
Distribuição do material começou quinta, por fiscais do Procon e da EPTC Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA
Uma parceria entre o Procon Porto Alegre e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai viabilizar, durante a Copa do Mundo 2014, informações nos táxis sobre como ter acesso ao serviço de proteção ao consumidor promovido pelo Procon Municipal. A partir desta quinta-feira, 5, fiscais do Procon e da EPTC entregarão, a partir das 9h30, adesivos para serem colocados nos 270 táxis que circulam no aeroporto e, posteriormente, nos 460 veículos da rodoviária. O trabalho deve ser concluído sexta-feira, 6. Ao todo, serão fornecidos mil adesivos que informam, em três idiomas – português, inglês e espanhol -, a localização e o telefone do Procon Porto Alegre, para reclamações dos turistas que circularem pela Capital. (fotos)
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a adesivagem dos veículos, além de orientar o usuário, orienta também o taxista na obtenção de informações sobre direitos e deveres dos motoristas e dos passageiros. “A colocação dos decalques nos táxis qualifica ainda mais o trabalho realizado pela frota de Porto Alegre, que é considerada o segundo melhor serviço do país”, afirmou Cappellari.
Para a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto, os adesivos servem para instruir o passageiro sobre seus direitos. “Muitos consumidores não sabem, mas o serviço de táxi é um serviço público essencial que também é regulamentado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, ou seja, a população deve reclamar da atuação dos motoristas no Procon Porto Alegre quando ocorrer cobrança abusiva”, informou Flávia.
Taxista da Estação Rodoviária de Porto Alegre há sete anos, Mateus Pereira aprovou a iniciativa. “A colocação dos adesivos nos táxis vai permitir que o passageiro reclame no Procon sobre um serviço mal prestado e, com isso, será possível diferenciar os bons dos maus motoristas”, ressaltou Pereira.
O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).
Categorias:COPA 2014
O que achei engraçado é que estão colocando isso agora, de maneira que parece que é válido para os turistas. Isso já deveria estar há anos colado nos taxis. Isso é preocupação, e não a cor do camisa azul do motorista. Esse tipo de coisa (boa), entre outras, acontecendo pouquíssimos dias antes da Copa só reforça o meu pensamento que a prefeitura e demais orgãos não trabalham ou pouco trabalham nos outros dias do ano.
CurtirCurtir
Não vou nem entrar no mérito do “de lo”…
CurtirCurtir
“de lo consumidor”
Tradução horrível!!
CurtirCurtir
Tinha que ter em todos os taxis…
CurtirCurtir
http://bit.ly/1ollu75 off ou on ou old?
CurtirCurtir
É sério dessa vez? Porque já tiveram dezenas de notícias dessas falsas, e sempre diziam que seria no Moinhos de Vento, com poucas informações. E a Zero Hora não divulgou a noticia em lugar nenhum, não consigo encontrar esse link fora do teu comentário.
CurtirCurtir
Aposto que nesse ramal vão colocar uma pessoa que não fala ou fala muito pouco o inglês.
CurtirCurtir
Pior que era uma boa ligar e testar.
CurtirCurtir
Concordo.
CurtirCurtir
Conseguiram errar até no espanhol. O certo é “del consumidor”.
CurtirCurtir
DE LO
meu deus. nem no google tradutor os caras foram.
CurtirCurtir