Foi apresentado ontem a noite o estudo preliminar do novo pier de Ipanema

Aconteceu ontem, 25/08, na academia e espaço para eventos Ipanema Sports, com a presença do Blog Porto Imagem, a apresentação oficial à comunidade, do estudo preliminar arquitetônico do novo pier de Ipanema. Trata-se eminentemente de uma proposta resultante de uma demanda da própria comunidade, através do Conselho do Plano Diretor (CMDUA) e da Câmara Municipal, e não de um estudo final.  O pier de Ipanema é integrante do módulo Ipanema do Projeto Orla Sul, já abordado pelo Blog.

Portanto, as imagens e descrições que vocês verão aqui neste post serão propositivas e não um projeto pronto, definitivo. Sequer já foi definido o local exato de sua implantação.

O estudo, realizado pelo Arquiteto e Urbanista da SMURB, Marcelo Allet, parte de uma série de referências e concepções para projetos desta natureza. Uma das principais premissas é de que o pier deve ser totalmente aberto, sem portões, 24 horas por dia. Seria como se fosse uma calçada aberta sobre a água. Nada mais que isso.

pier-ipanema-referencias

O pier então, terá acesso e domínios públicos 24h/dia. Conterá vagas públicas para embarcações de lazer. Nele poderão atracar barcos de turismo, de pequeno e médios portes, assim como está prevista a inclusão de uma estação hidroviária para que seja uma das paradas do catamarã na zona sul. Terá a extensão total lago adentro de 180 metros, com um braço na extremidade, com 40 metros de comprimento. Neste braço é onde se localizarão os embarcadouros para barcos maiores devido a necessidade de calado de 7 pés para que seja tecnicamente viável. Barcos como o Cisne Branco poderão atracar, tornando a zona sul, em especial Ipanema, um novo destino turístico alcançado pelo principal barco de turismo da cidade, assim como outros.

Como se pode ver nas imagens seguintes, o pier também contará com cafeterias, quiosques comerciais, áreas para contemplação, praças para pequenos eventos, memorial, expositores para artistas e comunicações gerais.

pier-ipanema (1)

pier-ipanema-(1b)

A Localização

A localização ainda precisará de uma série de discussões para decisão do melhor lugar. Conforme o esquema abaixo, pode-se conferir os 4 principais pontos possíveis. A localização no lugar do atual pier é a menos provável, devido se constituir numa área bastante densa e residencial.

pier-ipanema (2)

Imagens

Aqui algumas imagens das diversas que foram mostradas na apresentação

pier-ipanema (3)

pier-ipanema (4)

pier-ipanema (5)

pier-ipanema (6)

pier-ipanema (7)

pier-ipanema (8)

Discussão pública

O Arq. Marcelo Allet propõe a seguinte pauta para discussão pública do estudo preliminar do pier:

  • Verificar adequação geral deste estudo aos desejos, necessidades e demandas comunitárias locais;
  • Identificação de fontes e providencias para captação dos recursos financeiros necessários, conforme aqui estimados;
  • Elaboração de um modelo próprio de gestão futura do equipamento, juntamente com a identificação de investidores preliminarmente interessados.

Custos

O estudo prevê uma área aberta para o pier de 1.956 metros quadrados. A área construída coberta chega a 650 metros quadrados. Somando-se uma majoração por obras aquáticas (30%) e majorações contingenciais (20%) teria-se um total de 1.776 CUBs. Portanto, segundo o pré-levantamento feito para um projeto deste porte, teria-se um custo aproximado de 2,7 milhões de reais, considerando-se o CUB com o valor de 1.516,46.

______________________

Informações e imagens: Arq. Marcelo Allet



Categorias:Pier de Ipanema

Tags:, , , , ,

34 respostas

  1. Nem vou sonhar com esse projeto, porque se sair não vai ter um quinto do projeto original.

  2. Deveria ser concurso público para o projeto.

    • Isso não é um projeto. É um estudo. São linhas gerais. Tu deve saber melhor que eu que não é um projeto. Não está descartado o concurso.

      • Não entendi o porquê do tom agressivo da resposta.
        É evidente que se trata de um estudo preliminar.
        Reitero que projetos de interesse público devem ser objeto de concurso.

        • Tom agressivo? Ué… tu deve estar mais sensível de repente. Fui sério, agressivo não.

        • DEVEM ser objeto de concurso? Cadê a lei que diz isso? Eu sou totalmente a favor dos concursos para projetos, até criei uma campanha para o concurso para o Centro de Eventos do RS mas, neste caso do pier, foi uma iniciativa do arquiteto Marcelo Allet fazer este estudo, pois todo mundo só criticou o pier de Ipanema, ninguém propôs algo para o lugar. Ele fez esta proposta. Tentou ajudar. Ele é funcionário concursado, muito competente por sinal. Por que não um funcionário de carreira fazer o projeto? Me diz sinceramente: tu gostou ou não do estudo ?

  3. Quem é que está negativando todos os comentarios, como, por exemplo, o segundo comentario da Giulia?

Faça seu comentário aqui: