Foi apresentado ontem a noite o estudo preliminar do novo pier de Ipanema

Aconteceu ontem, 25/08, na academia e espaço para eventos Ipanema Sports, com a presença do Blog Porto Imagem, a apresentação oficial à comunidade, do estudo preliminar arquitetônico do novo pier de Ipanema. Trata-se eminentemente de uma proposta resultante de uma demanda da própria comunidade, através do Conselho do Plano Diretor (CMDUA) e da Câmara Municipal, e não de um estudo final.  O pier de Ipanema é integrante do módulo Ipanema do Projeto Orla Sul, já abordado pelo Blog.

Portanto, as imagens e descrições que vocês verão aqui neste post serão propositivas e não um projeto pronto, definitivo. Sequer já foi definido o local exato de sua implantação.

O estudo, realizado pelo Arquiteto e Urbanista da SMURB, Marcelo Allet, parte de uma série de referências e concepções para projetos desta natureza. Uma das principais premissas é de que o pier deve ser totalmente aberto, sem portões, 24 horas por dia. Seria como se fosse uma calçada aberta sobre a água. Nada mais que isso.

pier-ipanema-referencias

O pier então, terá acesso e domínios públicos 24h/dia. Conterá vagas públicas para embarcações de lazer. Nele poderão atracar barcos de turismo, de pequeno e médios portes, assim como está prevista a inclusão de uma estação hidroviária para que seja uma das paradas do catamarã na zona sul. Terá a extensão total lago adentro de 180 metros, com um braço na extremidade, com 40 metros de comprimento. Neste braço é onde se localizarão os embarcadouros para barcos maiores devido a necessidade de calado de 7 pés para que seja tecnicamente viável. Barcos como o Cisne Branco poderão atracar, tornando a zona sul, em especial Ipanema, um novo destino turístico alcançado pelo principal barco de turismo da cidade, assim como outros.

Como se pode ver nas imagens seguintes, o pier também contará com cafeterias, quiosques comerciais, áreas para contemplação, praças para pequenos eventos, memorial, expositores para artistas e comunicações gerais.

pier-ipanema (1)

pier-ipanema-(1b)

A Localização

A localização ainda precisará de uma série de discussões para decisão do melhor lugar. Conforme o esquema abaixo, pode-se conferir os 4 principais pontos possíveis. A localização no lugar do atual pier é a menos provável, devido se constituir numa área bastante densa e residencial.

pier-ipanema (2)

Imagens

Aqui algumas imagens das diversas que foram mostradas na apresentação

pier-ipanema (3)

pier-ipanema (4)

pier-ipanema (5)

pier-ipanema (6)

pier-ipanema (7)

pier-ipanema (8)

Discussão pública

O Arq. Marcelo Allet propõe a seguinte pauta para discussão pública do estudo preliminar do pier:

  • Verificar adequação geral deste estudo aos desejos, necessidades e demandas comunitárias locais;
  • Identificação de fontes e providencias para captação dos recursos financeiros necessários, conforme aqui estimados;
  • Elaboração de um modelo próprio de gestão futura do equipamento, juntamente com a identificação de investidores preliminarmente interessados.

Custos

O estudo prevê uma área aberta para o pier de 1.956 metros quadrados. A área construída coberta chega a 650 metros quadrados. Somando-se uma majoração por obras aquáticas (30%) e majorações contingenciais (20%) teria-se um total de 1.776 CUBs. Portanto, segundo o pré-levantamento feito para um projeto deste porte, teria-se um custo aproximado de 2,7 milhões de reais, considerando-se o CUB com o valor de 1.516,46.

______________________

Informações e imagens: Arq. Marcelo Allet



Categorias:Pier de Ipanema

Tags:, , , , ,

34 respostas

  1. Nem vou sonhar com esse projeto, porque se sair não vai ter um quinto do projeto original.

    Curtir

  2. Deveria ser concurso público para o projeto.

    Curtir

    • Isso não é um projeto. É um estudo. São linhas gerais. Tu deve saber melhor que eu que não é um projeto. Não está descartado o concurso.

      Curtir

      • Não entendi o porquê do tom agressivo da resposta.
        É evidente que se trata de um estudo preliminar.
        Reitero que projetos de interesse público devem ser objeto de concurso.

        Curtir

        • Tom agressivo? Ué… tu deve estar mais sensível de repente. Fui sério, agressivo não.

          Curtir

        • DEVEM ser objeto de concurso? Cadê a lei que diz isso? Eu sou totalmente a favor dos concursos para projetos, até criei uma campanha para o concurso para o Centro de Eventos do RS mas, neste caso do pier, foi uma iniciativa do arquiteto Marcelo Allet fazer este estudo, pois todo mundo só criticou o pier de Ipanema, ninguém propôs algo para o lugar. Ele fez esta proposta. Tentou ajudar. Ele é funcionário concursado, muito competente por sinal. Por que não um funcionário de carreira fazer o projeto? Me diz sinceramente: tu gostou ou não do estudo ?

          Curtir

  3. Quem é que está negativando todos os comentarios, como, por exemplo, o segundo comentario da Giulia?

    Curtir

  4. A concepção é boa mas ousada (Maldivas? vs. Guaibao). Se ficasse perto dessa imagem maior, que me lembra o pier de Santa Monica, ficaria muito bom.
    Mas levando em conta esse que executaram, se ficar parecido com a plataforma de tramandaí, estamos no lucro.

    Curtir

  5. Foi algum arquiteto do Zaffari que projetou essa “maravilha” de pier?

    Curtir

    • Se tem projeto reclamam. Se não tem reclamam. Eta gente insatisfeita. Se é um pier de 20 metros reclamam, se tem 180 reclamam. Se é simples reclamam, se é sofisticado reclamam. Se tem reclamam. Se não tem reclamam. O que vocês querem entao?

      Curtir

      • Queremos projetos que se concretizem. Ninguém está reclamando dos projetos que são sim maravilhosos. A reclamação é de que a todo tempo somos iludidos por belas maquetes e figuras que nunca se tornam realidade.

        Curtir

        • Este estudo é uma demanda da comunidade, da Câmara de Vereadores, do Conselho do Plano Diretor e conselheiros da Região de Planejamento n. 6. Foi feito este estudo para começar algo. Não adianta sempre criticar, criticar e não propor nada. Onde estão as entidades de arquitetos? Onde está o IAB?

          Então é o seguinte: vão ser feitos estudos para que a sociedade opine e colabore para tornar ainda melhor o projeto. Após ser amplamente discutido, este estudo tem tudo pra se transformar em um projeto ainda melhor. Com certeza vai obter a simpatia de algum investidor que construirá e operará as unidades comerciais do pier por que ele vai ser totalmente aberto, 24h por dia. Sem cercas ou portões. E tem um custo de apenas 2,7 milhões. Isto pra quem quer investir e tem cacife é nada. Não sejam tão negativos. Eu conheço o trabalho do arquiteto que ta propondo este estudo. Ele é como nós, não é político, ele quer o melhor pra cidade como nós. Ele não merece um voto de confiança da nossa parte? Não gostaram do estudo preliminar ? Eu adorei ! Jamais imaginei que poderiamos ter um pier como este em Ipanema.

          Curtir

    • “Maravilha”de Comentário !

      Curtir

  6. Esqueceram de adicionar uma ciclovia no pier!!!! Vai ter choro! Hehehhe

    Curtir

  7. Eu vim aqui pra dizer que não consigo ter fé que esse projeto se realize. Mas chego e já tem um monte de gente dizendo exatamente o que eu iria escrever.

    Mais um projeto, um lindo projeto pro bairrismo gaúcho sobre uma cidade que é maravilhosa em projetos mas que na prática e no dia a dia está sem rumo, perdida na incompetência dos governantes, no vandalismo e na sujeira.

    Eu queria viver na POA das fotos aéreas e dos projetos geniais.

    Curtir

  8. Acho uma obra muito importante para ser feita na gestão que pior construiu na história de Porto Alegre. Nunca vi uma prefeitura tão porca e desleixada pra arquitetura e urbanismo quanto esta atual. Prefiro esperar mais um pouco.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: