EPTC realiza ações educativas junto a usuários de ônibus

O comportamento dos usuários de ônibus no dia a dia de utilização do transporte coletivo, com menos riscos de acidentes nas travessias próximas aos terminais, além do respeito aos bancos exclusivos dos idosos, são focos das ações desta semana dos agentes de educação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Estão marcadas atividades na tarde desta segunda-feira, 7, a partir das 15h, no Terminal Triângulo, e na quinta-feira, 10, também a partir das 15h, no Terminal Rui Barbosa, área central.

O agente Júlio Almeida, da Coordenação de Educação para a Mobilidade, explica o desenvolvimento das ações: “vamos realizar abordagens e distribuir folhetos com dicas sobre travessias seguras principalmente nas imediações dos terminais, com intensa circulação de pessoas e riscos maiores de atropelamentos. A questão do respeito aos bancos exclusivos nos ônibus também é preocupação da EPTC nessas nossas atividades, para evitar atritos, constrangimentos entre os usuários”.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:onibus

Tags:, ,

14 respostas

  1. Sobre liberar os carros nos corredores e isso ajudar o transporte publico, na entrada da Farrapos, com essa liberação, o transito andava mais e evitava de todos ficarem trancados.
    Geralmente os carros andavam até a primeira esquina e ja voltavam pra parte deles, não sei como é no caso desse vídeo.

    Curtir

  2. Acho que as pessoas só vão evoluir com o transporte publico quando o mesmo melhorar.

    Não creio que tantas pessoas depois de um dia de trabalho cansativo vão querer dar o lugar no ônibus para algum idoso para ficar sufocado na multidão enlatada.

    Isso só deixa as pessoas mais irritadas e sem vontade de colaborar.

    Curtir

    • Discordo ao menos em parte, já vi gente não dando lugar para idoso mesmo em ônibus não lotado. Mas provavelmente ajudaria.

      Curtir

      • Claro que tem gente que ajuda, não posso falar de todos, sempre vai ter uma boa alma que vai ajudar, mas outras pessoas não fariam isso.
        Trabalhei muitos anos no centro, e pra ir pra aula, ou voltar pra casa do trabalho, era comum as pessoas tocarem nesse assunto, principalmente quando algum idoso começava algum escândalo por causa de lugar, as pessoas ficavam indignadas pela falta de lugar, e pelos idosos irem para o centro fazer compras e voltar na hora do pico. Mas claro, não são todos que fazem isso, alguns por falta de opção, mas na hora do estresse, as pessoas não pensam nesses detalhes,

        Curtir

      • Me expressei mal, quis dizer que tem gente que não dá lugar mesmo quando tem espaço no ônibus.

        Curtir

  3. Boa notícia. E campanhas para os motoristas?

    Curtir

    • E veja que campanha para os motoristas pode até ser incluído nas verbas do plano cicloviário. Mesmo assim a prefeitura não mexe uma palha.

      É que campanha para os motoristas diminui as multas, sabe como é? O certo mesmo é multar escondido para que o motorista só descubra meses depois e nem se lembre o que é que fez de errado.

      Curtir

  4. E a campanha de respeito a faixa de pedestre. Pra mim essa deveria ser a principal. Pelo jeito foi esquecida. Parece que é mais fácil fazer campanha dizendo para o pedestre “se cuidar”.

    Curtir

  5. Será que vai ser uma ação a longo prazo ou vão deixar cair no ostracismo como a finada campanha do novo sinal?

    Curtir

  6. A EPTC realiza ações educativas para isso?

    Curtir

    • A Eptc em certos momentos libera os carros para andarem nos corredores, já vi isso diversas vezes.

      E dependendo do ponto, ajuda inclusive os usuários do transporte publico, como na saida do centro quando chega na Farrapos.

      Curtir

      • Então é pior do que eu pensei… Não é simples inação é ação errada da EPTC.

        Só não entendi como pode ajudar o usuário do transporte coletivo. No próprio vídeo em 0:45 aparece um ônibus que saiu atrás de um carro, ou seja, eles devem ter parado em uma sinaleira e o ônibus teve que ficar esperando o carro arrancar para ele arrancar também.

        Depois vem a prefeitura decretar aumento da tarifa pois demora mais para os ônibus completarem seu itinerário.

        Curtir

      • Não libera nada! Kkkkk

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: