eu acho que o jardim da DMAE é um bom lugar para um jardim mais “conto de fadas”. A Redenção eu acho que é outra proposta

    Curtir

  5. Agora só falta as calçadas que parecem que foram bombardeadas no centro de Porto Alegre.

    Curtir

  6. Só o Photoshop pra fazer o Brazil ficar menos varzeano e miserável.

    Curtir

  7. E’ aquela coisa…na terra com cara de “Afeganistao” qualquer “Albania” e’ uma maravilha.

    PS: Acheio podre. Cara de quintal de vilarejo.

    Curtir

  8. Que ajardinamento porco, meu deus. Parece mata nativa.

    Curtir

  9. Antes tapeado do que largado. O que fazer?

    Curtir

  10. Eu ate que gostei das estacas.
    Acho que esse tipo de coisa cai bem num parque como a redenção.

    Ao contrario da idéia da ciclovia de madeira na Ipiranga.

    Curtir

  11. É uma boa “tapeada”, mas a manutenção e o paisagismo da Redenção (e de outros parques e praças) deveriam ser feitos para a população de Porto Alegre SEMPRE e não por causa da copa. Tenho quase certeza que os parques serão esquecidos depois do evento.

    Curtir

    • É bem a cara de Porto Alegre, uma tapeada em cima da hora feita de qualquer jeito.
      Tanto tempo para se preparar para a Copa e nosso principal parque não recebeu a atenção que deveria. Se nem para o maior evento esportivo do Mundo foi dado prioridade imagina no dia a dia?
      Muitos vão dizer que melhor isso do que nada. Chega!! Estou cansada desse conformismo.

      Curtir

  12. é um bom começo

    Curtir

  13. É uma melhoria sem dúvida, ao menos passa a ideia que tem alguém cuidando.

    Concordo com o Bumbel sobre essa flor, não precisa manutenção e daria colorido, quem sabe na próxima passada?

    Só uma coisa, aquelas estacas e cordas são temporárias né?

    Curtir

    • Eu até achei simpáticas as estacas e cordas, ajudam a delimitar o espaço do povo mal educado. Tomara que essa maquiagem continue sendo feita e mais, que coloquem uma areia naqueles buracos que viram poças qdo chove e arrumem as calçadas da parte central.

      Curtir

      • Não tenho nada contra a ideia de ter estacas, até acho bom ter pelos motivos que tu falou… Só achei elas meio feias. Na direita, embaixo, não tá marrado no tronco da árvore? Vão cair logo.

        Curtir

  14. Já peço desculpas! 🙂 Não quero ser o chato reclamão, mas passo ali todo dia; essas folhagens são dos anos 70 e não se destacam do verde. Queria canteiros floridos… A maria-sem-vergonha é uma flor nossa muito popular que (foto abaixo) seria perfeita para esses lugares sombrios.
    .

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: