Grupo cria grafite 3D no Viaduto Otávio Rocha

PELA FALTA DE RESPEITO E CONTÍNUOS COMENTÁRIOS COM OFENSAS, ESTE POST ESTÁ FECHADO PARA COMENTÁRIOS !!!

_________________________

Pintura especial ficou pronta na manhã deste sábado

Grupo cria grafite 3D no Viaduto Otávio Rocha  Crédito: Fabiano do Amaral

Grupo cria grafite 3D no Viaduto Otávio Rocha
Crédito: Fabiano do Amaral

O Viaduto Otávio Rocha, no Centro de Porto Alegre, ganhou novas cores neste fim de semana. O grupo Núcleo Urbanóide executou no chamado Passeio Primavera o maior painel de grafitagem em 3D do estado. A obra foi feita pelos artistas Lucas Anão Vernieri, Allan Vieira e True Souza.

Vernieri explicou porque a obra se destaca. “Trabalhamos luz e sombra para dar esse efeito 3D. Além disso, estão presentes nesse painel todas as cores da paleta. Isso causa um impacto”, destaca o artista. Eles iniciaram a grafitagem na última quinta-feira.

A grande obra a céu aberto foi entregue à população na manhã deste sábado. O prefeito José Fortunati visitou o painel, conversou com os artistas e aproveitou até para arriscar uns traços na pintura. “Nos últimos anos nós estamos buscando a qualificação dos espaços públicos de uma forma democrática, e isso significa dar oportunidades para os artistas locais e para as mais variadas manifestações artísticas. Quando decidimos grafitar o Túnel da Conceição fomos questionados, muita gente não queria. Depois que um dos trechos foi entregue, as pessoas pediram que o mesmo trabalho fosse feito no outro sentido. Ou seja, é uma ideia e uma parceria que está dando muito certo”, afirmou Fortunati.

O painel foi pintado para a 20ª Mostra Nacional de Pintura Artística, que é realizada anualmente na Capital, dentro do tradicional Hotel Everest. Agora em 2014, quando o evento completa duas décadas e o hotel seus 50 anos, a Associação Gaúcha de Pintura Artística (Agapa) teve a ideia de levar a arte para o lado de fora. “Nós queríamos fazer algo diferente, proporcionar o contato da população com a arte. Pensamos: por que não convidar os meninos do Núcleo Urbanóide para pintar uma obra a céu aberto? Deu certo, né? Ficou lindo!”, disse a presidente da Agapa, Rosângela Nectoux.

Mais fotos, todas de Fabiano do Amaral:

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

43 respostas

  1. PELA FALTA DE RESPEITO E CONTÍNUOS COMENTÁRIOS COM OFENSAS, ESTE POST ESTÁ FECHADO PARA COMENTÁRIOS !!!
    VÃO DISCUTIR NO BUTECO OK ?

    Curtir

  2. Muito respeito a quem luta por sua arte. Aqueles que por mais mentes fechadas e pessoas que não reconhecem o que é arte e criticam sem ao menos reconhecer o trabalho, continua lutando para mostrar seu trabalho e faz uma arte LINDA dessas! Máximo respeito!

    Curtir

  3. A primeiro e mais importante informação aos navegantes é que o local da obra de arte urbana é privado. Não é patrimônio tombado. É a parede do hotel e foi a direção do mesmo que deu o presente as centenas de pessoas que passam pelo local. Respeito quem não gostou ou não gosta de grafitti e respeitosamente discordo de uma minoria que aqui vem soltar palavras ao vento. Uma cidade é feita de pessoas e não temos os mesmos gostos, hábitos e opiniões. Se existem pessoas que entendem o contrário tudo bem. Quero reafirmar meu compromisso com a arte urbana, com o grafitti principalmente. Assim foi no túnel, nos pilares do aeromóvel, no terminal triângulo, no Pão dos Pobres, na Restinga, Rubem Berta, Bom Jesus e outros tantos lugares em que o cinza pobre e vazio deu lugar a vida das cores pelas mãos de artistas como Lucas, True e Allan. Talvez o que algumas pessoas precisam é deixar de lado as criticas acinzentadas e colorir um pouco o humor de suas vidas. Lucas…tu és um artista que orgulha Porto Alegre, aqui e além fronteiras. Eu, tu e outros amigos sabemos do teu compromisso com a arte urbana. Nós sabemos quantos jovens vivem hoje da sua capacidade de criação. Aos demais que pensam diferente, me desculpem, mas a onda de colorir a cidade não vai parar, por uma simples razão a maioria das pessoas de Poa amam grafitti. Parabéns Lucas e Urbanóides!

    Curtir

  4. Acabo de ler alguns comentários feitos e chego a uma conclusão, quanta idiotice e leviandade. Parabéns aos organizadores e artistas que efetuaram o trabalho, e como bem citado em um comentário, pelo que entendi o Graffiti foi feito na parade do hotel e não nos pilares do viaduto. Agora tbem vi muitas ameaças de pixo e jogar tinta branca em cima. Quem fala o que quer esteja sujeito a receber as consequências.
    Mas como em todos os veios tem os que vão ir contra, que na maioria das vezes não fazem bosta nenhuma pela cidade, e os que vão admirar. Fico como um admirador da arte. Salve a todos.

    Curtir

    • Pode por favor maneirar no tom e opinar com respeito às demais pessoas que comentam aqui?
      O espaço está aberto a todos mas com educação.
      Pra que chamar de idiotas e levianos os demais ?
      Não percebe que perdes a razão falando assim?
      Mais comentários assim serei obrigado a começar a moderar.
      Não somos inimigos de vcs. Coloquem isso na cabeça.

      Curtir

  5. Para quem está criticando, antes do graffiti ser feito, vocês lembram de como era a parede? Preta, suja, pichada, uma tristeza, mas “conservava a arquitetura e o lado sombrio” do viaduto e estava tudo muito bem, ninguém reclamava que estava daquele jeito, agora com o graffiti pronto, o povo resolve reclamar, protestar, xingar e vaiar uma arte extremamente rara, um dom que poucas pessoas possuem, de darem cor, de darem vida a essa cidade. Ao povo que está protestando por internet, o que vocês fazem pela sua cidade? Vocês querem reclamar das pessoas que fazem? Das pessoas que alegram os muros cinzas? Por isso que arte não é para qualquer um, arte é um nível acima e parte do povo de Porto Alegre é muito baixo, é muito preconceituoso.

    Curtir

    • Pelo que entendi ninguém está criticando o grafiti em si, e sim o local onde foi feito. Junto a um monumento histórico e influindo decisivamente no visual de uma área que não deveria ter influências deste tipo. Eu particularmente gosto muito de grafiti, achei belíssima a obra de vcs que foi feita ali e apenas questiono o local. Tantos locais, paredes, muros para fazer e logo ali, interferindo no patrimônio histórico? Bom, continua aberto o debate. Só peço que mantenham o bom nível, OK? Perde-se totalmente a razão partindo pra ofensas como fez o Lucas. Mas creio que ele agora entendeu. Todos são bem vindos aqui.

      Curtir

  6. Chega a ser ridicula a opinião de alguns. A cabeça provinciana faz com que considerem que grafitti tem lugar certo. O engraçado é que não se ouve falar disso da poluição visual do centro, da poluição de décadas do Guaíba. Se gasta muito para combater a arte urbana, e não percebem que ela é na verdade um grito de liberdade na cara da sociedade conservadora que só oprime e lhe impôe regras. Um portal de cultura a céu aberto. É incrivel ver que tem pessoas que preferem o cinza e morto ao que está vivo e colorido. Não percebem o valor da arte mais democrática em seu estado pleno. Uma pena! Mas sei que as pessoas que pensam assim são as mesmas que acham que bicicleta atrapalha o transito, o verdadeiro cancer das cidades. Aconselho aos comentaristas de plantão verem o filme “Cidade Cinza”, com a participação do grafiteiro e maior expoente da arte brasileira na atualidade, Os Gêmeos. Enquanto o gaúcho se fia na opinião conservadora de quem não conhece a cultura contemporanea, o mundo avança a passos largos no sentido natural – pra frente.

    Curtir

  7. aqui vcs falam só o que querem!!!! ponto!!!… volto a citar…. tem ameaças aqui eu apenas falei que são pessoas de pouca luz e sabedoria…. a parede é do Hotel Everest, e o viaduto está lá do jeito que vcs tanto querem… !!! se apagar essa eu juro queimo o teu filme Gilberto Simon!!!… a verdade dói nos fracos!!!

    Curtir

  8. Lembrando a todos que ofensas nos comentários não são permitidas.
    Vamos discutir com argumentos e inteligência e não com emoções e ofensas.
    Aviso que acabei de impedir um comentário com essa característica de aparecer aqui.

    Curtir

  9. A cidade está linda com a arte espalhada em diversos bairros, realmente fico admirada pq é pura arte. Que venham mais que venham muitas. Parabéns a vcs artistas e obrigada.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: