Adesivos em táxis irão orientar turistas

Distribuição do material começou quinta, por fiscais do Procon e da EPTC  Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA

Distribuição do material começou quinta, por fiscais do Procon e da EPTC  Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA

Uma parceria entre o Procon Porto Alegre e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai viabilizar, durante a Copa do Mundo 2014, informações nos táxis sobre como ter acesso ao serviço de proteção ao consumidor promovido pelo Procon Municipal. A partir desta quinta-feira, 5, fiscais do Procon e da EPTC entregarão, a partir das 9h30, adesivos para serem colocados nos 270 táxis que circulam no aeroporto e, posteriormente, nos 460 veículos da rodoviária. O trabalho deve ser concluído sexta-feira, 6. Ao todo, serão fornecidos mil adesivos que informam, em três idiomas – português, inglês e espanhol -, a localização e o telefone do Procon Porto Alegre, para reclamações dos turistas que circularem pela Capital. (fotos)

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a adesivagem dos veículos, além de orientar o usuário, orienta também o taxista na obtenção de informações sobre direitos e deveres dos motoristas e dos passageiros. “A colocação dos decalques nos táxis qualifica ainda mais o trabalho realizado pela frota de Porto Alegre, que é considerada o segundo melhor serviço do país”, afirmou Cappellari.

Para a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto, os adesivos servem para instruir o passageiro sobre seus direitos. “Muitos consumidores não sabem, mas o serviço de táxi é um serviço público essencial que também é regulamentado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, ou seja, a população deve reclamar da atuação dos motoristas no Procon Porto Alegre quando ocorrer cobrança abusiva”, informou Flávia.

Taxista da Estação Rodoviária de Porto Alegre há sete anos, Mateus Pereira aprovou a iniciativa. “A colocação dos adesivos nos táxis vai permitir que o passageiro reclame no Procon sobre um serviço mal prestado e, com isso, será possível diferenciar os bons dos maus motoristas”, ressaltou Pereira.

O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

Prefeitura – EPTC



Categorias:COPA 2014

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11 respostas

  1. O que achei engraçado é que estão colocando isso agora, de maneira que parece que é válido para os turistas. Isso já deveria estar há anos colado nos taxis. Isso é preocupação, e não a cor do camisa azul do motorista. Esse tipo de coisa (boa), entre outras, acontecendo pouquíssimos dias antes da Copa só reforça o meu pensamento que a prefeitura e demais orgãos não trabalham ou pouco trabalham nos outros dias do ano.

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  2. “de lo consumidor”

    Tradução horrível!!

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  3. Tinha que ter em todos os taxis…

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    • É sério dessa vez? Porque já tiveram dezenas de notícias dessas falsas, e sempre diziam que seria no Moinhos de Vento, com poucas informações. E a Zero Hora não divulgou a noticia em lugar nenhum, não consigo encontrar esse link fora do teu comentário.

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  4. Aposto que nesse ramal vão colocar uma pessoa que não fala ou fala muito pouco o inglês.

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  5. Conseguiram errar até no espanhol. O certo é “del consumidor”.

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