Protesto contra a Copa provoca destruição no Centro de Porto Alegre

Manifestantes reviraram cônteineres e picharam paredes

Manifestantes reviraram cônteineres e picharam paredes  Crédito: Paulo Nunes

Manifestantes reviraram cônteineres e picharam paredes
Crédito: Paulo Nunes

Um grupo de cerca de mil pessoas protesta contra a Copa do Mundo no começo da tarde desta quinta-feira no Centro de Porto Alegre. Após se reunirem em frente à Prefeitura, os manifestantes partiram em caminhada pela rua Júlio de Castilhos, retornando para a Borges de Medeiros e seguindo em direção à zona Sul. No trajeto, parte dos manifestantes depredou agências do Banrisul e da Caixa Econômica Federal, revirou cônteineres e pichou paredes.

Na esquina entre a Rua da Praia e a Dr. Flores, uma filial da rede de lanchonetes McDonalds foi depredada, depois que seguranças não conseguiram baixar as cortinas de ferro a tempo. Um grupamento dos bombeiros combateu o fogo colocado em um cônteiner de lixo, próximo do Largo dos Açorianos. Segundo o repórter Cristiano Soares, da Rádio Guaíba, os manifestantes seguiram pela Borges de Medeiros em direção ao anfiteatro pôr-do-sol, palco da fun festa da Copa. No caminho, depredaram a fachada do Daer, prédio do Ipê e do Tribunal de Justiça.

A tropa de choque da Brigada Militar (BM), junto com agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), está no local, mas apenas observa as manifestações, sem intervir. Ligados ao Bloco de Lutas e outros movimentos sociais e partidos políticos, os participantes do protesto fazem caminhada carregando faixas contra a realização do Mundial no Brasil, gritando que “a Copa não é do povo” e formando um mosaico com a frase “Fifa go home” (Fifa vá para casa).

Uma filial da rede de lanchonetes McDonalds foi depredada / Foto: Paulo Nunes

Uma filial da rede de lanchonetes McDonalds foi depredada / Foto: Paulo Nunes

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

39 respostas

  1. Como que queria que protestassem nas ruas contra a grana alta que o Brasil tá gastando no porto de Cuba.

    Curtir

    • Por que tu não protesta por isso?

      Curtir

      • Nao disvie do questionamento sobre os ojetos de preucupaçao dos mascarados e contra-tudo.

        Voce vem sempre com essa resposta, que alias eh uma.pergunta, ja.que na verdade.voce nao tem.argumento para explicar os interesses do pessoal de esquerda e baderneiros.

        Esse pessoal dessa esquerda contra-tudo e vandalos agem SOMENTE por ideologias.

        Curtir

      • Não entendi Georgeano, o Ricardo não falou em mascarados. Falou em cuba. Não gosto dos mascarados, deviam ao menos ser multados, mas acho que cada um protesta pacificamente pelo que acha justo.

        E não entendo esse uso de “ideologia” como ofensa. Como se alguma postura política fosse livre de ideologia.

        Curtir

      • Georgeano,

        eu não estou aqui para provar o ponto de ninguém, se tu quer argumentar com quem foi la e quebrou, vai la e fala com eles, eu não estava la. E não tenho como defender as ideologias de outras pessoas, cada um que se defenda.

        Só que tu tem que entender um ponto muito importante nessa história toda, essa “baderna” como estão chamando não vem do nada. Isso é fruto de todos os problemas que o Brasil enfrenta a muitos anos, independente do partido que estivesse no poder.

        Agora se tu em perguntar, é certo destruir propriedade privada de um trabalhador? Não, não é. mas essas manifestações ao contrario do que muitos dizem não possuem lideres, são movimentos horizontais, sem liderança, não funcionam como um exército onde um comandante da as ordens e todos seguem, cada um faz o que acha certo, seja quebrar uma loja, um banco e etc….

        Lógico que quem fizer isso não deve ser anistiado, todos devem cumprir com as suas obrigações perante a lei, só que tu não pode desconsiderar a raiva acumulada do povo, a revolta que todos nós temos com esse país, isso aflora na hora de um protesto sendo a pessoa mais ou menos politizada. E se em algum momento a pessoa quebra algo não invalida nem um pouco os argumentos e os motivos do protesto.

        Não generalize as coisas, nem todos de esquerda são baderneiros, nem todos estudam na UFRGS e fumam maconha, cada pessoa é diferente com motivações diferentes, entenda isso.

        E quanto ao meu argumento do “Por que tu não protesta por isso?”, ele é apenas um contraponto onde tu esta invalidando um protesto sugerindo outros motivos mais graves, desmerecendo assim a causa dos outros.

        Se essas pessoas quiserem protestar contra o porto de Cuba, que protestem, mas se não quiserem, não protestem, cada um que lute pelo o que acredita, e essa é a beleza de uma democracia, só não podemos esperar que os outros lutem por nós, por isso eu digo e repito, se quer protestar, proteste e pare de esperar que os outros protestem por ti.

        Grande abraço.

        Curtir

  2. pais horrivel dá nisso mesmo, se o povo estivesse satisfeito estaria em casa vendo o jogo, mas como esta p da vida vai quebrar mesmo. eu nao estaria la, mas o povo ta cansado gente!!!!!

    Curtir

  3. Façam as contas aí, o que dá mais prejuízo no brasil sao as pessoas que protestam (as vezes cometem ecesso, claro), ou a corrupção e o descaso com o povo. Vejam, a polícia recebeu ajuda do exercito, se preparou e tal para a copa, mas porque nao se preparam pra combater o trafico, os assaltos do nosso país? e os políticos, os piores né? o país não tem dinheiro pra cuidar dos seus doentes, mas tem pra fazer a copa das copas.

    Curtir

  4. Não vão prender. No ano passado, o nosso governador menor em tudo (sobretudo na moral) mandou a virada bater nos manifestantes e não nos baderneiros. Ao contrário, a baderna o interessa. Assim acabaram com os protestos. Este é o caráter do nosso governador. Aquele que mandou os pugilistas cubanos de volta para Cuba e que deu asilo a um assassino italiano. Este é o nosso governador, este é o caráter dele, ou melhor, a total falta de caráter dele.

    Curtir

  5. Deviam prender esta gentalha que não tem o que fazer e só soltar depois da Copa….
    Isto não é protesto é falta de vergonha e educação…a Brigada tinha que descer o Pau…
    Já estou pegando nojo desta cambada…..
    Deviam ir embora para um pais melhor já que aqui é tão ruim….

    Curtir

  6. Porque nao prendem e enbiam pra Cuba?

    Curtir

  7. Olha é um crime barbaro atacar esta rede de alimentos saudaveis o MAc sei lá,pois ate os que ganham bolsa familia e melhoraram de vida táo indo lá, é lamentavel .

    Curtir

  8. Protesto de cara limpa e sem vandalismo sim.

    Mas, Protesto com mascarados vandalizando a cidade não.

    será que não são pessoas pagas pra quebrarem a cidade para passar a imagem que protesto é uma coisa ruim??

    De qualquer maneira pichadores e vândalos deveriam levar um pau federal e levarem uma multa pesada, porque isso não é protestar, isso é coisa de vagabundo desocupado.

    Curtir

  9. A criatura quebra o mc mas usa nike? ã? A e tem mais quem paga os estudos desses vanda-los? o Povo, porque quem precisa está trabalhando, estudando.

    Curtir

  10. E a polícia não faz nada? Fica só vendo os baderneiros quebrando tudo?!

    Curtir

    • Kadu, se a brigada encostar um dedo em um desses marginais será feito a maior comoção contra policiais e em favor do “direito de protesto”.
      Hipocrisia você vê aqui no Brasil

      Curtir

  11. Lixo de protesto, de que adianta tudo isso agora ? Só para afastar investimentos e turismo na cidade ? Protesto deveriam ter feito quando a copa foi anunciada e não agora.

    Curtir

    • Sou contra a destruição, mas não contra os protestos.

      E o que mais escuto é essa frase “deviam ter feito quando a copa foi anunciada!” E o protesto seria com qual motivo, exatamente? só para eu entender….

      Curtir

      • todo mundo sabe que geralmente protesto acaba em pelo menos uma leve baderna. mas se nosso país fosse um bom lugar pra viver, nao estariamos passando por isso. Fazer o que né, isso tudo é efeito colateral da política desse país de quinta que agente vive. o povo tá cansado de tudo. e pra quem ta p da vida, so carregar faixas nao resolve nada. infelismente o governo tambem só enxerga quando a coisa vira bagunça. sem falar que o pior dano no brasil é a politicagem corrupta e que trata o povo igual a cachorr. ou será que eu estou errado. rssss?

        Curtir

    • Poderia dizer quais investimentos foram afastados por causa dos protestos?

      Curtir

  12. “a Copa não é do povo”, mas o que é do povo eles danificam ou destroem…

    Curtir

  13. Tem muito aluno da UFRGS aí. Eu sei porque eu ouvi dos próprios.

    Curtir

  14. Se eu fosse um estrangeiro que visse isso me sentiria muito desconfortável, me sentiria indesejado na cidade, sendo que é exatamente o contrário.

    Curtir

    • com todo o respeito, que se dane o estrangeiro mano. nosso povo morre nos hospitais, assaltados pelos ´´coitadinhos dos menores´´, paga impostos absurdos e tem que se matar de trabalhar pra político fazer gracinha que a copa vai ser um sucesso? Ah, paciencia né meu? O Brasil não é nem do brasileiro, porque que vai ser do estrangeiro. eles que nao voltem nunca ate termos um país decente!

      Curtir

      • O estrangeiro no Brasil não faz com que o povo morra, seja assaltado etc etc. Ao contrário, simplificando bastante: dá dinheiro pra tornar a nossa vida um pouco melhor. O que um estrangeiro gosta num país que visita é a mesma coisa que o povo desse país deseja: segurança, limpeza, beleza… Um país bom pra um estrangeiro é, sempre, melhor ainda pra própria população.

        Curtir

  15. Lamentável, mas esperado. Foda terem exposto os trabalhadores a isso e não terem declarado feriado. Olha em SP http://www.buzzfeed.com/mikehayes/brazilian-protesters-and-riot-police-clash-in-sao-paulo-just

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: