A escora do viaduto

Via Facebook:

O Prefeito de Porto Alegre, seus secretários e, principalmente, a SMOV tem dado entrevistas a imprensa e dito que os problemas dos viadutos Pinheiro Borda e da Rodoviária são meramente estéticos e não apresentam riscos a segurança da população.

No viaduto da Rodoviária foi colocada um “ESCORA METÁLICA” numa coluna, para que a coluna não caísse. E a construtora responsável pela execução da obra em entrevista ao Correio do Povo disse que está escora não estava prevista no projeto.

Será que está obra é SEGURA ? A escora também é estética ? Ou até o projeto foi mal feito.

Abaixo foto da ESCORA milagrosa que não deixa a coluna do viaduto cair.

10553394_889016284461027_1503770152723634254_n

Comentário no Facebook de Ricardo Eckert 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, ,

65 respostas

  1. segundo um professor meu com fontes dentro da prefeitura contou em resumo que parece que o projeto foi feito e planejado como se a passagem do trensurb subterrânea nao existisse então logo durante as obras descobriram que um pilar nao ficaria apoiado em solo firme e sim oco, sendo assim a solução encontrada foi esta e eu não me atrevo a atravessar essa ponte, no momento em que alguns caminhões de grande porte forçarem o peso em cima do pilar nao acredito que a força será corretamente distribuída ainda mais em função do túnel subterrâneo ……..

    Curtir

  2. Curtir

  3. Gostaria que alguém me dissesse se a coluna está mesmo fora do prumo como parece na foto acima ou isto é somente uma ilusão ótica. Não posso verificar isto in loco porque não estou na capital.

    Curtir

  4. A boa engenharia de projetos requer que os terrenos das fundações sejam adequadamente investigados por ensaios. Não pode haver dúvidas sobre as suas características relevantes. No mais, cálculos estruturais obedecendo as normas e fiscalização eficaz garantirão uma obra segura, em conjunção com manutenção periódica.
    A existência daquela gambiarra, a escora, está a indicar uma falha nas precauções quanto à fundação ou erro de cálculo.
    Mas o que eu acho uma palhaçada é os políticos amenizarem a realidade afirmando que isto é irrelevante, que não há riscos etc. Ou foram enganados pelos verdadeiros culpados, ou estão abusando inconsequentemente da credulidade do povo.
    Sempre disseram que a política é a arte de mentir. Este episódio da escora me faz acreditar ainda menos ainda menos nos políticos. Esta avaliação é de um engenheiro praticando há quase 40 anos.

    Curtir

  5. Acho que o entorno ali é tão, mas tão feio que aquela escora não faz a mínima diferença.

    Curtir

  6. Podiam colocar uma tela de LED naquela estrutura metálica ou uma estrutura de vidro temperado com o nome da estação do trem a fim de esconder aquela coisa horrorosa.

    Curtir

  7. E o fato da inclinação inicial do viaduto interromper o trânsito da coronel vicente é proposital ou erro de projeto também?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: