Avenida Brasil terá faixa exclusiva para ônibus a partir desta segunda

Espaço exclusivo entrará em funcionamento às 9h do dia 4  Foto: Divulgação/PMPA

Espaço exclusivo entrará em funcionamento às 9h do dia 4  Foto: Divulgação/PMPA

A partir das 9h desta segunda-feira, 4, inicia a operação da faixa exclusiva de ônibus da avenida Brasil, zona Norte da Capital. O espaço, que tem o objetivo de priorizar o transporte coletivo, interligará duas grandes avenidas que possuem corredores de ônibus, Farrapos e Benjamin Constant. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, acompanhará o início das operações no local. Antes do funcionamento da nova faixa, agentes e funcionários da EPTC entregaram material informativo em pontos de parada, comércio e residências da região.

A faixa exclusiva ficará localizada no lado esquerdo da via, a partir da av. Pernambuco. Com 750 metros de extensão, terá cor azul como a utilizada na av. Cavalhada e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. Será proibido aos condutores parar ou estacionar no trecho. O acesso às garagens dos prédios e comércio será permitido. O espaço será segregado e a sinalização reforçada ao longo da via, com placas indicativas e pintura no asfalto. As outras duas faixas de trânsito da av. Brasil serão de tráfego misto.

Tempo de viagem nos horários de pico será reduzido em até 12 minutos.   Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA

Tempo de viagem nos horários de pico será reduzido em até 12 minutos. Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA

O projeto, elaborado pelas equipes de planejamento de transporte da EPTC, tem a expectativa de reduzir os tempos de viagem em até 12 minutos no horário de pico da tarde. Outro objetivo é diminuir o conflito dos veículos particulares com as linhas de ônibus, possibilitando uma maior velocidade ao transporte coletivo.

“Verificamos que os ônibus estavam com problemas de atrasos e os passageiros insatisfeitos com esse trecho da av. Brasil. Então, pensamos em algumas alternativas e percebemos que a melhor maneira de priorizar o transporte coletivo seria implantar uma faixa exclusiva no local. Com implantação dela, todo o eixo de transporte coletivo em direção à zona Norte terá um ganho considerável nos tempos de viagens”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

Dez linhas de ônibus circularão fora da faixa exclusiva para atender os moradores e passageiros que embarcam ou desembarcam na região. Na av. Brasil, trafegam 40 linhas urbanas que transportam 180 mil passageiros em média por dia. Diversas linhas metropolitanas também circulam no local.

Serão entregues panfletos informativos aos moradores e usuários da região, avisando sobre a nova medida. Agentes de trânsito da EPTC também reforçarão o monitoramento durante os primeiros dias de implantação.

Como ficará o trânsito na avenida Brasil

• Uma faixa exclusiva aos ônibus, do lado esquerdo e sem pontos de parada
• Duas faixas de tráfego misto, no centro e lado direito
• Proibido aos veículos particulares trafegar, parar e estacionar na faixa exclusiva
• Sobrepor a faixa para acessar garagens ou realizar conversões nas vias será permitido
• Os condutores que transitarem na faixa exclusiva cometem uma infração grave, segundo o Código de Trânsito, de cinco pontos na carteira e multa R$ 127,69

As dez linhas que seguirão circulando fora do corredor

314.2 – PUC/Restinga/III Perimetral
314.3 – Restinga/PUC/III Perimetral
613 – Elisabeth
M21 – Corujão Baltazar/Assis Brasil
M31 – Corujão Assis Brasil/Baltazar
T2
T2A
T5
TR60 – Assis Brasil
TR62 – Baltazar

Prefeitura de Porto Alegre



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9 respostas

  1. é muito bem vindo este corredor “sem paradas” e ao lado esquerdo, la ocorre muito de os onibus iniciarem o trajeto pela pista central, entrar na da direita no meio do caminho para colher ou largar passageiros e depois ter de cruzar toda a pista para a faixa da esquerda, para poderem acessar a ordenadora da Benjamin, agora nao havera mais isso.

    Será de exelente fluidez para os onibus do corredor e de beneficio para os veiculos particulares tambem, ja que os onibus nao ficarao cruzando e trancando o transito o tempo todo…

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  2. Quem sabe um dia implantem uma dessas na Edu Chaves. O trânsito ali fica completamente trancado, com comparativamente poucos carros impedindo a passagem dos ônibus lotados.

    Quem sabe um dia a EPTC entenda que esse deve ser o seu modo de operação: identificar todos os pontos da cidade onde uma via exclusiva significaria benefícios para os usuários do transporte público, e criar essas vias.

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  3. Também acho bem melhor definir corredor assim do que fazer aquela segregação horrível com muretas que costumamos ver nas grandes avenidas. Boa notícia 🙂

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  4. Atitude louvável. Já fiquei muitas vezes parado nesse trecho, dentro do ônibus, por causa de engarrafamentos. Mas precisa mesmo 40 linhas passarem por ali? Não tem como usar o terminal triângulo, mais a frente, como terminal de transbordo? Isso também melhoraria os engarrafamentos dentro do corredor na Assis Brasil.

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  5. Passei por la sexta, achei a faixa meio fraquinha, acho que pela noite algumas pessoas vão demorar pra ver.

    Pelo que li, vão por olho de gato pra sinalizar, mas ainda não tinha quando passei.
    De resto, MUITO MELHOR que qualquer corredor de ônibus.

    Poderiam fazer isso na saída do centro, perto da rodoviária, indo em direção a Farrapos.

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