Data das fotos: 27/08/2014 (por voltas das 15h)
Autor das fotos: Gilberto Simon
Percorri a pé da esquina da Ipiranga com Salvador França, passando pela lateral da obra toda, até o outro lado, na Aparício Borges. Realmente é gigantesco o viaduto.
Categorias:Fotografia, Meios de Transporte / Trânsito, Viadutos e pontes estaiadas
Deveria ter sido feito um túnel nesse cruzamento, esse trambolho vai melhorar o trânsito, mas vai degradar a região. Nem nos render esse viaduto consegue ficar bonito. De todas as obras que estão fazendo em Poa, essa eu considero, de longe, a pior!
Verdade Carlos, um tunel seria bem melhor.
Um dos grandes causadores dos engarrafamentos naquele cruzamento era o semáforo de três tempos, com um deles para quem vinha pela Aparício (sentido Norte-Sul) virar à esquerda na Bento (pra ir em direção a Viamão).
Com o viaduto, essa conversão não será mais possível, sendo necessário fazer uma alça de quadra.
Ou seja: talvez a mera implementação da alça já resolvesse boa parte dos congestionamentos.
Bem pensado! Mas a prefeitura não pode esquecer das “parceiras” de campanha, as empreiteiras…
Grandes cidades do mundo derrubando ou dando novos usos aos seus viadutos e vias elevadas e Porto Alegre construindo cada vez mais. No curto prazo até pode ser que melhore o tráfego de veículos motorizados na área, mas no médio e no longo prazo só vai piorar, além da degradação que causará na região. O único jeito de diminuir os congestionamentos de carros é diminuir o número de carros nas ruas, ou seja, melhorando (e muito) o transporte coletivo e incentivando o uso de bicicletas e as viagens a pé. Lamentavelmente, tratando-se de Porto Alegre, pensar nessas mudanças chega a beirar a utopia. É mais fácil construir viadutos, mesmo…
É feio, mas vai dar uma melhorada no transito.
Haja vontade pra subir tudo aquilo e pegar onibus no terminal do segundo andar ali
Não vai ter escadas-rolantes?
Da uma olhada como estao as escadas do terminal da beijamin x Dom pedro. e os elevadores do terminal triangulo…
As escadas-rolantes do Viaduto da Benjamin x Dom Pedro estão em boas condições. Já os elevadores do Terminal Triângulo acho que não são parâmetro para comparação…
Pelo visto as obras estão paradas…
Túlio as obras estão andando. E bem rápidas. Deve inaugurar no final do ano como previsto. Havia muitos operários trabalhando, apesar de as fotos passarem uma impressão contrária. Havia muitas máquinas em trabalho.
Achei q nd poderia ser pior do q aquele viaduto na julio de castilhos, mas estava enganado. Alem de ser esteticamente horrivel, vai ajudar a degradar ainda mais aquela regiao e vai esconder uma das poucas coisas interessantes dali (a igreja). M* de gestores.
A única vantagem é que não haverá mais assaltos e sequestros naquele ponto, já que não haverá parada?
Vai haver parada no próprio viaduto.
Parada no próprio viaduto? Vai ficar ó: uma b*sta para os usuários.
Baita monstro! Horrível!
São Paulo destruindo o minhocão e nós construindo esse baita viaduto!
Apenas ponho em pauta o debate, pois realmente não sei se seria necessária a construção desse viaduto, ainda mais em razão de logo adiante, na Ipiranga, haver uma sinaleira.
A meu ver poderia ser implantada uma linha de BRT naquele corredor com aquele sistema de abrir o sinal quando o ônibus chegar perto. Quanto aos carros, paciência…
Nos EUA, cantado em prosa e verso por alguns brasileiros, há muitos cruzamentos maiores do que esse da Bento x Perimetral que não têm viaduto, mas apenas sinaleira.
Viadutos mesmo só vi na intersecção com rodovias e em cidades grandes, como Austin, San Antonio, Miami e New Orleans.
A meu ver, o incentivo ao transporte público (de qualidade) diminuiria (e muito) a quantidade de carros na rua…
O que acham?
Nos EUA há transporte público de qualidade.
Porém, em Los Angeles, só existem viadutos.
Em pouquíssimas cidades dos EUA há transporte público de qualidade, podendo-se citar Nova York, Chicago e San Francisco. A grande maioria, principalmente no meio-oeste, funciona com rodoaneis e highways cortando as cidades ao meio. LA é exemplo, mas muitas outras são assim também. Em Boston foi construído o Big Dig, que colocou os carros engarrafados para baixo da terra, liberando todo o espaço de uma highway na superfície.
Los Angeles não é exemplo, em termos de transporte. Não é por acaso que a cena inicial de “Um dia de fúria” ocorre num engarrafamento justamente naquela cidade.
Nos EUA, transporte público de qualidade só em GRANDES metrópoles. Cidades médias e pequenas praticamente não existe transporte. Cansei de parar em postos de gasolina e ser abordado por pessoas pedindo um dólar para colocar combustível em seu carro (caindo aos pedaços)…
O “Godzilla” esta crescendo………..uiiiiiiii.
Que trambolho! Horrível! Vamos ficar anos pagando isso. Quando terminarmos de pagar já estará defasado. Urbanismo zero. E não, não resolverá a “problema do trânsito” como falam políticos e os “técnicos qualificados” da EPTC.
Ja vi muito técnico da eptc dizendo que esse viaduto nao resolvera nada, só via mudar de andar o engarrafamento
Vai ter ciclovia?
Infelizmente não.