Viaduto da Pinheiro Borda será liberado no sábado

Só a parte superior da passagem vai ser liberada ao tráfego de imediato

Viaduto Pinheiro Borda será liberado neste sábado  Crédito: Joel Vargas / PMPA / CP

Viaduto Pinheiro Borda será liberado neste sábado
Crédito: Joel Vargas / PMPA / CP

O viaduto Pinheiro Borda, nas proximidades do estádio Beira-Rio, será inaugurado com a presença da presidente Dilma Rousseff e liberado ao tráfego na manhã deste sábado. A Secretaria Municipal da Gestão ainda deve finalizar a instalação das lâmpadas de LED no local até a noite desta sexta. A inauguração foi agendada para as 8h30min, mas só a parte superior do viaduto estará em funcionamento imediatamente.

O trânsito na Padre Cacique permanece bloqueado, no sentido Centro-bairro, por conta da instalação das estruturas temporárias do Beira-Rio, assim como nos dias de jogos da Copa em Porto Alegre. É o que explica o coordenador técnico da pasta da Gestão, engenheiro Rogério Baú. “O fluxo de carros está bloqueado a pedido da Fifa, mas o acesso pela Edvaldo Pereira Paiva vai estar liberado”, destacou.

O trecho estaiado, no formato da letra M, mede 72 metros de comprimento e 32 de altura. São duas pistas com entrada pela Pinheiro Borda em direção à avenida Edvaldo Pereira Paiva (Bairro-Centro). O custo total da obra é de R$ 26,6 milhões.

A presidente Dilma Rousseff chega ao Rio Grande do Sul na noite desta sexta para participar da convenção do PT, que marca o lançamento da candidatura do governador Tarso Genro à reeleição. No sábado, após participação da cerimônia de liberação do viaduto, ela ainda participa de uma visita ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança. Na sequência, a presidente vai a São Leopoldo para inaugurar a fábrica de chips e semicondutores da HT Micron, considerada a maior da América Latina.

Correio do Povo



Categorias:Viadutos e pontes estaiadas

Tags:,

14 respostas

  1. Sem comentarios grenalisticos, eu apóio. Valeu Gilberto pela atitude inteligente.

  2. Só quero ver quantos dias vai durar essa iluminação…

  3. La vem a tia Dillma e o doutor Tarso se palestrar.
    haha

    Bom, uma obra importante para a mobilidade na zona sul, tava na hora.
    haha

    • Os R$ 20 milhões mais bem gasto de POA que Fornunati e empreiteiras conseguiram fazer. Tudo para retirar 1 tempo de sinaleira. Nos próximos dias não se surpreendam quando for colocados sinaleiras adicionais logo depois deste viaduto (principalmente depois do Iberê), ou antes mesmo.

      E no local nem tinha problema de congestionamento. O problema principal da tranqueira é no sentido centro-bairro. Onde a freeway acaba. E não vai ser um viaduto colocado antes (e ainda no sentido oposto) que vai resolver. Alias, eu não sei como os engenheiros das empreiteiras vão resolver (se vão um dia). Acho que somente se retirar os predios da wesceslau, da Icaraí, para poder ampliar a pista até Ipanema.

      Enquanto isso quem tenta não utilizar carro para seu deslocamento sendo totalmente colocado de lado. Incrivelmente não existe ônibus que liga direto a zona sul até o centro, passando pela orla, não parando em nenhuma parada. Nem quando tiver o famoso BRT do Cristal. Incrivelmente estes ônibus vão ir pelo novíssimo 1km de corredor de ônibus, parando em todas as paradas (como é feito hoje).

      • Existiu uma proposta circulando na câmara sobre linhas expressas de ônibus. Rapidamente o Cappellari declarou que “o sistema é muito complexo e não se pode colocar linhas expressas sem estudo”.

        Essas respostas do Fortunatti/Cappellari são interessantes… Quando questionados sobre esse viaduto a resposta é “é para melhorar”, mas as linhas expressas de ônibus “precisa de estudo”.

      • Vai ter que ter sinaleira embaixo desse viaduto, vai ter uma parada de ônibus ali. Essa é a grande ironia!

      • Tá aí mais um amargurado da vida para fazer uma reclamação sem pé nem cabeça como essa. Garanto que nem mora na zona sul. Eu moro na Tristeza e estou muito satisfeito com as obras para a copa, ainda que não concorde com o evento em si. Com a duplicação da Beira Rio meu tempo de deslocamento diminuiu em quase 10 minutos, e com o viaduto deve diminuir ainda mais. Com exceção daquela subestação elétrica horrível, aquela região ficou muito linda. A lateral da Padre Cacique recebeu calçadas, que até então não existiam, e a maior parte dos prédios velhos foi posta abaixo. Parabéns à prefeitura pelo belo legado que está deixando para Porto Alegre.

      • “freeway”. 60km/h. Ok.

      • Regis, parabéns pela tua rara inteligencia mostrada no teu comentário.

        Pelo visto é um utilizador de automóvel para seu deslocamento. Acho que não deve andar nunca a pé, muito menos naquela região.

        Qualquer pessoa com 2 neurônios e ter andado ou pedalado na região sabe que aquele bendito viaduto não vai servir para nada. Só para os automoveis. Ainda vão precisar de sinaleira para atravessar a freeway (e naquela regiao do Ibere não existe como o pedestre/ciclista atravessar as mais de 4 faixas sem correr risco de vida.

        Todas vezes que meus colegas reclamarem na hora no transito perdido no engarrafamento, vou falar na bela obra do Fortunati. Nestes 20 milhões mais bem gastos, belo legado, Até vou incentivar o pessoal a votar no Sebastião Melo (já que Fortunati não poderá concorrer a releição). Tudo para ver a cidade ficar parada nos congestionamentos, pelo menos assim terá menos mortes no transito. Tudo graças a pessoas com o teu grande pensamento que não conseguem enchergar um palmo a sua frente.

      • Sim, o viaduto vai servir para os automóveis… Para o que você achava que servia um viaduto? Para aviões? Cada um que aparece…

        E de que freeway você está falando?? O viaduto faz a conexão da Pinheiro Borda com a Beira Rio!!

        E a travessia entre a orla e o Iberê é feita através de uma passagem subterrânea que já existe. Pelo visto você nunca visitou o museu que valoriza tanto…

      • Regis, só pra te informar. A passagem subterrânea que se refere, é o estacionamento do Museu Ibere. Domingos está fechada essa “passagem”.

        Mas isso pouco importa, pq uns 200 metros adiante, depois da curva, onde a pista se divide, não existe sinaleira para pedestre. Quem vem da av Chui (tanto pedetre quanto ciclista – tem ate ciclovia la) não consegue acessar a orla do Guaiba sem cometer risco a sua vida.

        Tenta tirar a “venda”, enchergar um pouco mais nos outros. Pq todos de POA pagarão daqui uns 20 anos a parcelas do financiamento bancario do custo desse viaduto. Que tu mesmo diz, é pro pessoal que usa automovel (nem pro transporte coletivo serve).

  4. Eu avisei que comentários grenalísticos seriam deletados….

  5. E a iluminação cênica prometida?

Faça seu comentário aqui: