Estudo de expansão do Trensurb fica para final do ano

trensurb1

trensurb2

Jornal Metro – Porto Alegre – 25 de agosto de 2014



Categorias:Trensurb

Tags:, ,

20 respostas

  1. PORQUE O SISTEMA DO METRO TERÁ SEU INICIO NO CENTRO E NÃO NA PRAÇA ISABEL A CATÓLICA? CONSIDERO ESTE O LOCAL IDEAL PARA INICIAR POIS CONTEMPLA UM APÊNDICE PARA A ZONA SUL, SE COMUNICANDO COM DOIS FUTUROS BRTS ( TRONCO E PADRE CACIQUE), JÁ NO CENTRO HAVERÁ AQUELE ACUMULO DEMASIADO DE PESSOAS. O PREFEITO ALEGAVA QUE AS ROCHAS ABAIXO DO VIADUTO DA BORGES CAUSARIAM DIFICULDADES NO SISTEMA CUT AND CAVE. TAL DIFICULDADE É FACILMENTE CONTORNADA COM O USO DO TATUZÃO. TEMOS EXEMPLO DO METRO DO RIO. ESPERO QUE REVEJAM ESSA PARTE DO PROJETO

  2. podiam fazer até a praia ahaha

  3. O Trensurb vai indo muito bem obrigado!

    Onde está o tal bonde turístico? Morreu na casca? Quero andar nele quando for à Porto!

    • Faz tempo que não se fala nele, não consta nem na página dos projetos da Trensurb.

      Aliás, se for para instalar trilhos eletrificação, prefiro que seja para VLT’s do que para um bonde reformado.

      • Estás correto! Se formos atrás das promessas da Trensurb e Prefeitura nunca mais veremos os bondes circulando! Uma pena, pois na Europa, América do Norte e Ásia eles ainda estão bem vivos! Só neste país de quinto mundo que achamos ser o mais esperto é que desativaram este meio de trnsporte econômico de custo baixo e não poluente. Sabemos o porque. Foi o lobby dos ônibus que matou os bondes e os trens de passageiros e de cargas! Saudações!

    • É aquele projeto do bonde histórico? Aquele projeto incluía um bonde histórico circulando em via elevada! Kkkkk

  4. Acho que antes de começarem estudos de expansão para cidades que ficam quase fora da RMPA, deveriam investir em melhorias na Linha 1, como instalação de CBTC, reforma ou substituição da Série 100, rebaixamento da linha na área central e expansão até o gasômetro, com prolongamento operacional para aumentar a freqüência entre os trens e um estacionamento em São Leopoldo.

    E ainda assim, acho que Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão precisam mais de linhas de VLT, aeromóvel ou mesmo metrô do que Sapiranga.

  5. Acho muito valida a expansão, sao cidades de 40 e 90 mil habitantes.

    Mas so seria valido se fizessem poucas paradas nessas cidades, forçando uma boa integraçao de onibus nas linhas.

    Afinal 50km de linha de trem INTERURBANO com uma parada a cada 2km é palhaçada.

  6. Realmente a solução da mobilidade passa por mudanças e grandes investimentos de expansão da linha 1 e da linha 2 do metrô que deveria ser expandida para atender as demandas de Cachoeirinha e Gravataí. O Governo Estadual tem pensar e agir grande para uma Grande Região Metropolitana cuja população já estã em torno de 4. 300 mil habitantes sendo a quarta maior aglomerado urbano do País.

  7. Seria bom se o Trensurb fosse pra zona Sul, além da expansão pra Sapiranga, ia ser a maior linha do Brasil!. Além disso, acho que o metrô de Poa seria mais eficiente se fosse uma rede de linhas diretas, e não aquela curva que quase da um nó que está no projeto.

    Sou a favor de três linhas: Uma até Gravataí(General Motors) passando por Cachoeirinha, outra até Alvorada e outra até Viamão. Todas saindo da zona central de Porto Alegre, fazendo integração entre si e com o Trensurb ( que iria de Sapiranga até Restinga).

    Por que isso é utopia?

    Infelizmente, o projeto é só da prefeitura, dificilmente irá integrar outras cidades. o Governo do Estado é cego e não vê que Porto Alegre é uma METRÓPOLE, para isso tem que ter integração com toda a Região Metropolitana. Conheço várias cidades grandes brasileiras e todas que têm ou terão metrô é por conta do Governo Estadual justamente porque envolve muitas outras cidades. O Governo do RS tem que tomar vergonha na cara, aproveitar a intenção da Prefeitura e fazer parceria para esticar o trajeto para mais cidades.

  8. Não seria interessante conectar Gravataí e Cacheirinha a linha 1 em vez de expandir até Sapinaga, primeiramente?

    • Boa ideia. Isso já aliviaria muito a Assis Brasil.

    • Conectar Gravataí e Cachoeirinha à linha 1 faria os usuários passarem sem necessidade por Canoas, provavelmente, fora que ainda por cima lotaria ainda mais a linha 1. Melhor estender a futura linha 2 ou ao menos um vlt/aeromóvel para ligar Gravataí à estação Triângulo.

      • É só diminuir o intervalo entre trens ou engatar mais alguns vagões. Essa é a grande vantagem dos trens.

        Para quem mora em Canoas também é bom pois aumenta a disponibilidade.

        Esse pensamento de mais uma linha partindo do centro seguindo paralela é coisa dos ônibus de PoA.

    • Concordo plenamente… mas e as empresas de ônibus né? Veja como esta gente tem poder, assim como o pedágio… chega a ser ridículo, uma única saída pra freeway de 2 das maiores cidades do estado. Algumas poucas empresas mandando no atraso do nosso estado. A avenida Flores da Cunha sempre lotada e engarrafada…
      Se não conseguem sequer criar mais uma avenida ligando Gravataí/Cachoeirinha à Freeway, com o intuito de desafogar a Flores da Cunha, imagina construir uma linha de trem pra lá…
      Não tem como entender este planejamento do nosso estado (ligar Sapiranga a NH – POA é mais importante do que ligar Gravataí – Cachoeirinha a POA). Estamos fadados a falência.

  9. Por que nao expandir para a zona sul de Porto Alegre, Guaiba e Viamao?

    Nada contra Sapiranga, acho que ambos merecem o metro.

    • Inclusive acho que o metrô de Porto Alegre deveria ir para a zona sul ao invés de ficar paralelo ao já existente…

      • Se você visse o número de ônibus na Assis Brasil no horário de pico, iria entender por que o metro passará por lá.
        É beeeem mais importante que o da zona sul, devido ao fato de passar por áreas densas, diferentemente da zona sul.

      • Para mim sempre pareceu que faria muuuuito mais sentido o metrô passar na Cristóvão ou até na 24 mesmo mesmo que na Farrapos. Mas é opinião de leigo, principalmente na 24 o custo possivelmente seria muito mais alto (imagino que o terreno seja mais rochoso).

        Mas a zona sul não precisa de metrô não, um aeromóvel ou VLT já resolvia. O projeto da linha 2 é na Bento/Azenha e acho que faz todo sentido.

      • O problema da Assis Brasil é o Terminal Triângulo que nunca funcionou.

        Além disso concordo que o metrô deveria passar pela Cristóvão ao invés da Farrapos.

Faça seu comentário aqui: