Edital do projeto Orla do Guaíba já está sendo preparado

Primeira etapa vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias   Foto: Divulgação/PMPA

Primeira etapa vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias   Foto: Divulgação/PMPA

A licitação para as obras de revitalização da Orla do Guaíba será encaminhada dentro de 15 dias. Na tarde de sexta-feira, 15, em reunião com todas as secretarias e órgãos da prefeitura envolvidos, o prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo analisaram o projeto assinado pelo escritório Jaime Lerner, suas plantas e cronograma de execução. “É um momento histórico para Porto Alegre. Tenho acompanhado diretamente e sei da complexidade deste projeto, sei o quanto foi trabalhado por todos e do comprometimento de todos. Estão todos de parabéns”, disse o prefeito.

A licitação para contratação da empresa responsável ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), uma vez que quase 70% do projeto de 7 quilômetros de extensão refere-se a construções, com o acompanhamento da PGM, Smam, Smurb, Turismo, Esportes, Edificapoa e Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades). De acordo com o coordenador do Gades, Edemar Tutikian, o projeto de revitalização da Orla, que vai da Usina do Gasômetro até o Arroio Cavalhada, está dividido em cinco fases. A primeira etapa irá até a Rótula das Cuias, sendo que a obra deverá durar cerca de 18 meses.

O novo Parque Urbano da Orla do Guaíba estará caracterizado por dois elementos, de acordo com os responsáveis pelo projeto: o nível do calçadão, que corre sobre o dique que integra o sistema de proteção de cheias da cidade, e o novo passeio, mais elevado. Entre o calçadão e o passeio haverá atividades de esporte, lazer e gastronomia. “É um projeto para marcar a vida de Porto Alegre. Significará uma nova valorização ambiental e um nova identificação da cidade, principalmente, pela agregação ao Guaíba”, disse o prefeito Fortunati, ao destacar que todo o projeto teve o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado.

Este primeiro trecho – num total de 1,5 mil metros – está orçado em R$ 57,4 milhões. Terá novo projeto paisagístico, ciclovia e caminhos iluminados com fibra ótica, permitindo um espetáculo noturno. Toda a orla será iluminada com lâmpadas led, permitindo o uso durante 24 horas. Serão colocados quatro bares com belverderes, que no verão tomam o aspecto de quiosques e, no inverno, podem ser fechados com vidros. Junto à Usina, um novo terminal turístico permitirá o atraque de embarcações, com sala de embarque climatizada e deque de 2 mil metros quadrados, tudo considerando a tradicional festa de réveillon da cidade. O deque terá bancos voltados para o rio. No trecho após a Usina, haverá quadras poliesportivas e, no talude, serão construídas arquibancadas voltadas para o rio.

Os projetos da segunda etapa até a foz do Arroio Cavalhada encontram-se em fase de prospecção de recursos. Neste trecho, o destaque fica para o setor esportivo, com a implantação de área para a prática de skate, além de quadras esportivas e campo de futebol. Juntamente com o Cais Mauá, o Parque Urbano da Orla do Guaíba pretende estabelecer um novo patamar de atratividade turística para a cidade. Ao todo, 20 órgãos, secretarias e instituições estiveram envolvidos no projeto. Além dos órgãos municipais, teve acompanhamento dos Bombeiros, do Parque Marinha do Brasil, da Secretaria de Porto e e Hidrovias, Câmara Municipal, TCE, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Ministério Público.

Parque Urbano da Orla do Guaíba

O projeto de caráter inovador propõe uma nova relação entre a cidade e o rio, oferecendo espaços de contemplação e lazer. Desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, o projeto de paisagismo vai recuperar o contato físico e visual entre a cidade e os sete quilômetros de orla do Guaíba, criando espaços a serem utilizados pela população. Contornando o Guaíba, o Parque vai proporcionar diariamente um belo espetáculo noturno de luzes através de um sistema de iluminação de led. Suas condições de segurança vão permitir a utilização durante o dia e também à noite, a exemplo de outros parques do país. Numa área já consagrado pela população, o novo Parque vai qualificar e potencializar a prática de atividades esportivas.

Jaime Lerner – Arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), foi presidente da União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos. Duas vezes governador do Estado do Paraná, conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades. Pelo reconhecimento de sua obra recebeu diversos prêmios e títulos internacionais com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990).

Prefeitura de Porto Alegre

_____________________

Veja mais imagens do Projeto de Jaime Lerner, clicando aqui.



Categorias:ORLA, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , , , ,

19 respostas

  1. Se pagou vinte vezes o valor de mercado por esse projeto. Uma vergonha. Isso tb e corrupção, é o mensalão do Jaime Lerner

    Curtir

  2. Seria interessante que entrasse na concorrência empresas de Engenharia de grande porte, como OAS ou Odebrecht, que têm recursos financeiros pra tocar a obra independentemente de repasses dos órgãos públicos. Porém, acredito que o valor licitado seja pouco atraente.

    Já as empresas gaúchas, infelizmente, param a obra caso falte 50 centavos do pagamento…

    Curtir

  3. So acredito vendo….

    Curtir

  4. JÁ???
    Manchete equivocada, não é já, é AINDA
    Espero que não seja a mesma equipe que reforma o Capitólio…

    Curtir

  5. Lei 8666 de 1993.
    Artigo 25. É inexigível a licitação quanto houver inviabilidade de competição, em especial:
    II – para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 dessa Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.
    § 1º Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

    Artigo 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:
    I – estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos.
    § 1º Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

    Curtir

  6. Em vez de o título ser “Edital do projeto Orla do Guaíba JÁ está sendo preparado” deveria ser “Edital do projeto Orla do Guaíba AINDA está sendo preparado”

    Curtir

  7. Maravilhoso, paragens pela iniciativa, poderim desenvolver a ampliação do parque ate o Belem Novo….iria ser ótimo, Porto Alegre, a anos estas merecendo um empreendimento realmente inovador…..mais uma vez parabens.

    Curtir

    • Maravilhoso, parabens pela iniciativa, poderim desenvolver a ampliação do parque ate o Belem Novo….iria ser ótimo, Porto Alegre, a anos estas merecendo um empreendimento realmente inovador…..mais uma vez parabens.

      Curtir

  8. Tomara que se faça algo. Eu gosto tanto da orla do guaiba MaS e tao pouco atrativa. Poucos mirantes “praias” e restaurantes alem de um passeio esburacado e enlamaciado próximo as margens.

    A “orla” reformada somada aos movimentos culturais e atrações da cidade fari de poa uma cidade maravilhosa de se viver.

    Curtir

  9. Pena que vão protestar

    =/

    Curtir

  10. acho o projeto simples demais para tanta demora

    Curtir

  11. Para não perder o hábito de fazer piada com o render, tem um ciclista no passeio de pedestres e pedestres na ciclovia.

    Curtir

  12. Bares de alvenaria – ótimo, só poderia ter mais de quatro.

    Urbanização até o arroio cavalhada – fantástico!

    Os bolitas brilhantes ainda acho meio engraçado…

    Esse passeio de pedestres no primeiro plano já existe e o outro, novo, não parece estreito demais?

    Curtir

  13. Parabéns!!!! A cidade precisa de espaços como vai ser este. A comunidade vai adorar poder contar com este espaço qualificado.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: