Os porto-alegrenses começam a fazer contagem regressiva para o início de operação dos seus BRTs, que são um sucesso em Curitiba, responsável pelo primeiro a entrar em operação há mais de 40 anos, na década de 1970.
Atualmente a cidade possui 81 quilômetros, distribuídos em seis corredores exclusivos, que transportam 700 mil passageiros por dia, através do sistema. O BRT curitibano conhecido como Expresso tem eixos integrados. O sistema é complementado por linhas alimentadoras, linhas diretas (ligeirinhos) e troncais que formam a rede integrada de transporte e cobram tarifa única, em Curitiba e 13 municípios vizinhos.
______________________
Ainda tenho dúvida se este projeto dos nossos BRTs sairão um dia… não se ouve falar nas estações, alguns lugares estão ainda com as obras de troca do pavimento paradas…. Vamos torcer pra que saiam, seria com certeza positivo.
____________________
- Para conferir todas as imagens do futuro sistema de BRT que será implantado em Porto Alegre, clique aqui.
Categorias:BRT, Meios de Transporte / Trânsito
Na região metropolitana estão com projeto para implantação dos BRS´s (tipo BRT hehehe). Mas está parado por mótivos óbvios: eleições. Se o atual governo não ganhar, a chance de não ir pra frente é grande (se ganhar também, então já não sei de mais nada).
Maiores informações:
http://www.metroplan.rs.gov.br/conteudo/1943/?Melhoria_no__transporte_coletivo
Agora, em Poa, vão empurrar com a barriga e deixar como está até alguém tomar coragem e bater de frente contra a máfia dos ônibus. Só não sei quando esse dia vai chegar.
CurtirCurtir
Gosto do corredor à esquerda. Isso reduz pela metade a quantidade de pessoas atravessando a pista.
CurtirCurtir
Não reduz não… no caso da pessoa pegar o transporte no sentido contrário, é necessário cruzar toda via, não apenas metade dela. Em termos de deslocamento sobre a avenida dá no mesmo.
CurtirCurtir
Volta e meia vejo alguém falar em máfia dos ônibus. Será que existe mesmo ou só usam isso pra justificar a incapacidade da administração dessa cidade?
CurtirCurtir
Bingo!!!! Eu trabalho na empresa que faz a contabilidade de 90% das empresas de onibus de porto alegre e algumas da região metropolitana, e realmente, não sei quem inventou essa de “máfia”, alias, ja procuraram o significado da palavra? E sim, é a incompetencia da administração, e reafirmo, se sair essa licitação, serão as mesmas empresas de hoje, a exceção, como ja falei também, é que agora terão regras a serem cumpridas, algo que hoje em dia não existe, ou seja, pode mudar, mas não esperem a oitava maravilha do mundo!
CurtirCurtir
Eu tenho visto muitos aqui falando desse tal de BRT – uns defendem outros discordam, eu por exemplo eu dou minha opnião como não concordar com tal empreendimento. Mas se todos que defendem deveriam antes de ver o histórico da cidade de Porto Alegre, 35% do centro de POA. É puro aterro, em volta da rodoviaria por exemplo eu vi ninguém contou e ouvia de alguns “funcionarios” da obra do via dulto julio de castilhos só com um aliscerse que fica do lado da estação rodoviaria foi colocado uma viga de aço por que o mesmo esta cedendo por que na fundição não tem pedra somente areão, na extenção dos corredores de onibus boa parte o solo é de areia , por isso os concretos colocados estão boa parte quebrados.
CurtirCurtir
Esse prefeitos que estão em gestão não sabem o que é viver num caos, como -porto alegre viveu na decada de 80,E nessa tiragem faltou falarem que a cidade de curitiba foi toda transformada pra receber o novo sistema de transporte. Predios históricos foram derrubados pra se alargar ruas , a metade de um bairro foi desapropriado só pra fazer os terminais e as vias para manobrar os articulados e bi-articulcados.E ele não vem me dizer a capital pode receber esse sistema que não dá certo .
CurtirCurtir
BRT, Projeto Orla, Marina Pública, Projeto Cais e metrô já entraram há muito tempo para o Anedotário da Rua da Praia e farão parte da série Lendas Urbanas.
CurtirCurtir
Oscar disse tudo o que eu penso.
CurtirCurtir
É incrível como em Porto Alegre prometem prometem prometem e nunca acabam nada…
CurtirCurtir
Nao adianta chorar, o negocio da prefeitura de poa é fazer os viadutos planejados a 50 anos atras agora e deu.
CurtirCurtir
Porto Alegre “optou” pelo pior sistema de transporte coletivo (e aqui coloco optou entre aspas, pois, de fato, nada foi feito e o sistema BRT está longe de ser verdadeiramente implantado). É poluente, barulhento, além de ocupar um espaço gigantesco. O tram (ou elétrico), o chamado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), amplamente utilizado na Europa, seria, sem dúvidas, um sistema perfeito para a característca viária de Porto Alegre: os corredores já existem, seria necessário, tão somente, a montagem da rede elétrica. Mescla a eficiência do Metrô com a facilidade de execução, por exemplo, do BRT, além de ser muito mais confortável e bonito!
CurtirCurtir
Não é necessário repetir o comentário. Sempre que a pessoa comenta pela primeira vez no Blog, o comentário fica retido para moderação. Nas próximas vezes, o teu comentário vai entrar direto.
CurtirCurtir
Eu ia falar dos portais mas já falaram tudo lá em cima.
O que tenho para adicionar é que acho que não vai sair nada. Já estão divulgado em sites nacionais (tipo mobilize, etc) que POA tem BRT. O BRT de POA é isso aí, pista de concreto (algumas acabando no nada) e eventualmente teremos ônibus maiores. E só.
CurtirCurtir
Bingo!!!! Descreveu o que será o tal BRT aqui na cidade!
CurtirCurtir
Eu também acho que vai ficar por isso mesmo!!!!! Quer porcaria..
CurtirCurtir
Alguém sabe onde vai ser o terminal do centro ? Como os onibus BRT vindo do terminal da Azenha vão parar no centro ?
A uns 2 anos atras, numa palestra do metro no IAB, o técnico da prefeitura simplesmente falou que o terminal vai ficar no canteiro central da Salgado Filho (obviamente irão retirar as árvores de lá.
Alguém sabe mais ?
CurtirCurtir
Leandro, não vão ser retiradas as árvores não. Os terminais serão em módulos, entre as árvores. Vou procurar as imagens e postarei.
O Blog ja falou sobre isso muitas vezes, inclusive com imagens.
CurtirCurtir
Não me lembro das imagens, mas gostei da ideia. Inclusive, se houver uma boa iluminação de baixo para cima nas árvores acima dos terminais ficaria incrível.
CurtirCurtir
Tem razão Pablo. Não achei as imagens. Acho que li e imaginei. Mas é exatamente isso que falei. Serão módulos semelhantes as estações nos corredores, por entre as árvores da Salgado. Vai ficar bacana, pelo menos espero.
CurtirCurtir
Tinham que tirar aquelas árvores mesmo. Aquela arborização está inadequada por diversos motivos. Fica um registro da avenida apenas com as árvores laterais, o mais recomendado: https://c2.staticflickr.com/6/5522/11013265496_f2400bd8ee_z.jpg
CurtirCurtir
O que é essa rua? Porto Alegre já foi muito melhor…
CurtirCurtir
Tem gente que acredita no BRT aqui em Porto Alegre, só quem acredita é o prefeito e olhe lá. Metro só sai la em 2000 e cassetada, licitação dos ônibus, caso não haja pedido de impugnação, tbém vai ficar pronta la por 2000 e alguma coisa, e os BRT, bem, não esperem pra tão cedo, e agora essa de contagem regressiva? Eheheheh, ok né?
CurtirCurtir
Pena que a contagem regressiva reseta toda vez que chega no 0
CurtirCurtir
Já tem o edital para as paradas / estações ?
CurtirCurtir
http://www.twitter.com/igorpovoaa/status/511165195788750848/photo/1
CurtirCurtir
O José garante que é culpa da oposição! Hahahaha
CurtirCurtir
Relembrar é viver: há 10 anos atrás Fogaça se elegia com a promessa de implantar o Portais da Cidade. Um estado competente planeja, licita e constrói uma linha de metrô em 10 anos. Nós não conseguimos comprar meia dúzia de bi-articulados e estabelecer 5 linhas expressas.
CurtirCurtir
E o Terminal Tiângulo estava sendo concluído. O Terminal seria um grande terminal de transbordo que resolveria os engarrafamentos nos corredores da Assis Brasil e Farrapos.
CurtirCurtir
Portais da Cidade foi o único projeto que essa cidade teve. Infelizmente foi boicotado por alguns e não pôde ser concluído.
CurtirCurtir
Boicote de quem? Com que força? Não foi feito por incompetência, inclusive de contornar obstáculos.
CurtirCurtir
O primeiro boicote foi do próprio Fogaça que se recusou a usar o Terminal Triângulo como Portal, mesmo o terminal estando pronto, inaugurado e possuindo toda a infraestrutura necessária para o transbordo.
CurtirCurtir
José Fortunatti está fazendo o mesmo boicote com o BRT da Sertório. A Sertório já tem toda a estrutura para ser um BRT e o sistema BRT que já poderia estar sendo testado desde que o Fortunatti assumiu a 4 anos atrás.
CurtirCurtir
O partido de oposição na época apresentou uma representação e com isso o projeto não foi adiante. Engraçado que são os mesmos que reclamam do transporte público atual.
CurtirCurtir
A/C Máfia Bovinense : https://twitter.com/igorpovoaa/status/511165195788750848/photo/1
CurtirCurtir