Usuários chegam a desembolsar quase o dobro do valor pelas corridas
Parte dos passageiros que chega a Porto Alegre está sendo prejudicada no balcão da Cooperativa de Táxis do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre (Cootaero). Em vários casos foi comprovado que usuários chegam a desembolsar quase o dobro do valor pelas corridas pagas antecipadamente com uso de cartões de débito ou crédito. As tabelas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que estabelecem os valores praticáveis, são frequentemente ignoradas no balcão da Cootaero. Os cerca de 260,4 mil turistas que visitarem Porto Alegre durante a Copa do Mundo poderão ser vítimas. A Cootaero atribui os “possíveis enganos” aos atendentes “inexperientes”.
Os valores abusivos foram verificados em quatro corridas pagas com cartão, entre os dias 22 e 27 de maio. O Salgado Filho é um dos dois lugares da cidade – o outro é a rodoviária – onde é possível pagar a corrida com antecedência. Uma tabela formatada pela EPTC estipula os valores aproximados para diversos pontos da Capital. No entanto, a lista de preços está sendo desprezada no momento da cobrança no aeroporto.
O trajeto até o Hotel Sheraton, distante 7,8 quilômetros do terminal aeroportuário, deveria custar, na bandeira 1, cerca de R$ 24. No entanto, em 26 de maio custou R$ 35 – 45,8% acima do estabelecido. O mesmo ocorreu na corrida até o Hotel Intercity Premium, na avenida Borges de Medeiros: a tabela manda cobrar R$ 35, mas o usuário pagou R$ 50. Até o estádio Beira-Rio, custou R$ 60, quando deveria ser R$ 34,80.
A irregularidade surpreendeu o presidente do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi), Luiz Nozari. “Se isto é verdade, considero profundamente entristecedor, porque os taxistas do aeroporto sempre foram vistos como a elite do táxi em Porto Alegre”, diz Nozari, ao estranhar que os órgãos fiscalizadores não tenham coibido a prática.
O presidente da Cootaero, Ronei Caetano Montiel, diz que a cooperativa vem cumprindo com os valores do zoneamento feito pela EPTC e que “enganos” podem ter ocorrido pela inexperiência dos atendentes. “Já aconteceu de termos que devolver os valores”, afirma. Já o supervisor do ponto, Jorge Ouriques, ressalta que a orientação é cobrar um valor justo e não lesar o cliente. “Estamos tentando aprimorar o atendimento para anular a possibilidade de erro”, frisa, observando que, havendo bagagem, o custo pode ser maior.
Se for lesado, deve reclamar
O coordenador de Atendimento do Procon Porto Alegre, Roberval Barros, aconselha os passageiros que foram lesados a denunciarem o fato. “O táxi é um serviço público e estabelece uma relação de consumo. Aquele que se sentir enganado pode procurar o Procon”, sugere. O artigo 20 da Lei Geral dos Táxis diz que é direito dos passageiros serem “restituídos dos valores indevidamente pagos a mais pelo transporte e em desacordo com a legislação que fixa a tarifa do serviço, se assim comprovado tal fato”.
Para evitar abusos, o ideal, segundo Barros, seria haver uma divulgação das tabelas de tarifas para que o consumidor tenha ciência de quanto vai gastar dentro dos trajetos a percorrer. “O taxista ficaria inibido ao tentar cobrar um valor mais alto”, considera.
“A situação é completamente irregular”, atesta o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. As sanções preveem devolução integral do valor pago, multa, recolhimento do alvará e abertura de processo para cassação da concessão. “A tabela da EPTC é revisada periodicamente e tem que ser respeitada”, diz. Cappellari acrescenta que a lista de tarifas tem que estar visível no balcão para conferência do passageiro.
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a burguesia se queixando dos taxisistas.da
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Só não entendi como uma corrida ao Hotel Intercity na Borges custa mais cara do que uma corrida até o Beira-Rio, conforme consta na reportagem: (O mesmo ocorreu na corrida até o Hotel Intercity Premium, na avenida Borges de Medeiros: a tabela manda cobrar R$ 35, mas o usuário pagou R$ 50. Até o estádio Beira-Rio, custou R$ 60, quando deveria ser R$ 34,80.)
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Apenas para deixar mais clara a discussão. Até onde eu saiba os táxis do aeroporto não podem tomar passageiros fora do seu ponto, isto é, devem retornar ao seu ponto-aeroporto sem pegar novos passageiros, com isto o custo do retorno é cobrado. Esta situação não ocorre com os táxis normais, os quais podem tomar passageiros fora do seu ponto. Acredito que a tabela dos táxis normais não incluam o retorno, pois não consideram a impossibilidade e obrigação de retorno vazios ao ponto de origem. Outro fator a considerar são as dimensões e o tipo de carro a ser utilizado, maiores e mais caros do que os táxis comuns.
Não sou a favor de diferenças nos valores das tabelas e não acredito em táxis especiais, porém dever-se-ia considerar a existência de serviços de transfer com a opção de ônibus, Vans e carros, estes sim com preços diferenciados e sem identificação o que impediria a realização de “corridas dentro da cidade”.
É anacrônico nosso serviço de transporte de nosso aeroporto, para não dizer o próprio aeroporto.
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Esse cara que cobra o dobro, faz parte da corja que está deixando o país nesse estado. Como o ditato diz, o povo tem o lider que merece.. infelizmente.. nesse caso a maioria escolheu.
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Nao sao taxistas, é o funcionario no balcao que cobra quase o dobro do que vc pagaria no taxímetro, ao pagar antecipado. E o proprio funcionario que me atendeu no aeroporto me disse que é assim.
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Evito ao máximo pegar táxi em Porto Alegre porque sei que tenho grandes chances de sair prejudicado. Fora os que andam em velocidade absurda, freiam bruscamente, não respeitam o pedestre, furam sinaleiras, a lista é imensa. De madrugada piora exponencialmente – superei meu medo de assalto e ando a pé quando não é muito longe. O pior é que não dá pra dizer para os estrangeiros evitarem táxi porque as únicas outras alternativas, ônibus e lotações, são tão precários (principalmente quanto a informação de linhas) que são quase impraticáveis pra não-nativos.
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Não da pra generalizar. Tem muito taxista honesto, acho que a maioria.
Mas tem uns tantos com espírito carioca! Deviam cassar a licença.
Nem me importo de pagar 1 ou 2 reais a mais, mas me importo com o taxista achando que tá enganando, tirando pra bobo. Aí anoto o prefixo e denuncio mesmo, a EPTC adora receber essas denúncias.
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[off-topic] Vocês viram como ficou a nova rodoviária de Curitiba?
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