A hospitalidade brasileira foi o destaque para os estrangeiros

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

A hospitalidade dos brasileiros foi o que os turistas mais elogiaram nas 12 cidades-sede, nos primeiros dias do Mundial, em levantamento feito por repórteres e enviados especiais do jornal Globo sobre os pontos positivos e negativos na primeira semana da Copa.

Problemas como trânsito caótico, transporte público deficiente, falta de infraestrutura nos aeroportos e de informações turísticas na língua dos viajantes são os mais recorrentes.

No Rio, esteiras com defeito e elevadores parados são apenas alguns dos transtornos apontados por aqueles que chegam ao Aeroporto Tom Jobim. Em Fortaleza, a maioria dos restaurantes não possui cardápio bilíngue, mas os moradores se esforçam para entender e ajudar o visitante. Situação parecida acontece em Recife, onde atendentes do Aeroporto dos Guararapes não têm fluência em inglês nem em espanhol, mas o material distribuído é farto, como mapas da cidade e agendas culturais.

São Paulo, mais acostumada a receber um grande número de turistas, recebe elogios no que se refere aos serviços oferecidos em hotéis e restaurantes, mas é alvo de queixas com relação à telefonia e aos serviços prestados dentro do Itaquerão.

Já Salvador tem como principal alvo de queixas os engarrafamentos, com percursos que normalmente são feitos em 15 minutos exigindo quase uma hora.

Em Porto Alegre, o transporte público disputa com o trânsito carregado o topo da lista de reclamações. Mas seja onde for, o artilheiro no coração dos visitantes tem sido um só, escreve o Globo: o brasileiro.

Affonso Ritter



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , , ,

1 resposta

  1. Menos mal que o Brasil e Porto Alegre foram hospitaleiros para com os estrangeiros, para não fazermos vexame. Pena é que nós residentes sejamos quotidianamente hostilizados em nossa pátria. Ônibus atrasados, insegurança etc. Nestes dias de copa em Porto Alegre, é uma tranquilidade caminhar no centro vendo um efetivo de brigadianos tal que há décadas não se via. Mas, segundo dizem, despiram vários santos para vestir um só. ..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: