Levantamento final realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, com dados coletados após as partidas da seleção brasileira e de jogos realizados na Capital pela Copa do Mundo, mostra que para 84% dos lojistas as vendas diminuíram sobre igual período do ano passado.
Pesquisas parciais feitas ao longo do mundial já apontaram resultados semelhantes. Apesar do saldo positivo nos segmentos de gastronomia e turismo, para o comércio da Capital o torneio representou uma queda média de 26% nas vendas em dias de jogos do Brasil.
Nos dias em que foram realizadas partidas do Mundial em Porto Alegre, 73% dos lojistas entrevistados registraram queda nas vendas, em média 20% menores sobre o mesmo período de 2013. Uma das razões que levou ao decréscimo nas vendas foi o fechamento das lojas durante os jogos. A maioria dos estabelecimentos encerrou as atividades entre 30 minutos e uma hora antes de cada partida, sendo que 68% das lojas não reabriram após o término das mesmas.
“Com as lojas fechadas é impossível não haver um impacto negativo nas vendas”, afirma o presidente Paulo Kruse. “Mesmo com esses resultados, sabemos que o dinheiro gasto por turistas em outros estabelecimentos, como bares e restaurantes, tem como destino final o comércio, por isso acreditamos que o fluxo de recursos da Copa do Mundo na Capital ainda pode beneficiar positivamente o setor”, acrescenta Kruse.
Categorias:COPA 2014
Os gringos que não iriam vir comprar aqui, os brasileiros, ou compraram antes da copa começar, ou esperaram alguma promoção depois da copa, durante a copa era só festa.
hahah
Qual lojista tinha esperanças? Com os preços nas alturas aqui, sendo o dobro ou o triplo da Europa, só louco pra comprar aqui mesmo, lucro tiveram foram bares, restaurantes e hotéis, para isso que a copa estava mais destinada.
A própria matéria resume a ópera “Com as lojas fechadas é impossível não haver um impacto negativo nas vendas”, afirma o presidente Paulo Kruse. “Mesmo com esses resultados, sabemos que o dinheiro gasto por turistas em outros estabelecimentos, como bares e restaurantes, tem como destino final o comércio”
Como alguém disse esses dias, o Brasil parou para que a Copa não parasse, então é natural que isso acontecesse.
Acho que seria interessante também comprar com o período de copa de 2010, não apenas com o ano passado.