O Brasil que todos nós conhecemos, com congestionamentos intermináveis nas grandes capitais, bagunça na prestação de serviços públicos e obras prometidas e não entregues, está caindo na boca do mundo. A chegada da imprensa estrangeira na semana de abertura da Copa de 2014 vem seguida de relatos de repórteres com as boas-vindas pouco calorosas e artigos sobre as tensões que marcam greves e protestos, no período que antecede o Mundial.
O jornal The New York Times aborda a “ansiedade profunda” entre os brasileiros, em meio aos preparativos para a Copa e à crise econômica. Segundo o noticioso dos Estados Unidos, existe uma “sensação de mal-estar”, que reflete as reivindicações crescentes da classe média por serviços melhores.
A revista The Economist critica a falta de alternativas a táxis em Guarulhos. “A esperança era que um trem iria conectar o aeroporto à cidade em tempo para a competição”, diz a publicação. “Não vai. Na verdade, apenas cinco das 35 obras prometidas de mobilidade urbana para a Copa do Mundo foram concluídas ao redor do País”, enfatiza.
Em sua coluna Para Gringo Ver, o jornalista Nelson de Sá, da Folha de S. Paulo, destaca nesta terça-feira (10) as “5 horas e 20 minutos” que um jornalista da Reuters levou do pouso de seu voo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, até a chegada ao hotel em que está hospedado.
O correspondente-chefe da agência, Brian Winter, tuitou sua saga desde o momento em que pisou solo brasileiro:
Brian Winter dividiu o táxi com o repórter Jan Piotrowski, da The Economist, que também criticou o tamanho da fila de táxi, a ausência de ônibus e trens no transporte a partir de Guarulhos.
Publicado: 10/06/2014 12:33 BRT Atualizado: 10/06/2014 17:14 BRT
Brasil Post
Categorias:COPA 2014
Fiz conexão em Guarulhos no domingo e posso confirmar a bagunça. O meu voo ficou parado na pista por 30min porque, por algum motivo, havia um avião no gate que não devia. Depois o meu voo foi para uma área de desembarque no pátio e ficamos mais 20min porque não havia ônibus para transportarmos até o saguão do aeroporto.
Espero que espalhem todo esse CAOS que vivemos no dia-a-dia e que sirva para um futuro melhor (nas eleições de outubro).
Demagogo. As eleições de outubro serão uma merda. Como colocar competentes na política se só se candidatam incompetentes?
Falta de transporte público??Honestamente, esse é o dia a dia do brasileiro classe média. Eles deveriam agradecer pelo turismo vivencial.
Lição 2, compre um helicóptero
Jura, isso é papo dos porcos capitalistas, nosso Brasil do PT é perfeito.
Nossa presidentE disse que entregou todas as obras pra copa, se não ta bom pra eles, é por que a Fifa exigiu pouco.
hahaha
Nesse ponto vamos aprender muito, na marra.
… Ou não, porque muitos vão dizer que “somos assim mesmo’ e não tem o que mudar, os outros que se adaptem.
É uma coisa tão óbvia que deve ter metro/trem e ônibus do aeroporto para o centro da cidade que me faltam palavras para descrever a situação do país!!!
Porto Alegre tem…mas ai querem mudar o aeroporto de lugar…
Ia comentar exatamente isso. o terminal salgado filho tem um estrutura excelente para o deslocamento dos viajantes. Aí agora querem fazer um aeroporto no meio do nada. Quero só ver quantos anos vai demorar para chegar um transporte decente por lá.
O governo de SP já está planejando o trem urbano que ligará a cidade ao aeroporto de Guarulhos para o início da próxima década.