Agência exigiu outros documentos da prefeitura, governo estadual e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo
Após confirmar a homologação do sistema ILS 2 no Aeroporto Internacional Salgado Filho, sete técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) simularam nesta sexta-feira o funcionamento do equipamento. Porém, não há prazo para que ele comece a funcionar. O ISL2 deve minimizar em 30% os problemas com a neblina no terminal aéreo de Porto Alegre.
A ação ocorreu para verificar a funcionalidade dos aparelhos sob determinadas condições. Apesar de a Agência e a Secretaria da Aviação Civil terem informado no fim de maio que não havia qualquer pendência na instalação do ILS2 na cabeceira da pista, a assessoria de imprensa da Anac informou que seguem pendentes alguns pré-requisitos, sem especificar quais.
Um relatório com os resultados ainda precisa ser formulado. Além dos testes, a Anac também exigiu uma série de documentos da Prefeitura, governo estadual e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Aviação, que postergaram a operação do sistema antineblina para a próxima semana.
Em nota, a Agência resume que os resultados do relatório serão divulgados nos próximos dias. Porto Alegre recebe o primeiro jogo da Copa, entre França e Honduras, no domingo, ainda sem o ILS em operação. Na quarta-feira, a Holanda enfrenta a Austrália.
Apenas nesta semana, os passageiros enfrentaram 14 horas de fechamento no Salgado Filho na segunda, terça e quarta-feira.
Saiba mais
Esperado para entrar em operação antes da Copa, o ILS 2 só foi instalado em um lado da pista no Salgado Filho. A situação, entretanto, não é problema, segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O motivo é o fato de a maior parte dos voos ocorrer nessa área, próximo à BR 116.
A assessoria de imprensa do órgão esclarece, ainda, que não vai ser preciso desligar o sistema quando for realizada a obra de ampliação da pista, em data ainda indefinida. Pilotos de todas as companhias aéreas que atendem os aeroportos já equipados com o ILS 2, como de Guarulhos e Curitiba, estão habilitados a operar o equipamento.
Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho
Espero com ansiedade não apenas o Ok quanto o uso imediato, e que o aeroporto de fato tenha um número de horas fechadas por ano reduzida entre 30 e 50%. Também li que as cias e os pilotos que operam em São Paulo e Curitiba estão habilitados a operar o novo sistema. Eu já tento, sempre, chegar de 2h30min a 3h antes dos meus compromissos, não raro de trabalho, mas é sempre chato avisar à Chefia de um atraso aéreo por neblina, mormente quando sei da época do ano em que ocorre, e o porquê de então eu ter viajado à lazer. Muito, muito angustiante!!! E mais: acho que deveriam ter instalado o ISL 3, e não o 2, o que aliás, poderia ser exigido de empresa que porventura se interesse numa provável privatização do nosso aeródromo… ou alguém acha que a ampliação ocorrerá rapidamente!? Também entendo que deveriam ter mais empresas aéreas no Brasil, e não apenas três, falo das grandes, casos de Gol. TAM e Azul, desconsiderando a Avianca Brasil. Mais concorrência, e não à tanta união de cias aéreas: Gol+Varig+Web Jet = Gol; Azul+Trip = Azul; Pantanal+TAM+ Lan = TAM, etc, etc.
Sérgio, este post é do dia 13 de junho. O ILS II já está em funcionamento desde o dia 21 de junho.
https://portoimagem.wordpress.com/2014/06/21/finalmente-o-ils-cat-ii-entra-em-operacao-no-salgado-filho/
Sugestao a todos:
Facam suas malas e fujam do pais no primeira oportunidade que a neblina desaparecer.
Esse pais nao tem jeito.
As vezes dá vontade Gerson, as vezes dá vontade….
Já virou dramalhão mexicano. Ridículo!
são os interésses…
Incrível e inaceitável todo esse atraso! Ingenuamente, eu tinha o hábito de acreditar nos prazos dados pelas autoridades para qualquer coisa no país – mas ler o blog tem sido uma “montanha-russa emocional”: boas notícias são sempre seguidas de cancelamentos, atrasos, etc.
Apenas uma pergunta: se o Salgado Filho é o aeroporto que mais perde tempo com cancelamentos (e tem o maior tráfego da região) recém está instalando o ILS-2, por que Curitiba (que fica em segundo na lista de cancelamentos) sera agraciada com a instalação do ILS-3? Tudo bem que vai atrasar, a INFRAERO e a Anac vão postergar a instalação ad infinitum, mas só a existência do projeto em si já significa alguma coisa.
Me surpreenderia se tivesse funcionando.
e quando apresentarem isso vão exigir mais o que ? certificado de batismo dos pilotos? ta na cara que tem alguém represando nas altas esferas…em outubro isso muda…
Aonde anda o governador do Estado, o prefeito Fortunati, aonde anda os nossos deputados federal, senadores, estão todos em estado de ANESTESIA geral. Políticos do Rio Grande todos Padrão FIFA, Incompetência GERAL. Vcs aceitam tudo isto? E a Reação, acordem. Senhores Cupins da República.
Calma pessoal! Falta 30 dias para o final da Copa. Ainda tem tempo.
Cara a situação é de chorar de raiva… 7 anos… 7 anoss…
Quando já se espera pouco…