Terminal 2 do Salgado Filho está ganhando sistema Mamuth de embarque

Imagem: Ortobras

Imagem: Ortobras

Está já em testes um novo sistema que promete melhorar o conforto e a acessibilidade dos passageiros no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O sistema foi desenvolvido em parceria entre a Infraero e a empresa Ortobras, com sede no município de Barão, no interior do Rio Grande do Sul. A empresa venceu a licitação para instalar o sistema em pelo menos 20 dos 64 aeroportos brasileiros.

O sistema já foi instalado no aeroporto de Palmas, em Tocantins (primeiro no Brasil), está sendo instalado no terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho e até 2015 será instalado em Foz do Iguaçu e João Pessoa”.

Aeroporto de Palmas, TO. Foto: Ortobras

Aeroporto de Palmas, TO. Foto: Ortobras

O Mamuth é o equipamento em que o passageiro embarca no avião e desembarca. A tecnologia é adequada a aviões da classe C, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de suportar até 225 quilos. Para chegar ao equipamento, o passageiro passa por um túnel constituído por módulos, totalmente climatizado, atravessando o pátio do aeroporto. Se um veículo precisar passar pela área onde ficam os módulos, eles podem ser movidos para dar acesso. O elo pode ser feito tanto com o terminal quanto com ônibus.

Além da acessibilidade, o elo entre o Mamuth e os módulos evita que os passageiros enfrentem chuva ao se dirigirem às aeronaves em dias de mau tempo.

Fotos do sistema no Terminal 2 do Salgado Filho

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Mais fotos por Daniel Serafim:

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Foto da Gabriela de Bella, Jornal Metro, de 04/09/2014.

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Informações da Infraero, Ortobras e G1



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Outros assuntos

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25 respostas

  1. Bom dia!! Tudo certo Gilberto?

    Então, encontrei essa postagem no grupo do fb do aeroporto de POA e gostaria de saber se posso usar algumas fotos (dando os devidos créditos) deste blog em um projeto sobre Inovações Tecnológicas do técnico aqui do RJ. Escolhemos falar sobre o Transporte Aéreo e vimos que em POA já operam esse sistema.

    Abraço!

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  2. Porque não interligar os dois terminais de passageiros com um extenso corredor de passarela toda de vidro ligando o terminal 1 e terminal 2 do Salgado Filho. A infraero poderia fazer um levantamento detalhado e seria com certeza muito interesssante para os passageiros que utilizam os dois terminais do SF.

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  3. Lixo.

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  4. Esse sistema prejudicou a visão de quem fotografa as aeronaves (spotter aeronáutico) lá do terraço. O meu trabalho e dos demais colegas foi afetado e é um visual muito feio para o aeroporto. Reprovado!

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  5. Na minha opinião, está caindo de maduro colocarem uma passarela com esteira rolante ligando o Terminal novo ao antigo. Nos moldes da passarela nova do Praia de Belas.

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  6. Realmente os aviões da Embraer utilizados pela Azul não se adaptam bem aos fingers do Salgado Filho. Lembro-me quando voei com ela, logo no início das operações (quando o terminal 2 ainda estava desativado), havia um desnível entre a finger e a aeronave.
    E também não é nada agradável utilizar o terminal 2 e ter de sair no meio da chuva para embarcar, mesmo que isso ocorra com um ônibus deixando próximo à escada.
    Viajei no início do mês passado e já havia esse sistema. Me surpreendi que não houve divulgação à época.
    Me parece ser muito bom!

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  7. Acho que o que muitos não entenderam (eu não tinha no início) é que o embarque ali vai ser a partir do térreo mesmo. Sendo assim, não cabe um finger da mesma maneira que tem no terminal 1.

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  8. Tem jeito de puxadinho mas funcionando… é a conta.

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  9. só faltou uma ciclovia! hehehehe

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    • Bem observado. Estranho que ninguém cobrou uma ciclovia até o aeroporto. E os ciclistas que irão viajar de avião, como irão chegar ao aeroporto?

      Mais uma bola fora do Fortunatti.

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    • Olha. Podem estar sendo irônicos, mas seria muito interessante uma ciclovia na Av. das Industrias. Há muitos trabalhadores que se locomovem com esse modal e seria uma otima integração com o trensurb. Bikepoa ali seria realmente muito bom.

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    • O Fabio é a pessoa mais obcecada por ciclovias do forum. Mais que todos cicloativistas, até pq a estereotipação que ele faz desse grupo é só isso, uma estereotipação.

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    • Funcionários da Infraero, das companhias aéreas, dos serviços de abastecimento e manutenção das aeronaves, dos serviços de catering, aeroviários, funcionários administrativos, funcionários da limpeza, da segurança, das lojas, dos restaurantes, das cafeterias, servidores da polícia federal, da polícia civil, da receita federal, do juizado de menores… Só para citar alguns.

      Nem todo mundo que frequenta o aeroporto vai para viajar. Não tenho dúvidas de que ciclovias e bicicletários por ali seriam úteis para muita gente.

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    • eu concordo que poderia ter ciclovias até o aeroporto pelos funcionários da região… até porque tem um parque do laçador que só frequenta quem esta de carro na região… mas eu falei mais especificamente para os tuneis… e os portoalegrenses que iriam de bike do terminal até a aeronave?! lembrando que precisa pintar o chão de vermelho! hehehehe mas pra quem não entendeu eu explico… foi uma ironia, porque em POA qualquer projeto que se fala questionasse a existencia da ciclovia, e quando a tem, se questiona cor tamanho, local, distancia, etc…

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  10. Parece que as pessoas têm dificuldade de ver os benefícios e apenas vêem os defeitos supérfluos. A acessibilidade melhorou e muito! Além disso, o conforto melhorou para todos os passageiros que não terão mais que tomar sol ou chuva ao entrar na aeronave, visto que é um sistema totalmente coberto e climatizado. Esse tipo de embarque não prejudica nenhuma atividade do aeroporto pois é modular, é possível desmontar apenas uma parte para realizar alguma atividade necessária.

    Isso foi planejado para aeroportos REGIONAIS, não possuem muito movimento, no entanto, acho válida a aplicação no terminal 2 do SF, que é um terminal antigo, rudimentar,portanto aplicar a estrutura de Fingers é inviável. Além do que, vejo isso como algo passageiro, o T2 não tem muitos anos pela frente.

    Aqui um vídeo muito bom da ideia:

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  11. Achei estranho. Porque no chão? Não atrapalha e atravanca? Além disso tem que descer ou subir degraus.

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  12. Usei faz umas duas semanas, é muito bom, mas que parece uma adaptação, realmente parece.
    Mas vale pelo conforto.

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  13. Achei feio, combina com o puxadinho da Tam. Prefiro 100x um finger.

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