Em um ano, reforma do Salgado Filho atingiu 2,34%, revela Infraero

Entrega das obras de ampliação do terminal de passageiros fica para 2016

Situação no final de agosto. Foto: Gilberto Simon

Situação no final de agosto. Foto: Gilberto Simon

A Infraero revelou nesta segunda-feira que, em um ano, só foram realizados 2,34% da ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Um Termo Aditivo no contrato permitiu a entrada da Construtora Damiani Ltda. no processo, no papel de interventora. Mesmo que não altere os valores do contrato, que permanecem de R$ 181,1 milhões, o aditivo posterga para novembro de 2016 o prazo de execução da obra, cujo término era previsto, de início, para janeiro do mesmo ano. Esse prazo já havia sido transferido, para maio, e agora se estende em mais seis meses.

Em julho, a Infraero confirmou ter multado a empresa Espaço Aberto, responsável pela obra, em R$ 161,7 mil, ainda em fevereiro, por atraso no cronograma. Esse valor já foi retido do pagamento do consórcio. Na época, o engenheiro José Bonatto justificou que a punição se deveu ao que ocorreu no início da obra, em 2013. A greve dos trabalhadores no canteiro de obras também complicou a situação, na metade do ano.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

17 respostas

  1. O que mais me deixa INDIGNADO é que a construtora não irá pagar multa nenhuma, e logo estará fazendo obras em outros lugares. Quem paga multa neste país são apenas os motoristas… empresas eu desconheço.

    1) Vejam os casos das petroleiras, que são condenadas a pagar multas bilionárias por causa dos vazamentos no mar (não pagam – o último caso inclusive, veio o presidente da petroleira lá dos EUA. Quando questionado se iria pagar a multa, não respondeu. E não pagou).

    2) As construtoras atrasam a entrega das obras, não pagam as multas previstas em contrato e ainda metem aditivo no governo (longe de mim defender qualquer governo, pra mim estes atrasos são todos propositais, são todos amigos).

    3) Ah, e claro, os sindicatos, condenados a pagar multa por greves totalmente fora da constituição. Nunca vi 1 sindicato pagar qualquer multa. Resultado, mais greves no próximo ano sem seguir o que diz a Constituição ou o que determina a Justiça (x% da frota de ônibus nas ruas, por exemplo).

    Experimentem colocar 1 dono de construtora na cadeia pra ver se a coisa não muda. Mas é claro… o dono da construtora é amigo do político, que é ligado ao presidente de um tribunal, que é chefe do juiz que vai avaliar o caso. Não é só no Brasil, é verdade, mas aqui é demais!

    E começa pela população mesmo (me tiro dessa, com orgulho). Adoram dizer que político é corrupto (e são), mas quando se trata de meter um aditivo indevido em um cliente para ganhar uma grana a mais, aí tá tudo bem! É uma lógica estranha… “No governo é corrupção, na minha empresa é aditivo”.

    Curtir

  2. Será que fica pronta até a (próxima) Copa no Brasil?

    Curtir

  3. Adriano; a falácia da educação como salvadora é recorrente. Quem irá nos educar? Os nossos professores, cada vez menos capacitados? Nossos políticos corruptos e predadores sociais? Nosso povo, chulo e desaculturado? De onde surgirá esse ET, capaz de transformar a natureza do povo brasileiro em uma nação de japoneses? Vira e mexe, utilizam a palavra “educação” como fórmula infalível. Além do mais, a história da humanidade nos mostra que sem leis severas e punições drásticas, não há ordem. As pessoas só respeitam pelo medo, pela opressão, pelo receio da mão pesada da lei. Se não tem multa, cadeia, dor física e psicológica..não há motivos para temer o estado. As pessoas vão matar, roubar, trapacear e corromper. Educação não ordena sociedade alguma. Apenas torna os cretinos, mais cultos. Ah…eu sei, a educação de que vocês falam vai além de dar conhecimento? Ah é mesmo? Então explique exatamente qual o mecanismo educativo que seria capaz de tornar um brasileiro, um cidadão civilizado de primeiro mundo. Explique essa estratégia milagrosa em detalhes….e não esqueça de explicar também, quem seriam nossos educadores.

    Curtir

  4. Haha “novo” Brasil: obras de 5 anos… em 50.

    Curtir

  5. #CongratulationsInfraZero

    Curtir

  6. Realmente é muito lamentável o que está acontecendo na questão do aeroporto, obras em total atraso e a ampliação da pista obra importante para todo o estado do RS, até o momento, tudo parado e não se fala nada no assunto. O setor de cargas aéreas depende muito desta decisão de execução das obras de ampliação da pista do S. Filho para incrementar as exportações aos demais países. Acorda Infraero.

    Curtir

  7. Neste ritmo em 50 anos eles terminam a obra.

    Curtir

  8. E divulgam isso com orgulho?

    Que nem divulgasse então, é falta de vergonha na cara divulgar numeros assim.
    hahaha

    Curtir

  9. Prestem atenção, amigos. O problema não é da construtora e muito menos do Governo. O problema está em nós. Isso mesmo! Em nós mesmos, o povo. A origem de toda essa corrupção deslavada, desorganização e caos administrativo que respinga em todos os segmentos sociais, está no modus operandi dos cidadãos, que ao cabo, fornecem e elegem os seus representantes. Tenho certeza que muitos dos leitores irão se espantar com o meu comentário, mas não deveriam. Enquanto nós formos assim, não haverá país civilizado, ao menos nos moldes das nações desenvolvidas. Ok…agora resta-me dizer como podemos sair disso; a resposta é curta e grossa! não podemos > por que não queremos < . Nós queremos é ficar como estamos, na nossa zona de conforto, em nosso status quo ético. Criamos uma democracia de araque, que apenas afirma a nossa falta de moralidade. Gostem ou não, só há um modo de quebrar tal ciclo histórico; um golpe, um corte cartesiano, abrupto, de cima pra baixo, extra-democrático. Isso mesmo. Não será jamais pelas vias "ditas" democráticas que o país mudará, (inclusive podendo mudar pra pior, dependendo de quem tome o poder). Notem que todos os candidatos já se entregaram para os "bolsas". Assistencialismo para angariar currais eleitorais. Não precisamos ser gênios para sabermos os caminhos que o país escolheu, os rumos que o povo optou. Um povo que se submete a tudo o que está passando, é um povo que em seu imo, gosta e aceita o que está aí….caso contrário, revoltaria-se contra a conjuntura. Portanto é natural que as coisas continuem exatamente como estão. Kant muito bem asseverou sobre isso no seu livro A Crítica da Faculdade do Juízo. As conformidades a fins. Saí um tanto do foco do post, mas achei necessárias essas observações, para uma tomada de consciência de nós mesmos, partícipes do processo. Hoje somos um país cada vez menos competitivo, recheado de mendicância, bandidagem, drogadição e afins. Criminosos e quadrilheiros de todo tipo já estão tomando as cadeiras do Congresso e elegendo representantes em todas as esferas legislativas.

    Curtir

    • Ahhh entendi… A solução é um golpe então… Fantástico! Só esperemos que o grupo que dará esse golpe tenha apenas boas intenções…

      E pensar que tem gente por aí que acha que a solução é exigir educação de qualidade para que daqui a algumas gerações as pessoas possam votar direito…

      Curtir

      • A única forma de quebrar o que aí está é um golpe de Estado. Evidentemente, há 3 tipos de probabilidades nesse caso: o golpista pode ser:
        1) Tão ruim quanto;
        2) Pior do que está;
        3) Melhor do que está;
        Mas uma coisa já me contenta, mesmo que o golpista seja ruim: Toda essa cambada de corruptos que se locupleta do erário hoje em dia, vai pro olho da rua. Só o fato de trocarmos de cretinos, já me é um alento…autofágico é verdade, mas é um consolo.
        O outro aspecto positivo de uma ditadura em relação à nossa democracia de mentirinha, é que muito menos gente sorveria o maná, o mel, o néctar do poder. Prefiro que todo o dinheiro que se desvia hoje (dividido entre dezenas de milhares de corruptos), fique nas mãos de meia dúzia de pessoas. Sabem por que? Porque eu estou de saco cheio de ver tanta gente metendo a mão na minha grana. Se é para que eu me dane, então quero que todos eles danem-se comigo. Hoje em dia há muita gente servindo-se dos meus impostos.
        Um regime autoritário depende do caráter do seu ditador. Uma democracia depende do caráter do povo….e o nosso, já provou que não tem um pingo.

        Curtir

    • Minha dica: parar de tomar o que filósofos de 200 anos atrás disseram como verdade, e ao contrário usar o que disseram criticamente para analisar o contexto atual partir de valores e bases atuais, construindo novos conceitos.

      Curtir

      • Bem..verdades absolutas são ilusões do intelecto, porém simplificações necessárias ao entendimento. Tudo o que podemos fazer é formular assertivas mediante interpretação do que observamos. Usamos a linguagem, com toda a sua limitação, para expressarmos e construirmos modelos de pensamento.

        Curtir

      • Vou desconsiderar as tergiversações.

        A unica mundança viável quando botamos nossas vidas em jogo é uma que tenha garantidamente um resultado final melhor do que o inicial. Por isso um “golpe” ou “revolução” não se aplicam. Nessas “aventuras”, o resultado final pode ser uma ditadura, um estado comunista, algo muito mais desastroso que a situação atual.

        A solução coerente e madura é educar a população. Com uma população educada e culta todos os nosso problemas se resolveriam. Sem isso nada adianta, apenas se contássemos com a sorte de uma ditadura benevolente (isto é, feita apenas por boas intenções).

        Vai demorar pra educar a população. Vai demorar algumas gerações. Mas não tem saida.

        Curtir

  10. Algum render, skecth, maquete, protótipo, croqui, mockup ou seja lá o que for de como vai ficar por dentro?

    Curtir

  11. Aja incompetência …..e o povo e que paga….como foram deixar uma Construtora tao incompetente…..fazer uma obra desta importância…certamente algo…..correu por fora….e brincadeira….

    Curtir

  12. Opa! Mais uns 42 anos e fica pronto!

    Acho que antes do metrô!

    =/

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: