Estrutura na forma da letra foi construída para dar estabilidade ao pórtico
Nem o viaduto Pinheiro Borda, em construção ao lado do Estádio Beira-Rio, com 95% das obras executadas, ficou de fora da competição entre colorados e gremistas. A letra “M”, visível na estrutura, ganhou diversos significados. Ao certo, poucos sabem o que representa a conformação estrutural, mas para a dona de casa Lucinete Vasconcelos só existe uma resposta: “É o M de Mazembe”, fazendo referência à derrota da equipe colorada, por 2 a 0, para o até então desconhecido Mazembe, da República Democrática do Congo, no Mundial da Fifa, em 2010. Para os colorados, a letra M representa “melhor” ou “maior”.
O aposentado Paulo Vasconcelos acredita que a letra representa a melhora no trânsito. O trecho estaiado no formato da letra M terá 72 metros de comprimento e 32 metros de altura. Mas poucos se interessam pelos dados. A atenção foi desviada pela população na tentativa de encontrar um significado para a letra erguida perto do Beira-Rio.
Para o carpinteiro Darci Gomes de Araújo significa mais trabalho. “Eu ajudei a erguer essa obra. Quando vejo a letra lá em cima sempre me lembro de trabalho.” Há ainda os que acreditam que possa ser uma homenagem ao arquiteto da obra.
Os especuladores de plantão estavam enganados. Segundo a Secretaria Municipal de Gestão, a letra é uma conformação estrutural para proporcionar estabilidade na obra. O mastro da estrutura estaiada, com características de monumento arquitetônico, é o principal e único elemento que sustenta toda a superestrutura.
“A travessa do pórtico, por razões estéticas, é uma viga horizontal convenientemente travada por dois braços inclinados engastados no topo do mastro que convergem ao centro, cuja função é garantir a esbeltez da travessa e assegurar conveniente rigidez à torção do pórtico para fazer frente às cargas móveis cíclicas e antimétricas aplicadas no tabuleiro do viaduto”, explica, por nota, a secretaria.
Categorias:Viadutos e pontes estaiadas
já pode trabalhar na praça é nossa, como sênior.
Obvio que a zoeira vai reinar sobre essa piada pronta.
hahha
Kidiaba essa prefeitura hein!
Pinheiro Borda não é o nome do viaduto, é o nome da rua apenas.
O nome é diferente, vi ontem no Bibo Nunes.