Porto Alegre será monitorada por 2,1 mil câmeras na Copa

Centro Integrado de Comando e Controle foi inaugurado oficialmente nesta segunda

Foto: Caroline Bicocchi. Governo do Estado do RS

Foto: Caroline Bicocchi. Governo do Estado do RS

Durante a Copa do Mundo, Porto Alegre será monitorada 24 horas por dia por 2,1 mil câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), inaugurado oficialmente nesta segunda-feira. As imagens, em tempo real, serão visualizadas em 56 telões que juntos ocupam um espaço de 14×4 metros dentro da sala operacional especialmente construída junto à sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na rua Voluntários da Pátria, no Centro da Capital.

Atualmente, 101 câmeras funcionam na principal sala operacional do CICC. Segundo o diretor do Departamento do Centro Integrado de Comando e Controle, coronel Antônio Scussel, na próxima segunda, com a chegada da seleção do Equador, a expectativa é de que o sistema esteja operando em sua totalidade. O atendimento, em cada turno, poderá contar com até 31 policiais.

Segundo o coordenador do CICC, delegado Sérgio Henrique Silva, o complexo vai centralizar a gestão e as principais decisões da segurança pública, inclusive após a Copa. Cada cidade-sede vai contar com um centro semelhante, tendo a rede interligada a uma central no Rio de Janeiro e outra em Brasília.

Questionado sobre a promessa de manifestações e o receio com a segurança dos quase 200 mil visitantes que virão a Porto Alegre, o governador Tarso Genro assegurou que todos terão liberdade para protestar. No entanto, ele afirmou que haverá segurança para o público que assistirá aos jogos.

Atuarão no CICC durante a Copa:

1. Instituto Geral de Perícias (IGP)
2. Brigada Militar (BM)
3. Polícia Civil
4. Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)
5. Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
6. Defesa Civil – Casa Militar
7. Polícia Rodoviária Federal (PRF)
8. Polícia Federal (PF)
9. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
10. Secretaria de Esporte e Lazer
11. Comando da 6ª Divisão de Exército – Centro de Coordenação de Defesa de Área/ Coordenador de Defesa de Área – Sede Porto Alegre

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014

Tags:, , ,

8 respostas

  1. Quero ver isso ser mantido depois da copa…

    Curtir

  2. Ao menos algo de bom que essa copa vai deixar.

    Curtir

  3. E o CEIC(prefeitura)? Podiam ter feito um só…

    Curtir

  4. Legal! Mais não adianta apenas transformar a cidade num Big Brother de câmeras e pronto, isso se tornar uma coisa isolada.

    Do jeito que está já ajuda no esclarecimento de alguns crimes, mais seria melhor que pudesse ajudar a evitar-los. Para isso a medida tem que ser acompanhada de várias outras na área de segurança pública.

    Curtir

    • Por isso que eu temia por essa Copa ,só serviria de desculpa para o aumento do monitoramento do ”Gado”,adeus liberdade!

      Curtir

      • Eu me sinto com mais liberdade em uma cidade toda monitorada, mas sem assalto do que em uma cidade com assaltos.

        Curtir

  5. Apenas 1 perguntas…
    1. Em quanto tempo alguma autoridade chegará ao local no caso de algum crime?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: