CAUGE aprova ampliações de shoppings e de hospital

BarraShoppingSul

BarraShoppingSul

A Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento-Cauge, vinculada ao Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA), aprovou a ampliação de três grandes empreendimentos em Porto Alegre: do Shopping Moinhos de Vento, do Barra Shopping Sul e do Hospital Ernesto Dornelles.

O projeto do Shopping Moinhos, localizado na rua Olavo Barreto Viana, prevê a ampliação do centro comercial na rua Doutor Timóteo. Serão sete novos pavimentos, somando um total de 10,5 mil metros quadrados de área construída, sendo que quatro deles no subsolo, criando 685 novas vagas de estacionamento. Os outros três novos andares, a partir do térreo, ampliam a área comercial e serão destinados a novas lojas. Para atender o plano diretor cicloviário, o projeto prevê a criação de bicicletário.

No Barra Shopping Sul, localizado na avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, foi aprovada a ampliação do shopping center em mais 80 mil metros quadrados, divididos em três pavimentos de lojas que vão ocupar a área onde está localizado o estacionamento externo no nível Jockey. O projeto aprovado contempla a construção de duas novas torres, sendo uma para um hotel, outra para um apart-hotel, além de um novo edifício empresarial. Todos com 23 pavimentos. Serão criadas ainda 3.253 novas vagas de estacionamento que estarão distribuídas em seis pavimentos junto a nova extensão destinada às lojas.

O hotel terá capacidade para 320 unidades de alojamento. O apart-hotel, que contará também com um centro de eventos terá capacidade para 260 apartamentos. Estes novos prédios serão construídos junto à área atualmente ocupada pelo estacionamento do hipermercado.

Já a ampliação do Hospital Ernesto Dornelles, localizado no número 1801 da avenida Ipiranga, consiste em dois novos pavimentos no prédio do centro clínico, ainda em construção. O 13º andar e um subsolo, onde vão funcionar os serviços de apoio hospital. O projeto aprovado prevê ainda a construção de uma passarela ligando o centro clínico ao prédio principal do hospital e a ampliação do andar térreo.

Prefeitura de Porto Alegre

Notícia do início do ano, repostada

___________________

Para onde será a expansão do Moinhos Shopping ??? (em branco a área atual)

moinhos-shopping

moinhos-shopping2



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Prédios, Shopping Centers

Tags:, , ,

23 respostas

  1. ^^ So acho que a prefeitura deveria exigir como contrapartida um telhado “verde” no topo daquele estacionamento concretoide que estao planejando no shopping.
    (o mesmo deveria ter sido feito no Beira-Rio)

  2. O Barra vai ficar legal demais, pena que demora pra ficar pronto 😦

  3. Pior que a ampliação física do Moinhos é a previsão de 685 vagas de estacionamento e de alargamento da Dr. Timóteo. O Moinhos de Vento é bem servido por transporte público, e o alto valor imobiliário do bairro é muito influenciado pelo fato de ali ainda existir um tecido urbano que estimula a caminhada. Até os EUA já se deram conta da importância de aumentar – e não diminuir – os espaços para pedestres. Deixo aqui um artigo interessante sobre o valor econômico desses espaços: http://www.sustainable-mobility.org/getting-around-today/pedestrians/could-pedestrians-be-more-economically-important-than-cars-.html

  4. No Moinhos, já derrubaram.

    Olhem o número 926 da rua Dr. Timóteo no Google Street View para ver.

  5. A expansão é sobre aquele estacionamento que dá para Dr Timóteo, por onde entram as celebridades no hotel

    • Exatamente essa área demarca, exceto a parte laranja que pertence a garagem de um prédio da 24 de Outubro.
      Esse estacionamento é usado por funcionários da administração do shopping e acho que lojistas. A “casinha” a direita da tela ( quase em cima da palavra “privacidade”) é o refeitório dos funcionários das lojas. Ali do lado já foi destruída uma casa. O prédio do lado esquerdo do estacionamento também estava em processo de demolição quando eu fui lá (uma amiga trabalhava em uma loja e a acompanhei num intervalo).
      Esse prédio da esquina com a Tobias da Silva não deve ser derrubado, tem muitos apartamentos e deve ser muito dificil convencer a venderem.Provavel que na parte mais estreita as lojas sejam retangulares e devem construir uma entrada pela dr. timoteo, pra gerar fluxo pra essas lojas “do canto”.

    • Hummm muito boa a discussão, parabéns aos envolvidos.

      Dei uma olhada no Street View, se adicionarem uma pista ali nesse trecho vai ficar meio apertado para os pedestres.

  6. Não consigo imaginar como vai ser essa ampliação. Vão demolir algum prédio ?

  7. Vi que o Gilberto colocou fotos do shopping agora… então, na vista aérea o shopping se parece com um “L”. Dentro da área do “L” tem um telhado laranja, de telhas de barro. Esse que imaginei que poderia ir abaixo para a expansão.

  8. O do moinhos que me preocupa, o que será que vão derrubar pra ampliar?

    O barra, sei la, não gosto por ser muito grande, prefiro um shopping mais alto, que não precise caminhar tanto, um Iguatemi ou Praia de Belas. da vida. Ou melhor, que não passe a sensação de que tenha que caminhar tanto, o barra vai ficar enorme.

    Sobre o hospital, bom, não tem do que reclamar, é sempre bom.

    • Há boatos que a ampliação do Moinho vai envolver o corte das árvores da Dr Timóteo, e a diminuição das calçadas de ambos os lados para colocação de mais uma pista.

      A prefeitura não se manifesta mais sobre o tema, e se fato acontecer serão cortadas de madrugada nos finais de semana, como já virou de praxe

    • Mas o Iguatemi não é muito maior? Ou tu quer dizer que estando uma área enorme num andar fica meio “monótono”?

      • Exato.
        Acho que com a ampliação do Iguatemi, vai ficar igual.

        Não gosto muito de caminhar no barra.

        Mas claro, se for igual ao Bourbon da Assis Brasil, só piora.
        haha

  9. Falando em hotéis no Cristal, me chamou a atenção um terreno baldio por aqui. Perto da Icaraí com a Raul Moreira tem um terreno com um muro branco, há pouco tempo era uma garagem/lavagem. Agora está fechada e tem uma placa falando de impacto nos vegetais, pois vão cortar algumas árvores ali (5 se não me engano) e a razão social é de um hotel também.

  10. Alguém sabe que espaço o Shopping Moinhos vai usar para essa expansão? Lembro de um pequeno prédio na esquina com a Félix, será que é ali?

    A expansão do barra faz sentido, agora é só torcer que o edifício garagem seja minimamente agradável aos olhos hehe. Se bem que vai ficar nos fundos. Sou vizinho do shopping e acho que isso só vai valorizar a região, mas honestamente acho curioso fazerem todas essas vagas de hotel e apart-hotel aqui…

    Sobre o Ernesto…. \o/

Faça seu comentário aqui: