Túnel da Conceição está de cara nova

Oitenta grafiteiros participaram da ação   Foto: Cristine Rochol/PMPA

Oitenta grafiteiros participaram da ação   Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Túnel da Conceição, no sentido Centro-bairro, ganhou novas cores no final de semana. Com uma temática remetendo à cultura gaúcha, com símbolos como o Negrinho do Pastoreio, Sepé Tiaraju e o quero-quero, o evento de grafite “Todos os Povos. Todas as Cores. Nossa Cultura” integra as ações alusivas à Copa 2014. A grafitagem foi realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) em parceria com a União Estadual dos Estudantes (UEE) e executado pelo coletivo Urbanóide.

Grafiteiros de outras cidades e Estados foram convidados, compondo um grupo com cerca de 80 artistas. A curadoria foi de Lucas Anão, do coletivo Urbanóide, e Leopoldo Costanzo, ambos participantes do Meeting of Styles, em março deste ano.

A ação faz parte de um projeto mais amplo, que já levou a arte urbana aos pilares do Aeromóvel e painéis que serão instalados nas avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique, na região das escolas de samba ao lado do Beira-Rio. Segundo o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins, o objetivo é inspirar o cuidado e a valorização dos espaços públicos. “Além do embelezamento da cidade, que por si só valeria o investimento, a proximidade do poder público com os artistas de rua amplia a proposta da prefeitura de criar uma cultura de cuidar da cidade”.

imagem123084

Prefeitura de Porto Alegre

Clique aqui para mais fotos.



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

14 respostas

  1. Podem alguns até considerarem arte, mas para mim pichação é pichação, seja vandalismo ou “arte”, gera poluição visual e “decadência” de um lugar. Muito mais bonito um ambiente limpo, neutro e bem cuidado.

    • Não confunda pichação com grafite. Eu também não gosto muito, em determinados lugares. Bem melhor algo limpo. Mas é importante não confundir estas duas palavras. Mas na verdade, sou muito criterioso com grafite. Tem alguns trabalhos que são simplesmente enjoados, sempre a mesma coisa, os mesmos traços, os mesmos tipos de letra. Eles não inovam muito. Eu gosto de alguns desenhos realísticos, que já vi em alguns lugares.
      Mas espero que a cidade não se encha deles.

    • A grafitagem até teria bons resultados se fosse única. Já vi em outras cidades pelos painéis de grafite. O problema é que por aqui não se respeita nada e a pixação ocorre em cima do trabalho de grafitagem aí fica horrível e uma sujeira total.
      Se olhar as fotos aqui postadas fica claro isso, existe a arte e a pixação em cima e no fim das contas é tudo uma SUJEIRA só

  2. Bah, sério que Porto Alegre vai largar toda a cidade ao grafite, é bonito tudo bem, mas tambem sem exageros como paineis nas principais avenidas

  3. Aos que são considerados arte, beleza. Mas às vandalizações, quando os órgãos do governo (ou proprietários) vão tomar providências e pintar sobre elas?
    Estou de intercâmbio nos EUA e uma das maiores reclamações deles sobre Brasil e Portugal são pichações, e como não se sentem seguros e lugares em que elas estão.
    Qualquer cidade que preze pelo seu turismo deveria ao menos se preocupar com a opinião de estrangeiros…

    • Certíssimo. E POA é bem uma capital de terceiro mundo. Totalmente incapaz de lidar com o problema da pichação, acaba liberando o patrimônimo público para os grafiteiros (pichadores legalizados, “do bem”). Se não pode vencê-los, junte-se a eles, parece ser o lema.

    • Até se for “arte” em lugar sem autorização, deve ser tratado como vandalismo.

      Esses do túnel, autorizados, ficaram bonitos.
      Mas aquelas feitas por marginais em prédios não da. Depredação master.

    • Também percebi muita pichação na Europa, bem mais que nos EUA. Nos EUA a pichação é sinônimo de pobreza, gueto, insegurança… Na Europa a pichação está espalhada por todo canto! Mas não chega a ser tão feia como aquelas pichações de SP.

  4. Se apagaram o “Chupa Lasier” eu sou contra. Aquila arte deveria ser reconhecida e tombada como mural.

  5. Eu achei que seria um flato esses grafites mas ao passar de la me surpreendi com a qualidade. Muito bons!

    Tomara que não pichem “INSONIA blablabla” em cima!

Faça seu comentário aqui: