Nova licitação do transporte público sairá em seis meses

Prefeito confirmou que nenhum interessado apresentou proposta para a EPTC

Prefeito confirmou que nenhum interessado apresentou proposta para a EPTC  Crédito: André Ávila

Prefeito confirmou que nenhum interessado apresentou proposta para a EPTC
Crédito: André Ávila

O prefeito José Fortunati afirmou em coletiva na manhã desta terça-feira que uma nova licitação do transporte público demorará no mínimo seis meses. Apesar de uma medida cautelar suspender o processo, a sessão da comissão de Licitação do Transporte Público foi aberta para o recebimento dos envelopes para a apresentação das tarifas técnicas. De acordo com o prefeito, nenhum interessado apresentou proposta junto a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e todo o processo será refeito para que tenha legalidade.

A EPTC deverá agora aperfeiçoar a nova licitação, juntamente com o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE), para que a licitação seja feita de acordo com o interesse público, afirmou Fortunati.

Correio do Povo



Categorias:onibus

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33 respostas

  1. O que mais me deixa louco é que nenhum jornalista ou policial vai atrás da história. É óbvio que tem coisa por trás. No mínimo uma investigação com esse pessoal se faz justificada. Ninguém consegue sair do jornalismo de trânsito, futebolístico, criminal ou noveleiro nesta cidade. Ninguém investiga nada! Um conhecido meu da polícia ainda me fala que quando eles estão investigando algum esquema político, logo vem um telefonema e pára tudo. Feudo Alegre!

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  2. O erro foi deixar a coias rolar tanto tempo e as empresas do cartel ganharem tamanho poder a ponto de fazer a prefeitura de gato e sapato.

    As alternativas para o transporte de POA sair da mão dessa máfia hoje são apenas duas:

    1 – Estatizar todas as linhas e passar o comando para a Carris. Os efeitos todos já sabem, ineficiência e desvio de verba como rotina.

    2 – Desregulamentar o transporte público para que qualquer um oferte o serviço como bem entender. Parece que teve uma capital de um país aqui da América do Sul que fez isso por um tempo (acho que Lima).

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    • Não precisaria desregulamentar. Bastaria que qualquer um pudesse operar se o veículo atendesse a uma especificação básica (letreiros de led, pintura, vistorias anuais com a EPTC). Não é difícil mudar o modelo, e esse formato agradaria tanto aos liberais (pois privilegia o livre-mercado) quanto os socialistas (já que qualquer zé ninguém poderia, em tese, tirar um financiamento e ter sua empresa individual de transporte público).

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      • Desregulamentação completa realmente não seria uma boa, pois ocorreriam outros problemas como veículos sucateados, excesso de oferta para alguns locais e falta para outros e etc.. Os libertários extremistas apresentam soluções para isso, é interessante mas não condiz com minha visão mais conservadora.
        Acho que, como vocês disse, um sistema que fomente a concorrência mas com algumas normas para seu bom funcionamento seria ideal.

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    • Que eu saiba foi Santiago, e deu problema.

      Mas eu já acho que é por aí, como diz o Semiógrafo, tem que abrir para concorrência ampla. Esse modelo atual simplesmente não funciona.

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    • Falaram de desregulamentar os ônibus, pra ter concorrência. Isso já acontece na prática no Rio: “Outro fator apontado pelo motorista como um agravante à pressão que dirigir em uma cidade do porte do Rio de Janeiro causa por si só é a política de metas da empresa, que transforma os colegas de linha em concorrentes. No caso dele, é preciso conseguir 200 passageiros “pagantes” ao dia – quem não fecha a meta é obrigado a ficar em casa e tem a diária descontada do salário.”

      http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/04/27/empresas-de-onibus-no-rio-oferecem-curso-de-40-horas-para-motoristas-e-pouco.htm

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  3. Será que tem Cartel?

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  4. Todas as propostas foram encaminhadas a ATP e esta segurou-as tendo em vista a amplitude dos lucros que a mesma detém (com o controle da bilhetagem ANTECIPADA)
    .
    A ATP representa o maior CONLUIO atualmente existem em Porto Triste!

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  5. Isso tá com cara de cartel. “Ninguém manifesta interesse e eles terão que fazer outra licitação melhor pras empresas..”

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    • Que lindo apresentarem a suspensão no dia que iriam abrir os envelopes, justo o dia que mais eficaz seria essa suspensão heim? ATP e PT (oposición) apresentaram o pedido. Má fé ou não? Tem que esperar essa geração toda morrer pra esperança nascer.

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  6. Acho que Maquiavel teria muito a dizer sobre essa história. Esse jogo está com os players de sempre.

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  7. Se não tiver interessado, a Carris tem que assumir as linhas. Até podem propor comprar os ônibus por um preço bem baixo. Fazer contrato temporário com os atuais funcionários, até quando não sair o concurso.

    Claro, aí a cambada dos CCs (e principalmente os chefes destes) vão parar de receber $$$ por fora.

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  8. Não sei se é minha desconfiança natural ou essa estória tá muito mal contada….

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  9. O negócio é o seguinte: desistam de licitação nessa administração. Isso tem que ser o mote da próxima eleição. Cobremos que os candidatos sejam CLAROS quanto ao que farão, e vejamos quem será patrocinado por quem. Eu, particularmente, acho que não tem que ter licitação nenhuma: carris em todas as linhas é a solução pra nos livrarmos desses empresários bagaceiros e mafiosos.

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    • Ta louco, falta 2 anos e meio pras eleições municipais ! 6 meses é um prazo adequado.

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      • Mas é a cara dele empurrar mais ainda. De qualquer forma, já da pra considerar que ele terminou com qualquer chance de qualquer cargo na vida política. Nunca vi alguem tão despreparado.

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    • Nos livrarmos dos empresários bagaceiros e ficarmos na mão do partido que for “dono” dessa estatal? Ou tu acha que no momento que uma empresa pública for aumentada dessa forma os olhos dos políticos não vão crescer pra tomar conta? E aí vai ser muito pior que empresários bagaceiros, pois se der prejuízo vão aumentar impostos e deixar a qualidade cair.

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      • Com a licitação do transporte público, se der prejuízo, quem vai arcar é o poder público. O empresário com concessão é obrigado a prestar o serviço conforme o edital, mas este não é responsável pelo equilíbrio físico-financeiro.

        O que vai acontecer possivelmente, caso dê prejuízo, é a empresa prestar o serviço porcamente, e quando for cobrado (se um ida for), vai dizer que não poder pois vai dar prejuízo.

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      • Os “donos” da estatal podemos mudar de 4 em 4 anos. Os empresários bagaceiros estão aí fazem 50 anos e ficarão mais 50 anos nessa licitação de cartas marcadas.

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  10. Até fiquei com pena da cara do Fortunati.

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  11. Mas nem as linhas da Carris ou estas estão fora da licitação?

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  12. Estranho nem as empresas da Grande Porto Alegre e interior se candidatarem. Política de boa vizinhança?

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