Avenidas Praia Belas e Borges de Medeiros formarão binário

Obra ampliará capacidade das vias e aumentará a segurança dos pedestres   Foto: Divulgação/PMPA

Obra ampliará capacidade das vias e aumentará a segurança dos pedestres   Foto: Divulgação/PMPA

Com o objetivo de ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implantará um binário nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, entre os viadutos dos Açorianos e Dom Pedro II (sobre a av. José de Alencar). Além de ampliar a capacidade das vias e dos cruzamentos, o projeto pretende aumentar a segurança das travessias de pedestre,  reduzir os conflitos no trânsito e já preparar as vias para o sistema BRT da Zona Norte. A previsão da EPTC é de que as obras iniciem em 15 dias e encerrem até o final do ano. Não estão previstos bloqueios totais durante os trabalhos.

A expectativa é de que mais de 15 mil veículos, que circulam somente nos cruzamentos e durante os horários de pico, sejam beneficiados com a qualificação. A região já vem recebendo ações de engenharia viária por parte da prefeitura, como a implantação de novas estações de ônibus ao longo da Padre Cacique e conclusão do viaduto Abdias Nascimento. A implantação do binário, assim como outras medidas nas imediações, como qualificação de praças e parques, é uma contrapartida do Praia de Belas Shopping devido à ampliação do seu empreendimento.

Como fica o trânsito – Um binário consiste em duas vias paralelas com sentidos únicos e opostos. Com isso, o tráfego da av. Borges de Medeiros terá sentido único a partir do Viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique (centro-bairro). Na av. Praia de Belas o fluxo será no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido.

O projeto viário foi elaborado pela EPTC e prevê 17 novas faixas de segurança com semáforos. Atualmente, são sete pontos de travessia seguras. Novas paradas de ônibus também serão instaladas, com bancos e lixeiras. No futuro, elas serão adaptadas o sistema BRT da Zona Sul.

“As avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros são vias de intenso fluxo, utilizadas como caminho para a área central ou zona Sul, e com essas medidas esperamos qualificar a circulação para pedestres, transporte público e veículos particulares”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

220 novas árvores – Para viabilizar as obras do binário entre as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) autorizou a remoção de 74 árvores exóticas localizadas ao longo dos 4,3 quilômetros do traçado que será modificado, mas especialmente nas praças Estado de Santa Catarina e Rotary.

Também para realizar as modificações nas vias, a Smam recomendou o transplante de 14 jerivás (palmeiras típicas do Rio Grande do Sul). Eles estão sendo retirados com raiz e torrão de terra e estão sendo replantados junto ao Viaduto Dom Pedro II. No novo local foram feitas covas para as árvores que serão escoradas até adquirirem firmeza no solo.

A secretária Ana Pellini, coordenadora do Escritório Geral de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA), explica que as remoções serão compensadas com o plantio de 220 mudas de árvores nativas do Rio Grande do Sul, até meados de dezembro, nos bairros Praia de Belas e Menino Deus. O plantio, assim como os transplantes, serão monitorados tecnicamente por mais um ano pela empresa que está realizando as obras, a fim de garantir a sobrevivência.

Prefeitura de Porto Alegre 

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Vídeo: árvores são transplantadas na avenida Praia de Belas

A Secretaria do Meio Ambiente autorizou o transplante de 14 jerivás para a realização da obra do binário entre as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros. Outros 74 exemplares de árvores exóticas, não nativas da região, serão retirados – com a contrapartida de replantar 220 mudas.



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45 respostas

  1. Eu só acho estranho terem inventado isso agora que a Edvaldo foi toda feita passando de duas faixas de rolamento para 6 e levando aos mesmos pontos que a borges..

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  2. Tive que rir aqui… replantar jerivás? Vão cortar árvores (que fazem sombra) e plantar mudas (que demoram anos para crescer). Nunca vão aprender.

    Espero que não tirem o canteiro central da Borges, embora não faz muito sentido ter uma avenida de mão-única com canteiro central.

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    • Aqui em Curitiba, a maioria das grandes avenidas são binários e permanece o canteiro central. Deixa o trânsito um pouco mais ágil.

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      • Por que um pouco mais ágil? Dependendo do tamanho do canteiro, dá pra fazer mais uma faixa, aumentando a capacidade da via. Apenas perguntando… talvez haja uma explicação para sua colocação de que deixa o trânsito mais ágil. Apenas curiosidade.

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      • O binário deixa o trânsito mais ágil, não o canteiro. O canteiro da Borges não é largo o suficiente para colocar mais uma faixa, sem falar que a avenida ficaria mais feia sem a faixa “verdinha” no meio dela e teria problema com o corte de árvores.

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      • Luis, as pistas ali são estreitas, e o canteiro também. Não acredito que daria pra fazer mais uma pista.

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  3. Uma ideia muito mais racional seria manter a Borges exatamente como está, e transformar apenas a Av. Praia de Belas.

    No trecho Sul (até a Ipiranga), poderia se converter a atual pista Centro-Bairro em um corredor de ônibus bidirecional, com espaço suficiente até para ultrapassagens, permitindo ônibus expressos; a pista Bairro-Centro seria transformada em uma avenida calma com uma pista pra cada lado, margeada por ciclofaixas em cada lado.

    No trecho norte, a via seria exclusiva para ônibus e bicicletas, com carros circulando somente para acesso local.

    A capacidade total do sistema seria MAIOR, uma vez que ônibus estariam segregados e mais rápidos – além de obstruírem menos o movimento dos carros. Isso tudo sem expandir um centímetro quadrado de asfalto, nem tampouco destruir a vivacidade e tranquilidade da avenida que está colada no bairro.

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    • Seria perfeito, mas daí a obra não atende certos “grupos de interesse”… tem que ter asfalto novo.

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  4. Eis o CLÁSSICO do contraditório do Desafortunati e do Carropelari:
    “Aumentar? a segurança da travessia dos pedestres e a expectativa é de que mais de 15 mil veículos, que circulam somente nos cruzamentos e durante os horários de pico, sejam beneficiados com a qualificação.”

    Aí me pergunto, aumenta-se a segurança dos pedestres fazendo os mesmos esperarem 2 minutos para atravessar em sinaleiras que fecham por somente 10 segundos?

    E outra, mais uma, ou duas freeway perto da orla de Porto Triste: mais vias com 6 pistas? mais velocidade, mais sinaleira, mais preferência aos veículos…

    E essa obra se enquadraria nas que necessariamente deverão ter ciclovia junto, por tratar-se de uma, ou duas remodelações de avenidas?!

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  5. Mais uma vez, prefeitura reduzindo áreas verdes pra privilegiar os carros. E no vídeo a mulher falando como se trocar 74 árvores maduras por 200 mudinhas fosse uma coisa boa.

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    • O que mais me incomoda no vídeo é o velho racismo vegetal – são exóticas então toca serra!

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      • Racismo vegetal? Defina por favor.

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      • Primeiro a definição que só se planta árvores nativas nas ruas da cidade hoje.

        Segundo (e mais importante) que quando uma árvore não é nativa, usa-se isso como justificativa para cortá-la, como se não sendo nativa é o mesmo que capim.

        Não que eu ache que nenhuma árvore deve ser cortada, estou criticando só o tratamento diferenciado.

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      • Racismo Vegetal

        Sim, ele existe, ou você acha que não há racismo no Reino Plantae? Velhos pinheiros se acham superiores a pequenas laranjeiras, que por sua vez se consideram melhores que simples arbustos, que olham para a grama com um ar de desdém, que vê as ervas daninhas como a escória da sociedade, que fecha o ciclo menosprezando o velho pinheiro, por ele ser velho.

        (Desciclopedia)

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      • hahaha Adoro a desciclopedia, esse aí dava um bom artigo. Mas aqui tô falando sério 🙂

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  6. 1- Espero que não retirem o canteiro, acho que essa parte da Borges vai ficar estranha sem ele, mesmo não sendo la uma obra de arte com flores.

    2- Acho que vai diminuir os riscos dos pedestres por não ter o risco de sair correndo num lado da via, mas não prestar a atenção ao chegar no outro. Porém, são mais faixas para atravessar. Ao menos teremos mais faixas para pedestres.

    3- Uau, transplante de árvores, nunca pensei ver isso numa obra da prefeitura.

    4- Será que uma via com mudanças no sentido do transito pelo horário não seria mais funcional?

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    • Essa numero 4 acho inviavel Guilherme por alguns motivos :

      1 Quem nao sabe dos horarios pode se confundir e causar acidentes (poa é capital tem visitantes)

      2 Teria que ter sinalização espelhada

      3 Teria que ter plano especial semafórico para o horario de inversao

      4 Toda inversao precisa de batedores na “hora H” pra limpar o sentido que ficara na contramao do sentido novo… (Imagine isso todos dias as 17h por exemplo)

      5 O binário nao via fazer o transito fluir só por que ter amais pistas para cada sentido fluirá mais por que terá menos estágios semafóricos conflitantes gerando ciclos mais curtos.

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      • Niemeyer no Rio desmente a tese .

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      • Pois é, acho queo maior ganho é nos cruzamentos. Pensa no cruzamento da Borges com a Ipiranga, aquilo é ridículo hoje.

        Sobre inversões, sei que fazem em Santiago do Chile por exemplo. Mas não sei como é a operação.

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      • Bom, não sei, tem varias cidades que fazem isso.
        Como o Felipe X disse, em Santiago tem, dirigi por la, apesar de me atrapalhar um pouco, a sinalização explicava bem do que se tratava, no final não tive tantos problemas.

        Acho que isso pode ser automatizado,se em tantas cidades fazem isso sem tantos problemas, por que não funcionaria aqui?

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    • Acho que vai melhorar para os pedestres por que não devemos mais ter dois tempos para cruzar toda a avenida, parando no brete do canteiro. Ao menos espero.

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  7. Tenho Minhas duvidas sobre o trecho da praia de belas entre a Ipiranga e a aureliano que tem 4 faixas de rolamento e depois entre aureliano e borges que tem só 3.

    De inicio eu achava essa obra uma aberração mas aparentemente se bem executada abre espáço para BOAS mudanças como corredor de onibus na borges e ciclovia na borges ligando a da AV ipiranga a da loureiro da silva.

    ver pra crer

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    • Pois entao… Qdo eu falo parece que to inventando moda…

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    • Comentamos acima, teria que desapropriar dois terrenos e tirar pedaço das praças mas teria como alargar.

      Não divulgaram intenções desse coredor ou ciclovia, mas seria ótimo. Mas não vejo o binário como pré-requisito para o corredor…

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  8. Bem, já disse várias vezes que não sou fã de binários mas ao menos o replantio das árvores dessa vez é na região (ao contrário de outros casos como a praça do aeromóvel).

    Sobre a segurança dos pedestres, tomara! Veremos.

    Também fiquei ressabiado sobre a praça. Mas e aquele trecho estreito da Praia de Belas? Não vai virar o gargalo agora?

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    • O único jeito que vejo de não virar gargalo aquele trecho estreito da Praia de Belas é criar mais uma pista sobre um pedaço da praça em frente ao Pão dos Pobres.
      Detalhe: a praça ACABOU de ser reformada.

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      • Exatamente, pelo google maps parece que teriam que fazer isso e desapropriar umas pequenas áreas de dois prédios (ou deixar a rua bem dizer sem calçada).

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  9. Putz, acabou com o meu acesso alternativo a Cidade Baixa quando a Lima e Silva está congestionada (todos os dias de balada). Normalmente entro pela Borges e depois pego o acesso a Praia de Belas. Agora não sei mais o que fazer 😦

    Quando é que a prefeitura vai proibir o estacionamento nos gargalos da Lima e Silva?? Quase todas as noites tranca tudo lá!

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    • Eu ia propor fechar a lima e silva para os pedestres como foi durante a copa, foi um sucesso. Poderia ser feito um grande calçadão com quiosques, bancos e banheiros públicos!

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      • Acho que está caindo de maduro fazer isso nela ou na João Alfredo e então fazer a ciclovia ali.

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      • Na João Alfredo podiam fazer mesmo, ela tem menos movimento que a Lima e aqueles carros estacionados tiram toda a visão e segurança de quem ingressa na rua por causa das curvas. Até tem placas de proibido estacionar mas ninguém nunca respeita.

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      • Os moradores iriam a loucura com essa proposta…

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  10. Não entendi porque a implantação do binário exigiu a retirada das árvores das praças. Será que pretendem alargar as avenidas? Espero que não. Também não gostei dos jerivás no viaduto, pelos motivos já citados no blog dezenas de vezes.

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    • Também não entendi muito bem, mas acho que eles vão fazer a intersecção das duas avenidas pela praça. Ou seja, acabou a praça. Isso é a única coisa que justificaria a retirada de tantas árvores.

      Tanto que a Barbedo será fechada neste trecho.

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      • Por esse motivo, acho eu, que justamente as praças onde tem varios moradores de rua e está sempre as escuras, pode ser limada, pelo menos é o que eu consigo imaginar vendo o mapa de como vai ficar esse binario.

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      • A proposta de POA para resolver o problema dos moradores de rua: acabar com os espaços públicos. 😛

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      • Acho que é isso mesmo. Até não seria tão ruim (mas continuaria ruim) se tirassem um pedaço da praça mas acrescentassem o pedaço da Barbedo que será fechado, mas tenho quase certeza que vão fazer como sempre: fechar as entradas pra carro com placas de concreto e deixar por isso.

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    • Deve ser pq vao fazer o desvio naquela praca ao lado do viaduto, pra quem desce dele ir pra praia de belas…

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