Avenidas Praia Belas e Borges de Medeiros formarão binário

Obra ampliará capacidade das vias e aumentará a segurança dos pedestres   Foto: Divulgação/PMPA

Obra ampliará capacidade das vias e aumentará a segurança dos pedestres   Foto: Divulgação/PMPA

Com o objetivo de ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implantará um binário nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, entre os viadutos dos Açorianos e Dom Pedro II (sobre a av. José de Alencar). Além de ampliar a capacidade das vias e dos cruzamentos, o projeto pretende aumentar a segurança das travessias de pedestre,  reduzir os conflitos no trânsito e já preparar as vias para o sistema BRT da Zona Norte. A previsão da EPTC é de que as obras iniciem em 15 dias e encerrem até o final do ano. Não estão previstos bloqueios totais durante os trabalhos.

A expectativa é de que mais de 15 mil veículos, que circulam somente nos cruzamentos e durante os horários de pico, sejam beneficiados com a qualificação. A região já vem recebendo ações de engenharia viária por parte da prefeitura, como a implantação de novas estações de ônibus ao longo da Padre Cacique e conclusão do viaduto Abdias Nascimento. A implantação do binário, assim como outras medidas nas imediações, como qualificação de praças e parques, é uma contrapartida do Praia de Belas Shopping devido à ampliação do seu empreendimento.

Como fica o trânsito – Um binário consiste em duas vias paralelas com sentidos únicos e opostos. Com isso, o tráfego da av. Borges de Medeiros terá sentido único a partir do Viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique (centro-bairro). Na av. Praia de Belas o fluxo será no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido.

O projeto viário foi elaborado pela EPTC e prevê 17 novas faixas de segurança com semáforos. Atualmente, são sete pontos de travessia seguras. Novas paradas de ônibus também serão instaladas, com bancos e lixeiras. No futuro, elas serão adaptadas o sistema BRT da Zona Sul.

“As avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros são vias de intenso fluxo, utilizadas como caminho para a área central ou zona Sul, e com essas medidas esperamos qualificar a circulação para pedestres, transporte público e veículos particulares”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

220 novas árvores – Para viabilizar as obras do binário entre as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) autorizou a remoção de 74 árvores exóticas localizadas ao longo dos 4,3 quilômetros do traçado que será modificado, mas especialmente nas praças Estado de Santa Catarina e Rotary.

Também para realizar as modificações nas vias, a Smam recomendou o transplante de 14 jerivás (palmeiras típicas do Rio Grande do Sul). Eles estão sendo retirados com raiz e torrão de terra e estão sendo replantados junto ao Viaduto Dom Pedro II. No novo local foram feitas covas para as árvores que serão escoradas até adquirirem firmeza no solo.

A secretária Ana Pellini, coordenadora do Escritório Geral de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA), explica que as remoções serão compensadas com o plantio de 220 mudas de árvores nativas do Rio Grande do Sul, até meados de dezembro, nos bairros Praia de Belas e Menino Deus. O plantio, assim como os transplantes, serão monitorados tecnicamente por mais um ano pela empresa que está realizando as obras, a fim de garantir a sobrevivência.

Prefeitura de Porto Alegre 

_________________

Vídeo: árvores são transplantadas na avenida Praia de Belas

A Secretaria do Meio Ambiente autorizou o transplante de 14 jerivás para a realização da obra do binário entre as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros. Outros 74 exemplares de árvores exóticas, não nativas da região, serão retirados – com a contrapartida de replantar 220 mudas.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , ,

45 respostas

  1. Jerivás de novo? E olha como estão plantando a esmo sem nenhum pre PLANEJAMENTO PAISAGISTICO: da-lhe plantar aqui e ali sem pensar no todo!

    Curtir

  2. Em Porto Alegre tudo o que se faz se não cortarem árvores não é bom….que porcaria, tudo para os automóveis…..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: