Projeto propõe mudança no Plano Diretor Cicloviário

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei complementar que modifica o Plano Diretor Cicloviário (LC 626, de 15 de julho de 2009, alterada pela LC 710, de 18 de fevereiro de 2013). Pela proposta, do vereador João Carlos Nedel (PP), a implementação de ciclovias ou ciclofaixas sobre as vias de tráfego de veículos não poderá resultar na redução ou na eliminação das faixas destinadas ao fluxo dos mesmos e das áreas de estacionamento.

Também segundo o projeto, a implementação de ciclovias e ciclofaixas deverá ser precedida de adequação do dimensionamento dos passeios públicos existentes e da respectiva via, para garantir a acessibilidade de pedestres, a manutenção da fluidez de tráfego e de estacionamentos e o acesso aos estabelecimentos comerciais. Nedel afirma que a construção de ciclofaixas, optando-se pela redução do gabarito viário de faixas de rolamento e a supressão de vagas de estacionamento, “gera sérios conflitos entre veículos, ciclistas, pedestres e comércio, criando situações de insegurança e ineficiência”.

Como assinala o vereador, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) prevê perfil viário específico para ciclovias, aplicável a todas as hierarquias viárias, quer sejam vias arteriais, coletoras e locais. A lei, de acordo com Nedel, estabelece ainda previsão de ciclovia sobre o passeio, determinando espaços adequados para circulação de pedestres, faixa para ciclistas e vegetação. “Assim, quando as condições locais indicarem a implantação do projeto na forma de ciclofaixas sobre a via, é fundamental a readequação geométrica entre passeio e faixa, observando-se os gabaritos mínimos desejáveis previstos no PDDUA, a fim de que proporcionem resultados favoráveis para todos os segmentos da sociedade.”

Câmara Municipal



Categorias:Ciclofaixas, ciclovias, Plano Diretor Cicloviário

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23 respostas

  1. Boa medida, chega de fazer ciclovias “para inglês ver”.

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  2. No artigo da orla portuguesa comentei que nossa orla (e por extensão a cidade) é assim por que muitos portoalegrenses assim a querem, e votam em vereadores que os representam.

    Tá aí um deles, vereador há quase 20 anos.

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  3. Deve ter doído aquela ciclovia perto da casa dele.

    Basicamente não aceitar ceder espaço dos carros em lugar nenhum, que se tire dos pedestres, que já estão muito mal na foto.

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  4. Não é mais facil dizer que não é pra ter ciclovia?
    ahaahah

    Em São Paulo eles estão construindo uma na Av Paulista apenas diminuindo o canteiro central e reduzindo o tamanho das faixas, isso não altera em nada o transito, e diversas regiões de Poa poderim ganhar uma ciclovia assim.

    Sem contar que vaga de estacionamento nos dois lados das ruas é bizarro.

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  5. Será que o Nedel é patrocinado por alguma empresa automobilística? Só pode ser a explicação pra um projeto de lei tão regressista e absurdo.

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  6. Mais uma de um filhote da ditadura!
    Quer como todos que detém o poder restringir o acesso “dos de baixo” ou de bici, a cidade.
    .
    Retrato claro de alguém que anda somente entre muros e grades: do apzão, pra camara, pro shopping pro edifício estacionamento, tudo de carro.
    Nunca andou de busun.
    .
    É por essas e por outras que quanto mais pensamos que estamos avançando na conscientização não devemos nunca esquecer de reafirmar as conquistas para mantê-las, pois pode vir um arigó desses e por tudo a perder juntamente com a turma do Carroppellari.

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  7. Sério que esse animal pensou nisso? Quer dizer que não podemos mais ter ciclovias em lugar nenhum, elas terão que ser postas sobre as calçadas, em suma, contra a lei já existente que diz que o pedestre deve ter prioridade, seguida do ciclista.

    Será que ele não parou para pensar que se todo a nossa malha viária, fosse realmente planejada, não teríamos esses “conflitos” citados pelo vereador? Ainda mais se tivéssemos transporte publico de qualidade? Onde ele pretende enfiar novas ciclovias?

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  8. Não pode ser sério.

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  9. Cada vez mais eu me convenço que o Partido Progressista deveria mudar o nome para Partido Regressista.

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    • O PP está em terceiro no ranking dos partidos mais sujos, com 30 candidaturas barradas pela Lei da Ficha Limpa logo abaixo do PMDB que tem 49. Mas cabe observar que o PMDB é um partido gigantesco, ao contrário do PP. Há poucos partidos que não voto de jeito nenhum, um deles é o PP.

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  10. Tira o espaço do pedestres e aumenta o dos veículos…cobertor curto, concordo que realmente só poderia vir do Nedel…

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  11. Só podia ser coisa do Nedel mesmo. Nas próximas eleições ele vai entrar para o time do Brasinha e do Adeli que não foram eleitos. O Brasinha só está na câmara porque foi puxado.

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  12. É sério isso?
    Então as ciclovias/faixas só poderão ser criadas onde não houver alteração da largura das faixas, nem eliminação de faixa, nem de estacionamento? Ou seja, lugar nenhum, somente em vias novas… A única alternativa seria criar a ciclofaixa sobre as calçadas, que já são pequenas em Porto Alegre, reservando claro espaço para pedestres e vegetação… Só pode ser piada.

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