Equipamento antineblina do Salgado Filho entra em funcionamento na quarta

Aparelho irá reduzir em 30% os problemas com a cerração no aeroporto de Porto Alegre

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira informações sobre o procedimento de homologação do sistema de pouso por instrumentos (ILS categoria 2) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A Anac informou que a autorização para o uso do equipamento será concedida na quarta-feira.

Após a liberação, a homologação do aparelho, que deve reduzir em 30% os problemas com a cerração, precisa ser publicada no Diário Oficial da União.

Conforme a Agência, os pilotos de todas as companhias aéreas receberam treinamento para utilizar o ILS 2.

Correio do Povo

________________

O que será um equipamento anti-neblina? Deve ser um equipamento que lança raios infra-vermelhos no nevoeiro e desta forma ele se dissipa, abrindo um “buraco” possibilitando com que várias aeronaves passem por ele… 😉



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:, ,

11 respostas

  1. Por acaso alguém sabe que já estão em montagem 5 passarelas de embarque do Terminal 2 do Salgado Filho ? Estou tentando conseguir imagens pra postar. Não são fingers, são no nível do solo, mas bem interessantes.

    Curtir

    • Que eu saiba passarelas de embarque são fingers. Não me diga que estão construindo um novo terminal super moderno em que as pessoas embarcam caminhando até a escadinha para entrar no avião…

      Curtir

  2. O ILS cria uma espécie de pista virtual para orientação dos pilotos.
    Para aqueles que não confiam muito em tecnologia, as coisas vão piorar, e logo. Existem pesquisas avançadas de pouso/decolagem totalmente por equipamentos, ou seja, sem interação humana!

    Curtir

  3. 30% é muito pouco, demorou tanto para implementar que o equipamento já é obsoleto. Se não mês engano inferior ao de Curitiba, instalado a mais tempo.

    Curtir

    • Este é o ILS Categoria II exatamente o mesmo que existe em Curitiba ou São Paulo (Guarulhos).
      Existem em outros aeroportos pelo mundo o ILS III e ILS IV.
      Mas para um aeroporto possuir estes outros são necessárias uma série de exigências que dificilmente seria atendidas ….

      Curtir

      • Pelo que li a proximidade com o trensurb e algumas outras coisas são empecilhos para instalar os mais modernos. Acho que o Rio tem o top dos ILS’s

        Curtir

        • Os Aeroportos de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (Galeão), Curitiba e agora Porto Alegre possuem todos o ILS Categoria II. Nenhum aeroporto no Brasil possui ILS III. Provavelmente o primeiro a ter o ILS III será Guarulhos.

          Curtir

  4. Só acredito com vídeo para provar.

    Curtir

  5. A neblina vai continuar igual . O que muda é a instrumentação que vai apoiar os pilotos para fazerem pousos quase cegos. Entre outros itens do sistema ILS 2, há transmissores sob e ao longo da pista emitindo sinais para instrumentos da aeronave.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: