Novo edital do transporte público de Porto Alegre deve ser divulgado até dia 20

Prefeito José Fortunati anunciou o novo prazo durante Encontro da Frente Nacional de Prefeitos

Previsão é que vencedor seja conhecido até dezembro para que processo inicie em 2015 Crédito: André Ávila / CP Memória

Previsão é que vencedor seja conhecido até dezembro para que processo inicie em 2015
Crédito: André Ávila / CP Memória

O prefeito José Fortunati anunciou nesta segunda-feira que a publicação do novo edital de licitação para o transporte público de Porto Alegre deve ocorrer até o dia 20 de setembro, dois dias antes do prazo determinado pela Justiça. O mandatário fez a divulgação do prazo durante o Encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília.

Desde o impasse jurídico que levou a suspensão da concorrência pública, em 3 de junho, técnicos da EPTC e do Tribunal de Contas do Estado estão realizando reuniões para adequar pontos do edital que foram questionados juridicamente. Além de multas contratuais, será ampliado o prazo para a renovação da frota que era de cinco anos, que hoje é de 1.701 ônibus.

“Estamos realizando reuniões contínuas. Acredito que até a sexta-feira da próxima semana já tenhamos o debate técnico concluído”, afirmou o prefeito.

Como não houve interessados na última abertura de propostas, a prefeitura optou por abrir a concorrência para empresas internacionais, como prevê a lei de licitações (parágrafo 4º do artigo 32, da Lei 8666/93), com a publicação do edital no site do Banco Mundial. A medida visa baixar os custos e evitar monopólio ou boicote de empresários locais que atuam no setor.

“Na disputa entre concorrentes que atendam todos esses pressupostos, ganhará aquele que oferecer a menor tarifa. Não tenho dúvidas de que todo este processo qualificará o serviço de ônibus em Porto Alegre”, afirmou Fortunati.

Além de exigir novo padrão de qualidade dos veículos, o novo edital também prevê a ampliação de linhas para locais não atendidos na capital. Previsão é que o vencedor seja conhecido até dezembro para que o processo inicie em 2015.

* Com informações da colunista Taliane Oppitz.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

7 respostas

  1. Devia ter limite de barulho pelo sacolejo do ônibus e por aqueles dispositivos pneumáticos que quase ensurdecem todo mundo. Aí começamos a falar em qualidade.
    Falando nisso, quando nosso transporte vai deixar de ser regulado pela EPTC e passar a ser regulado e fiscalizado por algum órgão sério e independente?

    Curtir

    • Nos ônibus intermunicipais eu já vi um registrador que guarda os “sacolejos” do ônibus. Ele basicamente mede e guarda as acelerações e inclinações.

      Curtir

  2. http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/onibus-com-ar-condicionado-e-wi-fi-melhoram-transporte-em-sp

    São Paulo – Começaram a circular na manhã desta terça-feira, 02, os 20 primeiros ônibus com ar-condicionado da cidade de São Paulo, onde rodam quase 15 mil coletivos.
    Leia Mais

    Os veículos, do modelo chamado “superarticulado”, foram aprovados pelos primeiros passageiros, que destacaram o conforto da refrigeração interna em um dia quente – os termômetros de rua marcavam 27 graus Celsius por volta das 11h.

    A Prefeitura já estuda, inclusive, tornar obrigatória a aquisição desse tipo de coletivo pelas empresas concessionárias.

    Metade dos veículos circula na linha 809P (Terminal Campo Limpo-Terminal Pinheiros) e a outra, no percurso 857P (Terminal Campo Limpo-Paraíso). Ambas operadas pela Viação Campo Belo.

    Outra característica que distingue parte dos veículos é que quatro deles já oferecem internet wi-fi de graça para os usuários ….

    Curtir

  3. Como disse o Pablo, o Oportunati deve maquiar as linhas pequenas querendo mostrar um edital realmente justo para empresas internacionais.

    Curtir

  4. Ainda tem aquela exigência da empresa possuir garagem em PoA? Nenhuma empresa vai instalar uma garagem para concorrer. Acho que nem pra operar precisaria garagem na cidade. Não vejo problema em uma empresa ter garagem em Cachoeirinha para operar na Zona Norte ou em Viamao para operar na Zona Leste.

    Curtir

  5. Empresas internacionais??? Ahahaha, a piada do seculo, serão as mesmas empresas, isso é mais do que certo, a unica diferença é que agora elas terão regras a serem cumpridas, simples assim. Tenha pena das pessoas que estão sonhando com empresas de onibus da Inglaterra, Portugal, Suecia, atuando por aqui, só aguardem!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: