Até quando as calçadas minúsculas do centro?

Estava dando uma volta pelo Street View e me deparei com uma foto de uma rua no centro de Hamburgo e automaticamente me lembrei de ter passado alguns dias atrás pela Dr Flores, onde metade das pessoas estavam caminhando pela rua brigando com os táxis que queriam estacionar, e a outra se espremia nas calçadinhas estreitas. Já falei do assunto das calçadas estupidamente pequenas do centro, mas é sempre bom trazer o assunto à tona de novo, já que nada mudou.

O centro precisa ter uma política ampla de priorizar as calçadas e os pedestres, e não os carros. Chega de ter que caminhar pelo asfalto porque não passam 2 duas pessoas juntas na calçada. Isso é ridículo.

Na última foto, os carros esprimidos na rua estreita de Hamburgo, e os pedestres privilegiados pelas amplas calçadas.

PS: Notem que na penúltima foto, em contraste, podem ficar até 4 carros lado a lado na Andradas.

Fotos-0007_1

subidinha-andradas-3

rua-dr-flores_antes

subidinha andradas 1

 

rua-hamburgo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

46 respostas

  1. A prefeitura atualmente tem dois projetos para o centro histórico, um deles amplia o número de vagas de carro no centro, o outro quer abrir uma rua no meio do calçadão da rua Praia para a circulação de carros, com seis metros de largura, passando inclusive sobre a praça da Alfândega. Confiram:

    http://www.mobicidade.org/?p=453

    http://www.mobicidade.org/?p=463

    Curtir

  2. O pior é o largo Glênio Perez em frente ao Mercado que teve seu calçamento trocado recentemente virar estacionamento aos fins de semana. O piso já esta todo torto e com buracos.

    Curtir

  3. Os espaços para pedestre no centro de PoA são terríveis, de péssima qualidade. Além das fotos mostradas, o que dizer da Marechal Floriano, que recebe grande fluxo de pessoas que desembarcam no terminal Parobé. E as calçadinhas em volta do Mercado Público, que além de abrigarem os pontos de onibus Santana, S. Manoel, C. Gomes, etc. também recebem os pedestres que desembarcam do Trensurb? Prefeitura!!! Olhai por nossa cidade!

    Curtir

  4. O pior não é a situação que está e sim a falta de esperança de que algo mude.
    Eu sinceramente não consigo acreditar que Porto Alegre irá melhorar. Estou cansada de ver inúmeros projetos de revitalização disso ou daquilo, mas logo em seguida notícias como essa.
    Parece que há tempos estamos vivendo de um sonho de cidade que nunca saí do papel e quando saí acaba em obras mal feitas.
    Não existe politicas a longo prazo de urbanismo e mobilidade a cidade vive de lindas maquetes de grandes projetos que não se realizam ou de fotografias e imagens surreais.

    Quando saí da fotografia e vem pra realidade é deprimente. Fico impressionada como uma cidade feito o Rio de Janeiro, com todos os problemas sociais, está cada dia se remodelando dentro daquilo que é possível (muito longe do ideal, claro) mas coisas estão sendo feitas por lá e coisas boas.
    Mesmo São Paulo, com todo o engessamento de uma mega metrópole parece querer ousar mais do que a nossa capital

    Triste ver Porto Alegre, cheia de belezas naturais e históricas cada dia mais abandonada.
    😦

    Curtir

  5. Taí uma coisa que eu concordo, calçadas mais largas no centro, onde existe multidões circulando. Em compensação poderiam usar as largas calçadas de algumas vias de pouco movimento (recuos) para aumentar o número de vagas para automóveis, faixas de rolamento e ciclovias.

    A ideia é que as coisas devem ser feitas sempre de forma a maximizar o uso do espaço urbano, e não com base num mundo utópico ou de fantasia.

    Curtir

  6. Lembrem-se (sempre) 66% dos portoalegrenses votaram nele.
    A administração Fogaça+Fortunatti é retrógrada, medieval. O descaso com o população é absurda.

    Curtir

    • Não que a “administração popular” tenha feito algo pelo centro — ou pelas periferias. A Administração Popular foi muito boa para ensinar o povo a exigir seus direitos, mas não teve muita competência para fazê-los valer efetivamente. A informalidade é sempre um recurso para que os populistas tenham a maioria da população carente comendo na sua mão. Segurança jurídica nunca é interessante sob o ponto de vista eleitoral.

      Na verdade não temos nenhum grande projeto liberal/de direita ou social/de esquerda pela frente. Só o mais do mesmo entre os principais players do espectro político-partidário.

      Curtir

      • Na verdade essa administração é duplamente ingênua. Primeiro porque achou que com a copa viria rios de dinheiro sem contrapartida nenhuma. Segundo porque achou que tudo se resolve com dinheiro, dispensando planejamento, administração, gestão…

        Curtir

      • É verdade, Pablo. Aí está a Procempa que não pára de sangrar graças a uma gestão sanguessuga. Lembro que nos primórdios da internet em Porto Alegre, mais ou menos entre a metade dos anos 90 até o início dos 2000, a Procempa era uma referência de serviço de qualidade para empresas, órgãos públicos e ao consumidor doméstico. Hoje nem sei para o que serve. Acho que virou uma autarquia, nem deve ter mais cliente fora da prefeitura, como tinha nos áureos tempos.

        Curtir

      • Dito e feito. Só complementando, olhem para onde aponta o endereço http://www.procempa.com.br. Antigamente, era um portal independente, com links como “assine” ou “serviços para empresas”. Hoje é apenas uma página integrada ao portal da prefeitura… ou seja, até no site já transparece esse jeitão de autarquia. Lamentável para uma empresa que disputava mercado com Embratel (links dedicados), Terra, UOL, etc (provedor de internet residencial), além de desenvolver sistemas para o setor público.

        Curtir

      • Eu nem me lembrava que houve uma época que a Procempa era referência em tecnologia… Hoje é cabide de CCs

        Curtir

  7. Desde quando a Rua da Praia tem essas calçadinhas estreitas ?
    Eu estava olhando os paralelepipedos antigos que ainda existem. Tambem vi fotos da epoca da gloria da nossa “cinelandia” .

    E tambem olhei aquelas famosas fotos do glamuroso “footing” , com os homens e mulheres de chapeu…

    .

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: