Estão chegando as peças para o parque eólico de Xangri-lá

Os equipamentos dos aerogeradores do parque eólico da Honda Energy do Brasil em Xangri-lá (RS) já estão a caminho. Importadas dos EUA, China e Dinamarca, as peças chegaram pelo porto de Imbituba, em Santa Catarina.

Diariamente, as carretas deixarão o porto, com intervalo de 1 hora entre as saídas, rumo ao parque de Xangri-lá. Ao todo, serão transportadas 27 pás, 9 torres e 9 naceles, parte instalada no alto da torre do aerogerador composta de caixa de engrenagens, gerador, controle eletrônico e transformador. Os equipamentos da Honda Energy serão um dos maiores do Brasil. As torres têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcançará 150 metros. Cada pá possui 55 metros e 15 toneladas.

Toda a operação logística deve durar cerca de três semanas e será escoltada pela equipe de segurança rodoviária credenciada. Sua montagem está prevista para começar ainda neste mês. As obras do parque estão 67% finalizadas e seguem o cronograma previsto. O primeiro parque eólico da marca, que tem investimentos de R$ 100 milhões, terá nove turbinas, de 3MW cada, com capacidade instalada de 27MW, representando a geração de 95 mil MW/ano, o equivalente ao consumo de energia de cidades de 35 mil pessoas. Com o projeto, a empresa deixará de emitir 2,2 mil toneladas de CO² por ano, o que representa 30% do total gerado pela fábrica, que possui capacidade instalada para a produção anual de 120 mil automóveis.

Affonso Ritter



Categorias:Energia Eólica

Tags:, ,

1 resposta

  1. Muito bom! É interessante notar a quantidade de CO2 que deixa de ser emitida.

    Esses projetos de geração de energia no litoral é muito benéfico para o RS, Assim, durante o inverno o fluxo de energia é predominantemente do do litoral para PoA, região metropolitana e Serra, onde se consome bastante energia. Durante o verão, quando as praias lotam, o fluxo de energia é faz o caminho contrário. Antigamente as redes de transmissão ficavam subutilizadas durante o inverno.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: