Jornal Metro – Porto Alegre – 03/09/2014
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Categorias:Catamarã, hidrovias
Tags:catamara, hidrovias, ligação hidroviária, metroplan, rmpa
Se o Brasil, especialmente o RS, não tratar de diminuir tanta burocracia com urgência, estaremos fadados a falência. Tudo aqui é demorado demais… eu sei, no Brasil todo, mas quando morei em SC por exemplo, haviam escritório da FATMA (a FEPAM deles) em várias regiões do estado. Aqui tudo é em Porto Alegre, tudo tem que passar por aqui… é muito centralizado e burocrático. Pelo amor de Deus políticos do RS, acordem!
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Tudo que é feito por decreto, e para mostrar serviço, não se sustenta. Vejo um estudo muito superficial feito num mapa, ligando cidades, para quem “interessar possa”. Somente isto, nada mais. É muito pouco para a Metroplan.
Se olharmos o mapa e analisarmos trajeto para Cachoeirinha, Esteio e Sapucaia, vamos ver rios que serpenteiam muito. O trajeto seria o dobro do rodoviário e a velocidade muito baixa (no caso do catamarã para Guaíba ele encurta a distancia, justamente o contrário). Haveria necessidade de retificar certos trechos, o que encareceria muito. Sem falar que o Rio Gravataí ficaria fechado no inverno devido ao forte nevoeiro, o mesmo do Aeroporto, sem contar a questão do volume de águas já mencionado em comentários anteriores. Se o rio não é navegável regularmente, não adiante forçar.
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Catamarã ou barcos parecem lentos, mas não estão sujeitos a sinaleiras, engarrafamentos, preferenciais, rotatórias… É ilusão pensar que um ônibus anda a 80km/h e o catamarã só a 25 nós (45 km/h). Na prática os ônibus de Porto Alegre não chegam a 20km/h na média.
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É triste mas é muito verdadeira sua afirmação.
O rio dos sinos por exempo é chamado assim por ser sinuoso, nao por causa da lenda dos sinos que cairam no rio em 1600e bolinhas
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Interessante que até nos países nórdicos, que no inverno há banquisas de gelo no mar e durante o verão há ventos fortíssimos há muita navegação. Aqui em PoA, com todas as condições favoráveis ainda arrumamos problemas imaginários para impedir a navegação.
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Em Estocolmo, que é na verdade um arquipélago, só se chega em determinadas ilhas de barco. E funciona seja o dia que for, com 2 ou 3 horários por dia.
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Realmente seria sensacional integração com vários modais de transportes, um dia certamente teremos uma Grande Região Metropolitana integrada com esta dinâmica e mobilidade existentes nos países europeus.
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Minha empresa trabalha com transporte pela lagoa dos patos, portanto posso afirmar com bom conhecimento de causa:
Primeiro: só a lagoa dos patos e o rio Jacuí possuem um volume de água estável o ano todo para esse tipo de operação. Mesmo assim, por falta de investimento em dragagem por parte do estado, é constante o perigo de topar com um banco de areia ou galhos escondidos. Depois do Jacuí, o rio com maior volume de água é o Sinos, o qual não tem conseguido nem dar conta de abastecer a população de São Leopoldo no verão;
Segundo: não há demanda suficiente, portanto dificilmente atrairia interessados. Se uma passagem de catamarã até Guaíba custa uns R$ 8, quem vocês acham que se disporia a pagar uns R$ 40 para ir até General Câmara?
Então vamos cair na realidade. Não há meio de transporte capaz de competir em igualdade com o rodoviário em termos de custo x benefício. O transporte hidroviário só funciona bem para trechos curtos e com altíssima demanda.
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Já que vc conhece o transporte hidroviário, por que o governo não libera extração de areira usando dragas. para aumentar a profundidade no trecho navegável? Me parece uma situação insólita faltar areia no mercado e não poder navegar por causa de bancos de areia.
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A dragagem de canais artificiais é bem diferente da dragagem empregada nos rios jacuí, sinos, taquari entre outros, pois a primeira visa garantir a navegação segura das embarcações. Esse tipo de dragagem requer avançado conhecimento técnico e equipamento adequado a tal atividade. Já a dragagem nos rios citados visa unicamente extrair a areia do leito do rio não tendo importância a morfologia do rio após o processo de extração de areia.
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Talvez nao seja uma relação de competir de igual por igual com os onibus e sim de criar alternativas.
É uma situação parecida com a das ciclovias, nunca substituirao carros mas podem ser alternativa de transporte em alguns casos
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Tenho até medo, quando começam a surgir com boas idéias, é que tem coisa ai, não pode ser tão bom assim.
hahaha
Brincadeira, que baita noticia.
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Fiquei chocado com os prazos !
Ate mesmo com o “curto” prazo !
Somado com a brocracia, incopetencia e descumprimento de prazos (vide estaçao Barra), só mesmo um gocernador com o peito da Yeda pra fazer tudo isso acontecer.
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Sim, detalhe que em 30 anos eles querem chegar a General Câmara! Meu pai viajava em vapores há 70 anos atrás nessa rota… meu bisavô dirigia vapores de passageiros pelo rio Taquari há quase 100 anos. E precisam de 30 anos pra retomar isso com catamarãs que mal precisam de calado pra navegar e ainda por cima em rios que já são navegáveis hoje. Algo que precisa de mínima infraestrutura. A burocracia e inércia pública vão além da imaginação de qualquer mortal.
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Isso sim seria sonho de consumo! vamos ficar de olho para que os projetos andem!
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A metroplan esta de vento em poupa tentando “desbancar” no mercado dos lobeiros de todas empresas de onibus.
Recentemente tambem apresentou um projeto de alteração e integração das linhas de onibus da maior exelencia para poa.
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Essa trabalho de integração é excelente!
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Também acho, mas não ganhou o destaque que merecia aqui no blog e, muito menos, na mídia tradicional.
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Verdade. Achei fantástico esse projeto dos ônibus, e me parece a coisa mais real que poderemos ter de melhoria no transporte coletivo. Sem sonhar com aeromóveis, BRTs, metrô e etc. Me pareceu algo bem factível.
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Um sonho!
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Muito legal! Com o tempo quem sabe podemos até ter hydrofoil. Na Rússia já tem a mais de 50 anos. Esses barcos navegam a mais de 60km/h!
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Poderia ter linhas para as cidades margeadas pela Lagoa dos Patos, até Pelotas. Seria fantástico!
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E aí tu acordou …
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Hahaha, eu ia dizer… mais projetos, mais planos, mais promessas… e não são capazes de inaugurar o pier do Barra que já está se deteriorando e uma mísera linha pra Ilha da Pintada que falam há anos. Sonhem, seus coitados.
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Hahahahahaha!! Isso mesmo cgasparetto!! As tuas palavras deveriam ser ditas com um megafone na frente de um microfone! Que a boiada toda ouça!
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OFF : http://www.radioguaiba.com.br/noticia/inquerito-civil-vai-apurar-suposto-descumprimento-da-lei-dos-30-segundos-em-sinaleiras-da-capital/
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