Porto Alegre recebe medalha de reconhecimento da FIFA

José Fortunati e Presidente da Fifa Joseph Blatter. Foto: Divulgação.

José Fortunati e Presidente da Fifa Joseph Blatter. Foto: Divulgação.

Os jogadores das seis seleções já classificadas para as quartas-de-final da Copa do Mundo 2014 – e das outras quatro que ainda disputam esse direito nesta terça-feira, 1º – ainda terão de correr muito para ganhar as medalhas da Fifa, destinadas aos três primeiros colocados na competição. Mas Porto Alegre, que encerrou sua participação no Mundial na tarde chuvosa e iluminada de inverno deste histórico 30 de junho, já ganhou a sua. O prefeito José Fortunati recebeu, em nome da cidade, das mãos do presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, a medalha em reconhecimento pelo sucesso do papel da capital gaúcha na organização do evento.

Foi o coroamento de um trabalho planejado e executado com a participação intensiva de praticamente todas as secretarias do município. E que chegou ao quinto jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre coberto de êxito. “Nossa equipe está de parabéns. Estou, ao mesmo tempo, orgulhoso e realizado, porque sei o quanto de esforço precisou para que tudo saísse como deveria. E, devo confessar, saiu até melhor”, afirmou Fortunati, após a emocionante vitória da Alemanha sobre a Argélia, obtida na prorrogação. A disputa épica terminou em lágrimas e aplausos para as duas equipes. Os mais de 43 mil torcedores que aplaudiram de pé a saída dos jogadores também merecem aplausos. Afinal, foi aqui, na terra de Ronaldinho e Falcão, que as redes balançaram mais vezes até agora na Copa 2014.

No Caminho do Gol: No último jogo em Porto Alegre, o prefeito percorreu o Caminho do Gol. Uma iniciativa tão bem-sucedida que foi observada pela Fifa, no jogo entre Argentina e Nigéria, e poderá ser adotada em futuras Copas do Mundo em outros países. O prefeito iniciou a caminhada na área dos consulados na Praça Izabel, a Católica, onde se juntou a grupos de torcedores argelinos e alemães, rumo ao Estádio Beira-Rio. O tempo, que amanheceu chuvoso, colaborou e a chuva deu uma trégua, fazendo reaparecer aquela que já se tornou uma marca registrada da cidade nesta Copa 2014, a alegre peregrinação de turistas e porto-alegrenses, com destino à sede do Mundial. “Foi uma experiência emocionante e inesquecível”, afirmou Fortunati, ao se aproximar do Estádio Beira-Rio. “Estamos encerrando nossa participação na Copa do Mundo de 2014 com chave de ouro”, completou.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , , , , ,

35 respostas

  1. Parabéns prefeito José Fortunati e sua equipe, continuem nesse ritmo, Porto Alegre está cada vez mais bonita, estão fazendo o que muitos antes nunca se prestaram a fazer, as obras.Sou fã deste governo municipal. Pena que o estadual não posso dizer nada de bom.

    Curtir

  2. Realmente esse Caminho do Gol foi uma belíssima ideia, e caracteriza bem o espírito brasileiro, que sempre da um “jeitinho” de transformar a nossa tradicional falta de planejamento (e execução) numa festa e nossas mazelas em virtude, Parabéns!

    Curtir

  3. Este pessoal que comenta aqui nunca acha que alguma coisa é boa. Os estrangeiros que aqui estiveram elogiaram muitas coisas.
    Morda a língua quem costumava dizer: IMAGINA NA COPA.
    Saiu tudo perfeito para quem como nos é emergente. Não somos primeiro mundo, estamos atrasados mas mesmo assim conseguimos dar conta do recado.
    Puxa gente! quanto pessimismo.
    O Caminho do Gol para a Arena seria o mesmo caminho que faz a Procissão de Nossa Sra dos Navegantes e para a Arena tem Metrô, e a capacidade é 60540 pessoas…..

    Curtir

  4. Se…Se a Alemanha e o Japão tivessem ganho a guerra, nós estaríamos falando alemão ou japonês agora ? Se o Kennedy não tivesse sido assassinado, será que os Soviéticos teriam chegado primeiro na Lua ? Se o Senna não tivesse morrido, será que o Schumacher seria 7 vezes campeão mundial ?
    Pessoal. A Copa em POA foi maravilhosa, o Beira-rio está maravilhoso, os jogos foram fantásticos, A Copa do Mundo foi no Beira-rio, e ponto final.
    Gostando ou não, secando ou não, a Copa do Mundo aconteceu no Beira-rio. Está na história.

    Curtir

    • Melhor comentário até agora. Como o pessoal gosta de falar “SE” ! Não existe “SE” !

      Curtir

    • “É estudando, analisando e debatendo a história que produzimos o conhecimento. Aliás, aprendemos a não cometer tais “erros” numa situação semelhante”.-Professora Norma, em minha primeira aula de história. Espero que daqui há 64 anos se o Brasil voltar a ser sede, leiam meu comentário e pensem melhor suas atitudes (brincadeira, óbvio) HUAHUAHUA
      Esses exemplos são sacanas, mas muito se aprendeu questionando a história. O “se” do passado nos ajuda a escolher o melhor “se” do futuro.

      Curtir

  5. Caminho do gol escondeu a falta do monotrilho/aeromóvel que eles divulgaram no projeto.

    Curtir

  6. O B. Rio é bonito, bem localizado e tudo mais (embora as obras do entorno como hotéis e os píeres terem sido abandonadas, totalmente lamentável). Mas de longe, a Arena era a melhor opção, e Porto Alegre ganharia muito mais destaque e benefícios.

    Primeiro: Quase certeza que Porto Alegre teria participado da Copa das Confederações, por motivos óbvios, já que Recife entrou no sufoco, se tivesse outra opção, a FIFA escolheria POA, até para não regionalizar demais (pois só ficou em 3 cidades do nordeste, Brasilia, Rio e BH). Segundo: Algo teria sido feito para facilitar o acesso ao estádio (benefício pra cidade). Terceiro: Devido à capacidade, a Arena podia ter sido palco de um jogo da Seleção Brasileira, que foi a única com sedes “escolhidas”, e está jogando apenas nos maiores estádios, já perceberam? Digo que teria chance justamente porque a Dilma disse pra FIFA que não queria a Seleção jogando só em uma região. Mas os Jogos estão sendo só em SP, Brasília, 2x em Fortaleza e 2x em BH. Tirando as Confederações, que também teve Brasília, Fortaleza, Salvador…

    Aliás, fico pensando quase sempre, como que o Beira Rio passou da capacidade de 51 mil, projetada pra copa, pra só 43? É menor até que a Arena da Baixada e a Arena Pantanal. A Arena do Grêmio também teve redução em relação ao projeto, mas foi de 5 mil (também acho alto).

    Acho, sinceramente, que Porto Alegre merecia mais. Além de ser excluída da Copa das Confederações, não teve nenhum evento/cerimônia oficial pré-copa(como outras cidades). O único boom de Poa foi receber a Argentina.

    As sedes nordestinas foram as que mais “lucraram” com essa Copa, souberam aproveitar

    Ah, o local da Fan Fest independe do local do Estádio. Aquele anfiteatro é ideal para isso.

    PS: A arquitetura do Beira Rio é mais interessante que da Arena. Não torço para nenhum dos dois times. Essa é uma visão geral do ocorrido em Poa.

    Curtir

    • Mesmo que fosse na Arena, não receberíamos jogos do Brasil. A capacidade atual da Arena é de 55 mil pessoas, mas atrás das goleiras não há cadeiras, o que reduziria a capacidade para 50 mil (apenas um chute). Colocando-se o espaço destinado à imprensa que retira mais assentos e a diminuição de capacidade por motivos de segurança, então chegaríamos praticamente aos mesmos 43.000.

      PS: após a copa, a capacidade do Beira-Rio retornará para 51.000 e poderá chegar a 56.000 sem cadeiras atrás das goleiras.

      Curtir

      • É difícil falar de algo não ocorrido. Mas ainda acho que sim. A arquibancada sem cadeiras da Arena e relativamente pequena, pois é só a Norte inferior. Além do que, mesmo com capacidade de 55 mil, a arena já recebeu até 60 graças a essa arquibancada. Geralmente, pelo que vi, a área de imprensa reduz apenas em 2 mil lugares. Dá pra perceber nos outros estádios se ver capacidade projetada e capacidade durante a Copa, a diferença não é tão grande como do B. Rio.

        Ano passado, o Beira Rio teria 51 mil pra copa, e depois 56 se tirar as cadeiras atrás dos gols, assim como a Arena.Acho que ambos estádios deveriam ter sido projetados para aumentar a capacidade durante a Copa e não reduzir. Em todas as Copas, é muito comum o uso de arquibancadas móveis durante os jogos, depois tiram. Mas não há espaço pra isso por lá.

        Mas como disse, não da pra saber, mas de fato, pelo menos na Copa das Confederações, um jogo da Seleção teria mais chance, exemplo de Salvador com mesma capacidade da Arena.

        Curtir

    • É claro que a Arena é mais estádio, eu sou colorado e reconheço isso. Mas pra imagem da cidade é melhor o Beira-Rio. Próximo da Fan Fest, da Cidade Baixa, do Centro, do Marinha…

      Se queremos deixar uma boa imagem pro turista não dá pra pensar somente no estádio.

      Curtir

      • Você prefere isso do que mais jogos (que incluem mais turistas), participação na Copa das Conf. e destaque? Concordo com o que disse, mas não acho primordial e não impede o turista de conhecer essa parte mais bonita. Em Recife o estádio fica no fim do mundo, em outra cidade que antes era isolada. Lá, foi um sucesso.

        Curtir

      • Só para esclarecer:
        Em Pernambuco na cidade de são Lourenço da Mata onde fica localizada a Arena Pernambuco, segundo fontes locais e relatos de turistas a distância da Arena em relação a Recife foi muito ruim, o transporte até lá com ônibus lotados com calorão e alto preço dos taxistas e somando a isso teve um jogo que choveu muito causando engarrafamento foi a principal queixa dos estrangeiros, já a gastronomia e praias foram aprovados…

        Curtir

      • Pois é! O Estádio Longe não impediu deles conhecerem o bom da cidade. Nesse caso específico, achei genial pois o legado será maior, haverá mais integração metropolitana entre cidades. Isso trouxe pra são Lourenço os benefícios que tanto falo, rodovias,e até um campus da Universidade de lá. A Copa é passageira, o legado é o que importa.

        PS: O principal acesso à Arena Pernambuco se dá por metrô que sai direto da zonta hoteleira.

        Curtir

    • Fato: Beira Rio é ”maior” que Arena Pantanal, arena da Baixada, Arena Dunas, arena Amazônia.

      E depois da copa ficará maior que a arena Corinthians e fonte Nova ( porque lá será removida parte das arquibancadas).

      Sobre Beira rio e Arena digo que:

      Beira Rio= 44 mil pagantes + 800 lugares de skyboxes e camarotes que não lotaram e mais 500 acentos não utilizados + 5800 lugares retirados para imprensa = 51.100 lugares…

      Arena 55mil acentos – 4 mil das cadeiras a serem colocadas na geral e mais 5 mil para imprensa = 46 mil lugares…

      Resumo:
      – Menos de 2 mil lugares de diferença, não é motivo para troca de estádio…

      • Copa das confederações: Foi uma perda sim, mas Sinceramente, depois de todos aqueles protestos foi até bom não ter vindo pra cá, naquela hora…
      • Em geral a localização do Beira Rio é o diferencial e não estou nem falando qual é o melhor estádio pra não gerar confusão, estou me referindo o que é melhor para Porto alegre sediar copa…

      Curiosidades:
      – Em 1972 Seleção Gaúcha 3 x 3 seleção brasileira foi o Recorde de Público do Beira Rio com 106.557 mil, hoje cabe menos da metade. (loucura né)…

      • A Arena do grêmio seria projetada para 52mil lugares, quando souberam da capacidade do Beira Rio após a reforma seria superior a isso, a arena foi projetada para 60mil lugares e hoje está com 55mil podendo diminuir para quase 50 mil colocando cadeiras atrás do gol…

      • O caminho do gol foi uma solução para a falta de metro, mas ficou legal e serve de exemplo para as próximas copas…

      Curtir

      • Os mais de 100 mil torcedores aconteceu há décadas quando não tinha as frescuras da FIFA, Hoje seria impossível.O 60 da Arena foi bem recente.
        Acabei de ler o projeto técnico da Arena. Se fosse utilizada para copa, teria a capacidade de 52.398 e ainda teria uma carta na manga por conta do espaço do fosso, que poderia ser coberto e aumentar a capacidade (palavras da OAS)
        Como disse, diferente do Beira Rio, Fonte Nova, Corinthians, Pantanal, Dunas….. tiveram alternativas de ampliarem durante a copa, o Beira Rio foi reduzido.
        Mas, enfim, nada vai mudar. Foi o Beira-Rio, já aconteceu. Não vale a pena mais essa discussão tardia.
        PS: No amistoso Brasil vc França na Arena, envento oficial da FIFA, houveram na Arena 51 643 pagantes, mais imprensa.

        Curtir

      • Obs:

        No jogo Brasil x França, A fifa não instalou na Arena as instalações para imprensa igual fez com o Beira Rio, reduzindo a capacidade do estádio. se a fifa tivesse feito isso na Arena a capacidade diminuiria…

        • E dos 52.398 lugares da arena pra copa, não foi descontado as instalações para imprensa, porque se fosse diminuiria ainda mais…

        Enfim, são apenas números…

        Curtir

      • Não. Os 52 já estão descontados(se não seria 55 e como disse, ainda tem o fosso), me certifiquei disso, pois o Grêmio e todos os outros estádios divulgaram as capacidades durante a Copa ainda nos projetos e, de fato, todos os estádios estão recebendo o público esperado, exceto o B. Rio, que divulgou os 50 e recebe 43( talvez, então, eles não tivessem descontado com a imprensa pra divulgar isso tudo, mas o correto seria descontar). Hoje são apenas números, mas há anos atrás se fossem bem analisados, mudaria o rumo das coisas. Não vale mais agora. Se quiser, procure o projeto técnico da Arena, é fácil de achar. Se quiser.

        Curtir

      • Discussão tosca….. ZzZzZzZ

        Curtir

      • Concordo que esteja tosca porque foi guiado para um lado mais fútil. No entanto, minha intenção era mostrar que havia chances de mais um jogo na Copa (Quartas), participação nas Confederações (com um jogo do Brasil, quem sabe)isso sim é importante analisar.

        Curtir

      • Nãoooo Dan,

        tu não entendeu,
        dos 55mil lugares que existem hoje colocando as cadeiras atrás do gol da arena ficaria em 52.398mil… (Foi apenas isso que o Grêmio computou)

        Mas a arena não computou a área para imprensa que diminuiria ainda mais o estádio…

        Na verdade nem o Inter imaginava que esses lugares de imprensa construídos pela fifa diminuiriam ”tanto” assim a capacidade do Beira Rio…

        Se tu notar ( e já deve ter notado) em todos os estádios da copa, a fifa construiu lugares para imprensa com cores azuis…

        sobre a Arena, eu conheço o projeto e conversei com o Sr. Rossi responsável pela Arena, e realmente esses lugares de imprensa não foram computados…

        Abraço

        Curtir

      • Concordo com teu cálculo dos 2.000 de diferença. E poderia ser menor ainda a diferença, pois muitos estádios tiveram assentos não comercializados devido a pontos cegos, pois as placas de publicidade da FIFA são maiores que as utilizadas no Brasileirão, pra não atrapalhar tribunas, setores da imprensa, etc.

        Resumindo: teríamos a mesma capacidade praticamente e os mesmos jogos. Talvez tivessemos recebido a Copa das Confederações, mas a cidade estava pronta para isso? Imagino que não, pois para o Beira-Rio, ficou tudo pronto na semana do primeiro jogo.

        Curtir

      • Entendi perfeitamente. Vou redizer o que já disse especificando mais ainda e citando fontes para acabar de vez com a discussão.

        Hoje, do jeito que está, a capacidade com a arquibancada Norte Inferior sendo ocupada por cadeiras ou sem é praticamente a mesma.O Corpo de Bombeiros limitou isso quando os torcedores começaram a se matar lá dentro na época que cabiam 60 mil e aí sim nessa arquibancada cabiam mais pessoas do que se fosse cadeiras. Hoje a área calculada por pessoas com assentos é a mesma calculada por pessoas em “pé”. Não muda muita coisa, ambas as opções cabem mais ou menos 5 mil torcedores.
        Para se ter uma ideia, a capacidade da Arena sem ninguém ocupando aquela arquibancada (nem em pé, nem sentado) já chega aos 50k.

        Portanto, a capacidade é de 55k, descontando a imprensa fica 52k, como havia dito. Ainda se você quiser dizer que a área para imprensa é de
        4 mil, 5 mil… ainda sim teríamos 50 mil torcedores PAGANTES, e não 43 como o Beira-Rio.

        Minha fonte é o Marcelo Camara Ferla, coordenador da Arena Porto Alegrense, que gentilmente respondeu meu e-mail o qual
        disponibilizo. o PrintScreen

        http://www.casimages.com.br/i/140703104216841639.jpg.html

        Curtir

  7. Que debate inútil Arena vs Beira Rio. A copa acabou e o Beira rio deu pro gasto (não comprometeu). Agora cada torcida seja feliz com seu estádio e com seu time, afinal só vão um no estádio do outro em grenal. Aproveitem o estádio do seu time, sejam felizes com que cada um tem de bom e de ruim !

    Curtir

  8. Imaginem o caminho do gol para a Arena..

    Curtir

  9. Sem grenalizar, mas é evidente que a escolha do Beira Rio para a copa é muito melhor que a da Arena.

    A Arena mesmo que próxima ao Trem, aeroporto e freeway, está longe da parte central da cidade, além do mais a paisagem ao redor da arena não ajuda em nada com aquela comunidade pobre ao lado, (Imagina a fan fest na av: JJ Rener, que horror)…

    O Beira Rio está localizada numa área central ao lado do Parque Marinha, orla do Guaíba e shopping, Morro Santa Tereza e acampamento farroupilha, além das belezas naturais em volta, há infraestrutura ao redor para promover o evento, tanto que a fan fest foi realizada no anfritheatro por do sol.

    O caminho do gol foi uma solução muito boa para o deslocamento dos torcedores até o estádio, promoveu festa, alegria e ponto de encontro aos estrangeiros.

    Os próprios estrangeiros elogiaram que em Porto alegre, a fan fest, o estádio e a área central, são muito próximas umas das outras, o que não ocorre em outras capitais onde o deslocamento é muito maior e confuso, o que prova que o caminho do gol foi uma ideia muito boa…

    Curtir

  10. O caminho do gol foi uma boa idéia. Mas não se iludiam. Era pra ter uma linha de metrô ali. Na arena era possível sim pois Se usaria a estação Anchieta e a padre Leopoldo

    Curtir

  11. Aposto que vão dar para todas. Ao menos no Rio o cara foi sincero e disse que vai derretê-la. http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2011/07/29/prefeito-do-rio-diz-que-vai-quotderreter-e-venderquot-medalha-da-fifa.jhtm

    Curtir

  12. As forças armadas do mundo inteiro já sabem a muito tempo que é bem mais barato dar uma medalha para o soldado do que pagar a ele por sua dedicação a guerra.

    Melhor dar uma medalha que custa uns 30 reais do que arcar com custos fãs estruturas temporárias, por exemplo.

    Curtir

  13. Legal. Foi menos pior do que estava se desenhando. Mais ressaltemos a boa recepção dos porto-alegrenses aos turistas, ao estádio que é lindo e tudo.

    Porém não querendo ser amargo, mais já sendo…É lamentável que obras viárias ficaram apenas no papel, que o sistema BRT ainda não funciona, que o cais do Porto tão prometido não passou de promessa, que o centro continuou sujo, com calçadas quebradas, que o aparelho anti-neblina foi colocado já com a competição em andamento.

    Curtir

  14. Esses problemas são lamentáveis mesmo. Mas a prefeitura fez a escolha correta com a Copa no Beira-Rio. O Caminho do Gol foi um sucesso, algo que não poderia ser feito se fosse na Arena. A escolha do Beira-Rio possibilitou que os turistas ficassem mais próximos da parte mais central, histórica e melhor preparada para recebê-los.

    Curtir

    • Opa, meu comentário foi resposta para o de um gremista, que foi apagado. No comentário dele, estava uma foto de uma parte alagada do entorno do Beira-Rio e o lamento pelo sofrimento dos turistas, nas entrelinhas criticando a escolha do Beira-Rio ao invés da Arena como sede da Copa.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: