Finalmente o ILS Cat II entra em operação no Salgado Filho

Foto: Zé Arthur Eidt

Foto: Zé Arthur Eidt

O Salgado Filho está apto a operar com o ILS CAT II (Instrument Landing System – ILS Categoria II), sistema de aproximação de aeronaves em baixa visibilidade a partir deste sábado, 21 de junho.

A ANAC constatou que o operador atendeu às condicionantes da Decisão nº. 75/2014 da Diretoria da Agência, que aprovou, em 11/06, a isenção de requisitos para o processo de homologação do ILS-CATII no Aeroporto.

Conforme nota oficial, “o processo de homologação da ANAC observou padrões necessários para manter o nível de segurança das operações, tendo em vista as peculiaridades de pista do aeroporto”.

Mesmo assim o Aeroporto reabriu para pousos e decolagens somente às 10h12min deste sábado após ter permanecido fechado por cerca de três horas devido ao denso nevoeiro na zona Norte de Porto Alegre. Provavelmente iria abrir bem mais tarde se estivesse operando ainda o ILS Cat I.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), das 35 partidas programadas, 15 sofreram atrasos e duas foram canceladas. Das 21 chegadas previstas, três atrasaram e outras três foram canceladas.

Informações do Correio do Povo.

______________________

Diagrama para entender a diferença entre o ILS I e o II:

10488230_649942258416498_4534797424333454172_n



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação

Tags:, , ,

5 respostas

  1. Finalmente!!!!!
    Esse equipamento foi instalado no Aeroporto Internacional Afonso Pena em Curitiba a muitos anos em Curitiba, vamos agora fica no aguardo que o numero de horas fechadas no Salgado filho caia significativamente.

    Curtir

  2. O aeroporto tem, mas nem todos os aviões que voam no Brasil tem o equipamento adequado. Boa champz!

    Curtir

  3. Finalmente.

    Curtir

  4. Lembrando que para o ILS CAT II operar:

    Pousos:
    Visibilidade horizontal: 350m
    Teto: 100 pés

    Decolagens:
    Horizontal: 500m
    Teto: 100 pés

    Curtir

  5. Um bom dia para começar, a neblina persiste ao meio-dia na zona sul.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: