Curitiba nem parece Brasil. Pelo menos é o que acha um jornalista espanhol

Foto aérea da Arena da Baixada Portal da Copa

Foto aérea da Arena da Baixada Portal da Copa

Com os jornalistas chegando ao Brasil para a Copa do Mundo, começaram a ser publicadas as primeiras impressões das cidades que receberão jogos do Mundial. E, para um jornalista espanhol que está hospedado no Paraná, a capital do estado, Curitiba, em nada lembra os estereótipos que o país carrega.

No Brasil pelo diário espanhol As, J.J. Campos publicou um artigo de opinião intitulado simplesmente “Curitiba não parece Brasil”. Nele, o jornalista descreve o ambiente que a seleção espanhola vive, com um clima confortável e paz em relação aos protestos.

“Neblina, chuva, frio. Assim nos recebeu Curitiba. É certo que os responsáveis pela seleção (espanhola) conheciam de antemão esta área no Sul do Brasil. O problema é que aqui só jogaremos o último jogo da primeira fase e no resto das partidas encontraremos muito mais calor e umidade”, diz ele.

“A sede da seleção é o contrário do estereótipo que temos deste país sul-americano. A maioria da população é de origem europeia. A taxa de desemprego, de quatro por cento, é metade do que vive o resto da população. O ambiente de protestos das outras sedes do Mundial pouco se aproxima desta tranquila cidade. O mesmo acontece com as famosas favelas, que em Curitiba são quase inexistentes. Se o que pretendíamos era ficar tranquilos e isolados do resto do Mundial, vamos conseguir, com certeza”, acrescenta J.J. Campos.

O jornalista ainda comenta que a Espanha escolheu da mesma forma que o fez em 2010, quando venceu a Copa. Preferiu se isolar e optar por um clima que permitisse treinos que poupassem esforços exagerados, para que o foco seja na conquista do título.

UOL COPA

____________________

Favelas quase inexistentes ?????  Coitados….



Categorias:COPA 2014

Tags:, ,

69 respostas

  1. Deixem Curitiba em paz, se não gostam daqui, é só não vir.

    Curtir

  2. VOU FALAR BEM A REAL , MELHOR CIDADE DO SUL DISPARADA , NÃO GOSTO FODA SE

    Curtir

  3. Muita inveja e dor de cotovelo… Curitiba tem problemas como em todos os estados brasileiros… única diferença é que não babamos ovo nos estrangeiros. Somos fechados e ponto.

    Curtir

  4. Até a maioria das pessoas de bairros pobres não são curitibanas, quem já morou em um bairro pobre de Curitiba sabe disso.

    Curtir

  5. A maioria das pessoas de favelas Curitibanas vem de outros estados, façam um teste, pergunte onde um morador de favela curitibana nasceu, pergunte onde a mãe e o pai dessas pessoas nnasceram.

    Curtir

  6. Tem gente falando que Curitiba tem favelas, mas pergunte se tem um curitibano morando lá, só tem gente de outros estados.

    Curtir

  7. Vídeo bem feito de Curitiba. É fato que o Turismo vêm sendo levado muito a sério por lá.
    O que me revolta é que comparando as duas capitais, cwb e poa, nossa cidade é muito mais beneficiada pelas belas naturais um potencial muito maior para o turismo.
    O que nos falta é planejamento e um prefeito descente.

    Curtir

  8. Chora gauchada!!! O que tem Porto Alegre melhor do que Curitiba? Dois times de futebol campeões mundiais. O que tem Curitiba melhor que POA? Todo o resto. Aqui em Curitiba ninguém sabe o que se passa em POA, mas como conheço a capital gaucha, posso dizer: é feia, fedorenta, suja, mal cuidada. E Curitiba? Limpa, planejada, estruturada, fria em qualquer época do ano e ainda por cima infinitamente mais moderna e conhecida internacionalmente!

    Curtir

    • Eis aqui um belo exemplar do homo curitibanus, topetudo e que não dá bom dia.

      Curtir

    • Importância Internacional. Mano Curitiba depois do Eixo RJ-SP é a principal cidade fora do eixo, por motivos históricos, geográficos (está próximo de Uruguai e Argentina) e políticos.

      Alias sabe onde é sede do Comando Militar Sul ? Porto Alegre!

      Sabe qual é HUB Internacional de todas as 3 companhias aéreas brasileiras no Sul do Brasil ? Porto Alegre!

      A maior empresa do Sul do País ? Gerdau em Porto Alegre

      Os principais times ? Porto Alegre

      Os 2 principais estádios ? Porto Alegre…

      Enfim adoro Curitiba… E POA ser um lixo (o que não acho)…

      Mas querer comparar a importância nacional e internacional das 2 cidades seria como comparar Brasilia com Goiânia.

      Curtir

      • Correção no inicio do Comentário troquei Curitiba e seria Porto Alegre. Alias faça um levantamento de quantos voos Internacionais POA tem e Curitiba cada uma e verá a diferença abissal pro-POA.

        Alias CWB ganhou um voo recentemente para Miami graças a POA. Fazendo uma escala por lá.

        Curtir

  9. Obrigado Márcio, falaste pelo Trade turístico inteiro….Serias um bom Secretário…. até pq a antiga Secretária vai concorrer a Vice com o Tarso…. é só politicagem!!!!

    Curtir

  10. Parem de desdenhar Curitiba. Grande coisa que ela tem mais favelas. Estes dados interessam so ao Ibge e a intelectuais. Ninguem decide escolher conhecer uma cidade porque tem 30 favelas a menos do.que a outra. Curitiba é uma cidade organizada, LIMPA e com atracoes turisticas qualificadas.
    Ja Porto Alegre tem uma favela bem num ponto turistico, um mirante abandonado, tem o Centro todo quebrado, uma orla que nao da pra chegar nela, nao tem atracao turistica nenhuma que possa levar esse nome, a cidade eh toda avacalhada…
    De que adianta ter X favelas a menos… A cidade, seu Centro, seu mirante, suas paradas de onibus, sua orla absolutamente constrangedora, e a nulidade em ser atrativa para despertar o desejo de alguem de longe passar um dia sequer aqui… isso nos faveliza e nos rebaixa moralmente para querer nos achar melhores do que Curitiba e muitas outras. A atitude e a realidade que vemos na nossa cidade mediocre e pessimante mal aresentada nos faveliza e tira nossa moral de querer “se achar” a tal.

    Curtir

  11. Bah! Viajo com frequência para Curitiba. Aquela cidade é uma droga. Sabem bem é maquiar todos os problemas daquela imundície de cidade.

    Curtir

  12. A grama do vizinho é sempre mais verde e bonita!

    Curtir

  13. Vou dizer mais uma vez: Porto Alegre PRECISA INVESTIR EM TURISMO URGENTE.
    Sugestões:

    1- Roda Gigante ao estilo Londres na Orla ( essa ideia é minha, esse dias vi isso postado)
    2- Letreiros ao estilo Hollyhood no morro da Polícia com iluminação e mirante.
    3- Revitalização da Orla, com pontos públicos e outros privados.

    4- Construção de parques (ao estilo de Curitiba) na zona rural de Poa, entre os morros e o Rio Guaíba.
    5- Restauração de pontos históricos e praças de Porto Alegre.
    6 – Modernizar o Jardim Botânico e criar jardins de flores com canteiros em diversos pontos da capital valorizando e embelezando as esquinas da cidade.

    7- Criar campanhas para a população respeitar e não depredar o patrimônio ( aplicar pena ”SEVERAS” para pichadores, vândalos e pessoas que sujam a cidade).
    8- Construção de percursos e trajetos para bike e esportes na zona sul entre os morros da capela e Belém velho.

    OBS: SE CURITIBA CONSEGUIU SE TRANSFORMAR EM UMA CIDADE TURÍSTICA, PORTO ALEGRE COM ESSA NATUREZA AO REDOR TAMBÉM CONSEGUE, É SO QUERER E FAZER…

    Curtir

  14. Cidade asseada, organizada, senso estético mais apurado (refinado até), urbanismo civilizatório reinante, povo melhor educado e cidadania ativa no dia-a-dia, menor presença de moradores de rua, transporte público modelo, enfim ,muitos e muitos fatores que a fazem destoar bastante do geralzão do Brasil e de Poa of course!

    Curtir

  15. O BraZil não conheçe o Brasil, CWB tem favelas, POA tem favelas mas o maior parametro de pobreza não são as favelas, são os comentários depreciando CWB. Isto é a velha inveja que só diminui POA, é o bairrismo que não permite ver que POA não é o umbigo do mundo. Ao invés de se aprender com o melhor, nos comparamos com o pior. Procuramos desculpas para sermos menos pior.

    Curtir

    • POA está uma porcaria, CWB tb. O resto do país, nem se fala.
      A diferença é que CWB o povo se acha europeu e blablabla, são arrogantes.
      Em POA o povo não se acha mas é um povo fechado a mudanças para o bem.
      O interior do Paraná é muito melhor que CWB no quesito habitantes.

      Curtir

      • Em POA o povo não se acha? rsrs

        Curtir

      • beeeem menos que CWB, bem menos.

        assim como o povo do interior do RS é bem diferente do de POA.

        Curtir

      • O povo de Porto Alegre se acha muito mais (muito mais mesmo) ao meu ver, mas não acho isso ruim. Na verdade as pessoas gostam mais e amam mais a sua cidade e isso é bom.
        Só que falta muito senso critico aos gaúchos é um bairrismo bobo que ajuda a cidade a ficar no atraso de sempre.
        Curitiba consegue ser mais crítica com ela mesmo, as pessoas lá reclamam muito da cidade e acho que é por isso que “evoluem” mais pois não estão preso ao conformismo.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: