Prefeitura lança edital para revitalização da orla do Guaíba

Primeira fase abrange 1.320 metros, da Usina do Gasômetro à Rótula das Cuias   Foto: Divulgação/PMPA

Primeira fase abrange 1.320 metros, da Usina do Gasômetro à Rótula das Cuias   Foto: Divulgação/PMPA

O prefeito José Fortunati assina nesta quinta-feira, 4, o edital para licitação das obras da primeira etapa do projeto de revitalização da orla do Guaíba. A formalização será realizada às 10h, em ato no Paço Municipal, com a presença do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, autor do projeto.

A contratação para as intervenções contempla o trecho de 1.320 metros entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. O projeto possui 630 pranchas detalhadas das obras e mais de cinco mil itens no orçamento que terá investimento de R$ 57,4 milhões. O projeto está aprovado em todas as secretarias municipais e possui as autorizações e licenças necessárias para o início das obras.

Parque da Orla do Guaíba

O projeto propõe uma nova relação entre a cidade e o Guaíba, com segurança e infraestrura qualificada. O Parque da Orla do Guaíba conta com dois importantes elementos: o nível do calçadão, que corre sobre o dique integrante do sistema de proteção de cheias da cidade; e o novo passeio, mais elevado. Entre o calçadão e o passeio se organizam as atividades de esportes, ciclovia, lazer e comércios. Entre o passeio e o Guaíba se forma um espaço mais contemplativo, onde a vegetação nativa vai reconquistar seu espaço.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , ,

9 respostas

  1. Ué, isso já não tava pronto?
    E o Prefeito parou de limpar o Guaíba como fazia na campanha???
    O blog só reproduz matérias auto-promocionais da Prefeitura, lamentável.

    Curtir

    • Reproduzimos sim matérias de diversos veículos de imprensa e institucionais (como o site da prefeitura, do estado, da câmara, e de jornais como correio do povo, o único que até agora não nos proibiu de reproduzir mesmo com fonte citada) para que possamos discutir em cima das informações oficiais. O teu comentário jamais será censurado. O Blog tem uma postura em geral contra as atividades e formas de trabalhar da prefeitura. Portanto, totalmente sem sentido o que falaste. Quem acompanha o Blog nos seus quase 8 anos de estrada sabe que o que estou falando é correto. A ideia aqui é discutirmos e se for o caso “malharmos” as informações oficiais. Fica a vontade. E quando fazemos matérias próprias, raramente concordamos com a prefeitura. Te inteira melhor sobre a história do Blog antes de falar o que falou. Abraço.

      Obs.: não é a toa que o Blog tem os seus quase 300 mil acessos mensais e sempre com sua sólida malha de seguidores.

      Curtir

  2. O problema mais grave desse trecho da orla é a circulação de carros. Nos finais de semana, é inseguro ficar na parte de baixo do dique. Se impedirem a circulação de carros, já é meio caminho andado para a “revitalização”.

    Curtir

  3. Eu pago a passagem da Sofia Cavedon para Cuba, inclusive com acompanhante. Mas se tivermos a certeza de que ela não volta !

    Curtir

  4. Nem divulguem muito se não vai dar problema.
    hahaha

    Curtir

  5. Fundamental para esta cidade. Tem de sair sim!

    Curtir

  6. Tomara que aconteça antes que o Pedro Ruas e a Sophia Cavedon se reelejam senão já viram né? Todos abraçando o Guaíba!

    Curtir

  7. Alguém tem o projeto detalhado que contempla essa primeira fase?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: