Copa 2014 – Mudanças na cidade

mudancas-01

mudancas-02

capa-metro-11-06-2014

 

Jornal Metro – Porto Alegre – 11 de junho de 2014

COMENTÁRIOS ENCERRADOS



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , ,

30 respostas

  1. Ta, vamos encerrar os comentários aqui então. Se não adianta falar, vai a força.

  2. Pessoal, comentem a vontade, mas comentem com educação, sem ofensas por favor. Eu vou moderar com mais atenção a partir de agora. Não posso me descuidar e vocês já exageram. E lembro pela 1439ª vez: grenalismo não será tolerado assim como ofensas pessoais.

    • Não houve falta de educação, apenas palavras mais fortes que quem expressa opiniões serias. Pior que falta de educação é gente que só enche o saco com bobagens.
      Abraço

      • Ah, tu leu então. É, nunca vi um mal-educado reconhecer isso. I’m throwing perls to the pigs. Vou reportar para a administração do blog.

  3. A Zero-Hora tem interesse em apoiar estas iniciativas que tem retorno para eles pois tem negocios na area da construção civil e a zona sul cresceu muito tanto em padrao popular como de alta-renda e como o transporte publico nunca foi e não vai ser prioridade para a administração publica local,so resta o automovel e dai dá nisso mais viadutos mais elevadas,mais buracos …. não tem solução.Uma vez um antigo prefeito aqui de poa falou que a cidade organizada na epoca,anos 80 era capaz de suportar dois milhoes de pessoas sem ser preciso avançar para a zona sul,acho que foi o Villela.Uma coisa é certa a parte com mais infraestrutura de Porto Alegre é a Centro-norte por ser a mais antiga.Há muitos espaços nestas zonas mas problemas sociais de dificil solução que são por exemplo as vilas populares. Ninguem que tem um pouco de grana quer viver por perto de uma vila.Voces vão ver quando a vila Nazare sair ali da sertorio o preço dos imoveis no Lindoia e adjacências sobe.E isso não é só em Port5o Alegre ,é fato mundial NY que o diga. A verdade é que ninguem gosta de pobre só os politicos em epoca de eleição e algumas sociedades religiosas para arrancar dinheiro depois…. Em tempo será que tem muita gente ainda lendo ZH virou um jornalsó anuncio ,eles falam que agora ta moderno,não sei eu pessoalmente não gosto da imprensa local ela é muito vendida,mas…

    • O Villela foi um prefeito bom até, mas acho que ele não previu nosso plano diretor conservador entre outras coisas que fariam falhar a previsão dos 2 milhões.

      Mas realmente, não tinha me ligado no interesse da RBS em defender a obra.

  4. Nas fotos do Metro dá pra ver com clareza a quantidade de área verde que foi destruída para dar espaço ao deus carro. Isso tudo para duplicar uma avenida por onde nem passa transporte público.

    Piorou, vai piorar.

    • Bah Marcelo ninguém é a favor do desmatamento, mas te liga, nós não vivemos em 1950…

      Se com essa obra tá ruim imagina sem ela…

      Sabemos que o bom seria substituir o carro por outra forma de locomoção, mas a realidade é que não são só carros que ali circulam, são motos, caminhões, ônibus, Van, veículos de público e privados e outros.

      O número de pessoas cresce em consequência os veículos também…

      Obs: NÃO ESTOU DEFENDENDO NADA, SÓ ACHO QUE AS OBRAS SÃO REALIZADAS CONFORME A NECESSIDADE E CRESCIMENTO DA CIDADE.

      Já sei de todo bla, bla, bla de se evitar o uso do carro, porém no meu caso eu uso o carro da empresa para trabalhar em campo diariamente, e digo o trânsito em Poa é ruim, se medidas não forem tomadas irá piorar.

      • Excelente comentário Márcio.

      • 1- Cada real gasto em mais espaço para carros é real que não foi gasto emt ransporte de massa.

        2- Realmente não estamos nos anos 50, já se sabe que o modelo automotor particular não funciona.

      • E tem mais,
        como todos sabem Porto Alegre cresce na vertical, porque na horizontal não há mais espaço, e temos ainda 9 morros na cidade mais o rio Guaíba,

        • Por tanto, numa rua nos anos 50 onde haviam 10 casas com 10 carros circulando,
        • Hoje na mesma rua temos 10 prédios e circulam 100 carros…

        Entendo que é ruim uma cidade cheia de viadutos e asfalto, mas a realidade é essa, ou nos adequamos ao trânsito atual, ou a cidade não anda…
        Se quisermos uma cidade com mais verde e mais bike, primeiramente precisaremos de re-educação em todos os setores, mas isso leva tempo, o crescimento populacional e veicular não pode esperar tanto tempo assim, mas sou a favor de mudanças desde que haja organização, O QUE ENCHE O SACO É SEMPRE TEM ALGUÉM RECLAMANDO, se faz obra é ruim, se não faz obras também é ruim…

      • Ok, Felipe,

        mas não vivemos na disneylândia onde tudo é mágico, para que as pessoas usem mais bike precisa de uma re-educação a população isso não acontece da noite pro dia…

        E mais, o brt por melhor o pior que seja, não irá sozinho resolver o problema de transito,

        eu por exemplo uso carro da empresa para trabalhar em campo, nunca usaria um ônibus, pois o tipo de atividade que eu executo necessita carro e iguais a mim existe milhares…

      • Marcio, achei meio mal educada tua posição sobre a Disneylandia, até por que eu não falei em bicicleta. Falei em transporte de massa. Bicicleta tem vantagens sobre o automóvel na eficiência em alguns cenários mas ainda é transporte individual.

        Claro que tem gente que precisa do carro para trabalhar e não tem como evitar, mas lamento, é a minoria da minoria.

        O fato da cidade ter adensado não é uma justificativa para estimular o uso do automóvel, é motivo para fazer transporte de massa! Uma por que isso aumenta a eficácia de um metrô (uma linha curta atende muita gente) e outra por que pela oferta e procura, espaço fica mais caro e guardar tanto carro é caro.

      • Sobre ter espaço para crescer tem muito sim – na zona sul. E sobre morros, qual o problema? O próprio Moinhos de Vento tem um morro que está todo habitado.

        Mas concordo que é melhor adensar do que espalhar mais ainda.

      • Felipe,

        Todos sabemos que a zona sul é o único local a crescer horizontalmente.

        O Gargalo do crescimento da zona sul são dois:

        Av: Beira Rio e Av: Cavalhada…

        A obra de ampliação dessa avenida ficou pronta e tu ainda critica???

        Resumo:
        Tu tá dando tiro no pé (tu fala mal da obra, mas depende dela pro progresso da zona sul),

        ou seja teu argumento falando sobre Brt é insuficiente, tendo em vista que irá precisar de ampliação nas vias, e que somente Brt não vai resolver o problema nessa região…

      • Caro Márcio, tu esqueceu da Avenida Tronco. E do transporte hidroviário.

        Eu dou tiro no pé? Tu que diz que não há espaço para crescimento horizontal e depois de eu falar da zona sul tu diz que lá tem espaço. O problema é que tu acha que crescimento = carro+carro+carro.

        Onde eu falei em BRT? Tu já botou bicicleta nas minhas palavras e agora bota BRT? Tu que falou nisso, eu falei transporte de massa. Duas vezes. Se BRT não é suficiente tem que ver o que tem que ser feito, nem que seja um aeromóvel por cima do Santa Tereza.

        Quem tem que dizer qual é a opção de massa é uma especialista, mas o que muitos, mas muitos especialistas dizem é que viadutos não resolvem e o que estamos fazendo é criando trânsito induzido.

        Infelizmente muitos aqui acham que crescimento = carro+carro+carro. Inclusive a administração municipal. E que espaços de convívio e acessibilidade para ciclistas e pedestres que se danem no caminho.

        • Av Tronco??? isso não é gargalo pra droga nenhuma…
        • Transporte hidroviário?? uma boa ideia antiga, mas nós sabemos que isso não é solução…
        • Eu não falei que somente a zona sul tem espaço H…
        • Eu acho que crescimento é = carro + carro??? onde tu leu isso??

        Cara na boa que mundo que tu vive??

        Aonde tu quer chegar com esses teus comentários, que não levam a lugar nenhum??

        Depois tu fica magoadinho que a galera pega pesado contigo, mas haja paciência pra aturar esses teus comentários, que só sabem negativar a cidade, e encher o saco…

        Tu pode achar que as pessoas não sabem argumentar e não aceitam as tuas opiniões, mas na boa acompanho esse site a tempos e também os teus comentários e são sempre um pé no saco as tuas opiniões, então não reclama se as pessoas as vezes te detonam…

        Acorda meu e opina alguma coisa com fundamento e para de encher o saco com palhaçada..


        NOTA DO MODERADOR: POR FAVOR MANERA NOS TEUS COMENTÁRIOS. NÃO VOU DELETAR NADA, MAS CUIDADO AO TRATAR OUTROS LEITORES DE MANEIRA OFENSIVA.

      • A avenida Tronco não é gargalo, é rota alternativa. Difícil de entender? Desculpa.

        Transporte hidroviário não é solução, assim como não ia funcionar né? Daí implantaram e é um sucesso. Brasileiros sempre com certeza que fazer algo diferente vai dar errado. Enquanto isso andei num Ferry lotado em Sydney. Aliás, é uma cidade sem grandes viadutos na área urbana. E também tem o centro na orla. Claro que por cima da água tem pontes.

        Como tu esqueceu o que escreveu eu colo aqui, tu realmente não falou que somente na zona sul tem espaço, tu escreveu “como todos sabem Porto Alegre cresce na vertical, porque na horizontal não há mais espaço, e temos ainda 9 morros na cidade mais o rio Guaíba”

        Eu li que tu acha que carro é a solução por que qualquer outra alternativa tu diz que não funciona.

        Eu vivo no planeta terra. O pessoal negativa por que não tem nada pra adicionar na conversa e também não vomita opinião como tu. Não sei o que tu falou que tem essa verdade absoluta enquanto o que eu falo “não tem fundamento”. Difícil de aceitar que alguém discorda?

        E deixa de ser mal educado. Eu não estava fazendo agressões pessoais.

        Abraço.

      • Foi tu que citou a av tronco, esqueceu??????????

        E ainda não respondesse a pergunta, qual o teu objetivo de ficar negativando a cidade e rodando igual enceradeira com comentário que não levam a nada???

        E não sou mal educado, só que tem que ter saco de elefante pra aturar certas coisas….

        E para de mimimi, e comenta algo sério e construtivo e se for pra criticar que tenha argumentos bons e não ”achismo” que na verdade só toram a paciência e não levam a lugar nenhum.
        Abraço e te liga.

      • Marcio, acho que estás mais preocupado em me contrariar do que pensar no que escreve.

        Sim, eu que falei na avenida Tronco. Só que tu disse que ela não é gargalo, e eu disse que ela não é mesmo, mas sim uma alternativa de trânsito da zona sul para o “grande centro”. Tu tinhas dito que só havia a terceira perimetral. Lembrou agora?

        Tu viu que o que o Gilberto escreveu ali em cima?

        Fora isso, eu fico negativando a cidade o tempo todo. Lê com mais atenção. Falei que o skyline da orla tá ficando bonito, elogiei o Catamarâ aqui mesmo nessa conversa, etc. Tu que não aceita uma opinião contrária.

        Sério e construtivo? Tu leu o que eu escrevi? Eu disse uma série de alternativas para desafogar o trânsito. Eu disse o que eu acho de errado (deixar o pedestre em último lugar, por exemplo). Falei que precisamos de especialistas para dizer como fazer transporte de massa, tu que já acha que só temos BRT como opção e que “Não funciona”.

        Compra um espelho.

      • Correção: tinhas dito que só tem a terceira perimetral e a Orla.

      • Não, não estou preocupado em te contrariar…

        E eu não sou o senhor da razão…

        Quando tu opinas ”passa a ideia” que tu és um guri de apartamento, na qual não tem vivência para saber o que é bom ou ruim. Queres opinar?? ok opine todos tem direito, só não enche o saco com bobagens, fala algo de construtivo e maduro, e cresce um pouco…

        E para de lavar roupa, és pior que mulher credo.

  5. Contribui mais que os teus comentários no blog com certeza.

  6. Mas o que impressiona mesmo é como geram factóides em cima de uma obra dessas:
    1- Essa matéria mesmo chega em 90 mil pessoas beneficiadas pegando o número de veículos que passam ali e multiplicando por dois. Pena que a ocupação média é muito menos que isso.
    2- Estes dias a ZH publicou uma matéria mostrando como o tempo de viagem diminuiu com ele. Comparou o tempo gasto naquele trecho específico (o que já é um erro) DURANTE A OBRA e depois da obra. Eu ri alto quando li a matéria.

    • felipe. tu deu risada porque o que tu leu não condiz com a realidade, ou porque tu és contra essa obra?

      • Eu ri alto por que comparar o trânsito durante a obra e depois da obra não testa nada. A comparação correta é antes de começar a obra (afinal era nesse momento que havia um problema a ser resolvido) com depois.

  7. O massa é ver a tranqueira no sentido centro-bairro com o viaduto ali. Falta mais pistas para ficar tão bom quanto a Marginal Pinheiros. Oh no, wait…

  8. Bem que poderiam por uma iluminação vermelha no viaduto, e uma azul ao que tem ao lado da arena.

  9. Sim, bastante.
    🙂