EPTC muda o trânsito para qualificar a entrada de Porto Alegre

 

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A partir de segunda-feira, 14, às 12h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai retirar os semáforos do cruzamento da av. Mauá com a rua da Conceição, embaixo do novo viaduto da Júlio de Castilhos. Essa primeira medida faz parte de um projeto de qualificação da circulação da entrada da Capital, visando maior segurança e fluidez nas avenidas Castelo Branco, Mauá e imediações da Rodoviária.

Além da retirada dos semáforos, outra importante novidade é que a av. Castelo Branco ficará com duas faixas livres para a Mauá, indicadas com sinalização de Siga Livre. Essa iniciativa, segundo estimativa do setor de planejamento da EPTC, dará um ganho de 50% na fluidez da entrada da Capital. A EPTC também revisou os planos semafóricos da av. Mauá e implantou faixas informativas para alertar os condutores, na descida da av.Castelo Branco e na rua da Conceição, junto à passarela.

Mudanças são complemento à construção do viaduto Júlio de Castilhos  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Mudanças são complemento à construção do viaduto Júlio de Castilhos  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

“O projeto que estamos implantando é um complemento após a conclusão do viaduto da av. Júlio de Castilhos. Nosso objetivo é facilitar o acesso à Capital. Os primeiros dias, após a mudança, poderão ter algum impacto, por ser uma novidade. Por isso, intensificaremos muito o monitoramento na região e promoveremos ajustes, se for necessário”, afirma a arquiteta Carla Meinecke, gerente de planejamento de trânsito da EPTC.

As mudanças na entrada da Capital não param por aí. A EPTC implantará mais alterações no tráfego da região. Segundo Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, esse conjunto de medidas qualificará não só a entrada da Capital, mas o acesso à área central. “Quem vem do Túnel da Conceição, Farrapos e Mauá vai perceber o ganho de qualidade. Mas não são só os condutores que ganharam uma nova alternativa, os pedestres também serão contemplados. Estamos reavaliando o posicionamento das paradas de ônibus nas imediações da Rodoviária. Nossa ideia é qualificar o acesso aos diversos ônibus que circulam pela região”, declarou Cappellari.

Outras mudanças previstas

  • Relocação do semáforo da Av. Júlio de Castilhos, no cruzamento com a Cel. Vicente, trazendo mais segurança aos pedestres, principalmente quem utiliza os ônibus da via, organizando melhor o tráfego. Intervenção estimada para setembro.
  • Avaliação da circulação, sinalização e definição de ajustes necessários para a segurança dos deslocamentos de pedestres, buscando organizar, racionalizar e melhorar a circulação geral na área, principalmente em relação ao transporte coletivo.

 

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Rodoviária de Porto Alegre

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10 respostas

  1. Com a interrupção da conversão Mauá/Coronel vicente (devido o viaduto inciar no cruzamento da J. de Castilhos com Cel. Vicente) os veículos que outrora utilizavam esta conversão (Mauá/Cel. Vicente) permanecem mais uma quadra trafegando pela Mauá, impedindo os ônibus de se posicionarem na pista da esquerda da Mauá por mais de uma quadra pra adiante efetuarem a conversão para os seus respectivos terminais. Com a liberação de mais uma pista de siga livre para quem vem pela castelo branco os ônibus oriundos da Conceição ficarão apenas com uma faixa para trafegar na Mauá por mais de uma quadra -ocasionando reflexos na fluides dos ônibus em horário de pique. Será o caos no túnel da Conceição centro -bairro. Aguardem e vejam!

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  2. Informação dos ônibus nas paradas… em Canoas-RS:


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    • Esse “serviço” é uma bela porcaria. Aquela tabela Branca não mostra as linhas que passam naquela parada, e sim todas as linhas da cidade, sem itinerário nem nada, apenas o nome e o número da linha, que não é nem um pouco intuitivo.

      Paradas a uma mesma altura de uma rua, porém em lados opostos da rua, tem códigos de identificação diferentes. Esse código funciona da seguinte forma: você manda uma sms para o número (se não me engano, 27800) com o código da parada, e ele te diz quais linhas passarão ali. Parece útil, mas ele não leva em consideração o sentido da parada! Se você estiver numa parada sentido bairro-centro, ele avisa as linhas que se aproximam, tanto as c-b como as b-c, e não especifica o sentido. Já enviei sms e dizia que 3 linhas passariam em menos de 10 minutos, e passaram 3 linhas no sentido oposto e quando mandei o sms novamente, dizia que não havia previsão de chegada nos próximos 20 minutos. Em suma, se fosse corretamente aplicado, seria uma maravilha, mas da forma como a prefeitura aplicou, é uma bela porcaria.

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    • Interessante é que os canoenses não depredam as informações obre os ônibus como os Porto-alegrenses \ ironic

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  3. Como era de se esperar, em cima do viaduto tem iluminação a cada 20m, já nas paradas, no entorno da rodoviária e nas proximidades está um breu. Isso acontece porque nossos pavões só passam por alí de carro. Tirei uma foto, mas a câmera do celular não tem com retratar o sentimento de degradação para quem está a pé.

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    • Espera mais alguns meses que a fiação vai ser roubada, assim se iguala ao resto da região.
      haha

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  4. Acho que os ganhos para os pedestres são meio pequenos… essa região é fogo de caminhar.

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  5. Boa.
    Trabalhei por quase dois anos no centro, era motorista no Banco Central, essas mudanças vão melhorar muito a entrada da cidade.
    Antes a EPTC conseguia organizar, mas em certos dias nem assim, com essa mudança vai melhorar muito.

    Será que não tem uma maneira de desviar os ônibus dessa parte, criando uma faixa direto pra Farrapos por dentro?
    Já que com os viadutos em direção ao túnel não teria como, acredito que iria melhorar muito pra quem anda de ônibus, evitando a tranqueira de quem pega a Farrapos.

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