Garantidos R$ 300 milhões para BR-116

br-116-01

br-116-02

 

Jornal Metro – Porto Alegre – 18/07/2014



Categorias:BR-116, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

22 respostas

  1. E nao Ha rodovia do parque que desafogue essa tristeza

    Curtir

    • Óbvio, atualmente não tem como usar a 448 como alternativa porque as entradas estão fechadas por falta de vias de acesso.

      Curtir

  2. Havia um plano anos atras da prefeitura de Canoas de transformar a Br 166 em uma continuação da Terceira Perimetral, e com a implementação da Rodovia do parque e da do Progresso, diminuir de uma quase “via expressa” para via articuladora. E aí ter calçadas largas, estacionamento, arborização, e aumentar o índice construtivo para ter grandes prédios.

    Enfim, acho que não vai rolar, ate pq a rodovia do Progresso tá um atraso

    Curtir

  3. Falando em trem, seria interessante se o túnel de acesso à garagem do novo metro no espaço da estação aeroporto também pudesse servir de túnel operacional pra uma linha na terceira perimetral, que conectaria a linha do trensurb, a linha do novo metrô e a extensão dela pela bento gonçalves mais longe do centro, expandindo o desenvolvimento densificado da cidade.

    Curtir

    • o 3o trlho que voce vê é ” de outra bitola” é para trens de carga. sao trilhos menores e nao servem para o trensurb…. uma pena.

      Curtir

      • Ou seja, o que precisa fazer com eles é deslocar um lado mais pro centro. Isso foi feito nos estados unidos com ferrovias incompatíveis, o problema em grande escala é fazer tudo de uma vez só.
        Não é rocket science.

        Curtir

  4. Não faz sentido implantar corredor de ônibus numa rodovia tão extensa. Ou fazem um sistema rodoviário decente, como o dos eua, ou então se melhora o acesso de trem entre RMPA e POA. Uma linha expressa de trem de NH pra POA seria uma ótima alternativa pra desafogar um povo que pega o trem a de terminal a terminal, fazendo a viagem mais agradável pros que pegam a linha num trecho menor. O trajeto tá extenso demais pra parar em todas as estações.

    Curtir

    • Né, corredor de ônibus e BRT em uma rodovia que divide espaço com um TREM, coisas que só lemos aqui msm. Sobre a linha expressa… Canoas é a cidade que mais utiliza o trem, então creio que se houvesse algo do tipo, deveria ser entre a estação Mercado/Canoas Centro, visto que é o trajeto mais utilizado pelos usuários, já utilizei por muito tempo o transporte e é visível que o trem “esvazia” depois de passar de Canoas, enfim, minha opinião.

      Curtir

      • Eu nunca usei mais do que até o aeroporto, rodoviária… Então sobre isso não posso falar. Mas a trensurb tem todos os dados de uso, não sei se isso é público. Até canoas tem 3 trilhos, depois cai pra dois. Se fizessem mais um daria pra fazer expresso do aeroporto a canoas, ou então do aeroporto até NH pelo espaço que a rodovia do parque abriu a oeste da cidade.

        Curtir

  5. A meu ver tal dinheiro se fosse direcionado para implantar uma segunda linha do Trensurb na região metropolitana, abrangendo outros municípios e conectando-os ao tramo já existente seria muitíssimo melhor empregado.

    Curtir

    • Um trem ligando o eixo gravatai/cachoerinha até o triangulo assis brasil seria o ouro para o povo de la, uma pena “nao terem dinheiro” nem pra fazerem metro do triangulo até a fiergs… imagina um trem seguindo de la em diante…

      Curtir

  6. Preferia que esse dinheiro fosse usado para instalar CBTC na linha da Trensurb. Assim, o intervalo entre os trens pode cair para 75 segundos.

    Poderiam acabar com as linhas de ônibus metropolitanos que passam por ali, levando todos esses até alguma estação da linha 1. Com esse sistema daria para dobrar a capacidade de transporte da Trensurb.

    Quanto ao corredor de ônibus, totalmente desnecessário, pois ai lado existe uma linha de trem, que pode muito bem ter sua capacidade ampliada, com cbtc e trens acoplados, quadruplicando a capacidade dela.

    Um corredor na BR vai exigir que construam passarelas ou trincheiras para que as pessoas possam acessar as estações, e repito, existe uma estrutura pronta para isso, a linha 1 da Trensurb. Muito talvez, deveria ter faixas exclusivas para ônibus, a direita da via, para os ônibus que circulam por trechos pequenos da BR.

    Curtir

    • Interessante, não conhecia o conceito:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Communications-based_train_control

      Mas pelo que entendo é uma maneira de otimizar o uso de uma frota maior, certo?

      Curtir

      • Exatamente, pois ao reduzir o intervalo entre os trens podem ter mais composições na via. Acredito que hoje tenhamos intervalos de 3 minutos no pico pelo tamanho da frota. Depois que chegarem os trens novos, quem sabe podemos reduzir para dois minutos com o sistema atual. Mas com o CBTC, existem lugares que conseguiram reduzir a frequência para 68 segundos.

        O metro de SP já o opera na linha 4 com 75 segundos e a linha 15 já nascerá com. Só que instala-lo em uma linha operante pode ser complicado, na linha 2 de SP e em Santiago, no Chile, estão tendo problemas para instalar o sistema com a linha já operante, porém é interessante reparar que nos trechos mais novos da linha 2, já usa-se o CBTC.

        Curtir

  7. Poderiam duplicar o trecho após NH, que segue em pista simples…

    Curtir

  8. “Resolvendo” gargalos sem corredor de ônibus. Se bem que acho mais foda não terem feito um BRT na rodovia do Parque.

    Curtir

    • BRT em estrada isolada distante das linhas de onibus locais e com poucos acessos? dificil… No maximo uma pista exclusiva pra onibus “diretao “ali

      Curtir

      • Te refere a rodovia do parque ou 116? De qualquer forma, BRT deveria ser troncal com outras linhas alimentadoras para trazer as pessoas.

        Curtir

      • me referia a rodovia do parque, conforme teu comentario foi sobre tambem.

        Curtir

  9. Bah, a 116 vai se tornar numa das rodovias mais largas do Brasil, assustador.
    haha

    Investimento justo, poderiam por um corredor de ônibus nela, cairia muito bem.

    Pra ficar “perfeita”, só aterrando o trem e criando um belo canteiro central.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: