O prefeito José Fortunati entregou, na tarde desta terça-feira, 19, à presidente em exercício da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Maria Dolores Pineda, o projeto do hospital veterinário de Porto Alegre, para o atendimento de animais de estimação. “Diante do grande número de atendimentos que realizamos por meio de parcerias com clinicas veterinárias, percebemos a importância deste projeto que é inédito, pois será o primeiro hospital público do Brasil nesta área”, assegurou Fortunati.
O projeto, assinado pelo arquiteto Rodrigo Souza, foi definido após pesquisa em unidades de atendimento veterinário localizadas no país e exterior. Após essa etapa, foram adaptadas as necessidades do espaço, já ocupado pela Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda), na Lomba do Pinheiro, no município de Viamão, mas que pertence à Prefeitura de Porto Alegre.
“É neste espaço que atualmente são realizados os procedimentos de baixa e média complexidade e, a partir desta obra, serão realizados procedimentos de alta complexidade, para animais vítimas de maus tratos e atropelamentos”, explicou o prefeito, ao lembrar os serviços a serem oferecidos pela Unidade de Saúde Animal nos setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia e ambulatório.
A presidente em exercício da Fepam elogiou a iniciativa e garantiu apoio na liberação das licenças prévia e de instalação, que permitirão o início da obra. A expectativa inicial é de que a obra seja iniciada no segundo semestre de 2015. Os custos, em torno de R$, 3,5 milhões, serão bancados por um doador privado.
No terreno de 1.650 metros quadrados estarão concentrados cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, sala de recuperação para 150 animais e espaço de triagem para 120 animais. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias de baixa renda.
Fotos da página do Facebook da Prefeitura.
Texto do site da Prefeitura
___________________
Nota do Blog.: Não é o primeiro hospital veterinário público do Brasil. Pelo menos um já existe em São Paulo. Não entendo a necessidade de dizer que é o PRIMEIRO.
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Causa animal, Meio Ambiente
Não conseguem nem terminar uma reforma (Capitólio)…
Fala sério, nem a licitação dos ônibus, ah, vão se tratar.
CurtirCurtir
TEM ALGO ERRADO NESSE RENDER…CADE OS AMADOS JERIVAS?
CurtirCurtir
O fato da saúde pública estar mal desde quando é razão para não se ter um hospital veterinário público, o qual, aliás, será pago por doador privado? Ademais, o pessoal que não tá contente com o SUS poderia fazer como esse cidadão do hospital veterinário e doar algum dinheiro para a saúde pública, que tal?
CurtirCurtir
Suponho que a saúde pública em POA esteja muito bem…
CurtirCurtir
Mas quem vai bancar esse projeto é um doador privado, não tem nada a ver com tirar dinheiro da saúde pública para investir em hospital para animais.
CurtirCurtir
E pq meteram o prefeito no meio? Pavão?
CurtirCurtir
Mesmo assim é um ato estúpido, num país em que as pessoas carecem de atendimento hospitar.
CurtirCurtir
Isso para construção, certo? Mas e manter depois? Essa que é a conta mais complicada pois é fixa, todo mês.
CurtirCurtir
Nem sempre se pode doar para o que se quer. Um exemplo disso está aqui:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2014/08/ong-enterro-do-pobre-esta-impedida-de-atuar-em-porto-alegre-4573867.html
CurtirCurtir
um projeto bom to até impressionado
CurtirCurtir
Se projetos fosse algo de concreto Porto Alegre estaria bem na foto. É projeto pra cá, é projeto pra lá… Agora a realidade…..
CurtirCurtir
Engraçado, eu não tenho visto projeto nenhum. Agora, render tem de sobra.
CurtirCurtir
Pois é… mas será que os animais de rua darão o devido valor à arquitetura do local. Talvez um dia escolas, postos de saúde e repartições públicas tenham esse nível de sofisticação.
Pode ser um pouco de cisma minha, mas o fato de a mulher do Fortunati ser a presidente/secretária ou seja lá o nome do cargo, pesou no bolso do contribuinte porto-alegrense nesse caso.
Ahhh… pena que o prédio é em Viamão. Certamente vai atender em muito a demanda de Porto Alegre.
Parabéns!!!
CurtirCurtir
Também penso assim. Não é nada contra is animais de estimação ou animais de rua, mas me parece algo grandioso de mais quando se compara com BRTs ou as escolas da capital.
A questão é que hospital veterinário não mexe com as máfias da ATP, taxistas ou funerárias e ainda dá uma graninha para empreiteiras financiadoras de campanha.
CurtirCurtir
Isso para mim é puro marketing. Não conseguem nem fazer a OSPA. Esse projeto só sai daqui 50 anos.
CurtirCurtir
Muito bom.
Quantos animais que vi na rua e não tive como ajudar, já que estou desempregado.
=/
Vish…
Isso vai quebrar um galho
E bonito…
haha
CurtirCurtir
Que lindo.
CurtirCurtir
Realmente, vamos combinar, o hospital tá lindo!
CurtirCurtir
Muito boa a ideia e muito bom o projeto! Só questiono aquela mega rampa na entrada e a localização do hospital afastado da massa urbana.
O que poderia ser criado também um serviço de atendimento de urgência para animais de rua em situação vulnerável e que estejam machucados e feridos, quando não se tem dono para levar até o hospital.
CurtirCurtir